Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Délcia Sofiatti
Imagem da irmã

Délcia Sofiatti

Estrela de nascimento 24/03/1930
Cruz de falecimento 23/01/2026

     PROVÍNCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

NÚCLEO SAGRADA FAMÍLIA

 

IRMÃ DÉLCIA SOFIATTI

      (Izolina Rosa Sofiatti)

 

                                    * 24/03/1930

                                   + 23/01/2026

         

“Tudo posso Naquele que me conforta!”

 

Irmã Délcia Sofiatti nasceu em Paim Filho, Rio Grande do Sul, no dia 24 de março de 1930. Era filha de Luiz Sofiatti e de Luiza Sofiatti. Seus Pais, de profundas convicções religiosas, levaram a filha Izolina Rosa à Pia Batismal, aos 04 dias do mês de maio de 1930, na Igreja São João Batista, em Paim Filho. Foi Crismada, em 03 de março de 1933, na Igreja Nossa Senhora do Caravaggio, da mesma cidade. Seus Pais tiveram 11 filhos. Ir. Délcia seguiu a Vida Religiosa Consagrada na Congregação das Irmãs de São José.

           Desde pequena recebeu da família uma excelente educação humana e cristã. Foi no seio desta família que ouviu o chamado do Senhor para servi-Lo nos irmãos e irmãs. Manifestando este desejo a seus pais, recebeu total apoio. Aos poucos, confiando seu desejo ao Senhor, o chamado foi tomando espaço e amadurecendo no coração de Izolina Rosa, que a levou a dar o primeiro passo para a sua concretização.

           Em 1948, seus Pais, acolhendo o desejo da filha, a levaram para o Convento São José, da Congregação das Irmãs de São José, na cidade de Garibaldi/RS, onde iniciou sua formação à Vida Religiosa.

Em 18 de fevereiro de 1948, foi admitida ao Postulado, primeira etapa de formação; em 13 de outubro do mesmo ano, iniciou o Noviciado, no Convento São José, em Garibaldi, e, desejando dar continuidade ao chamado, fez a Profissão Temporária, em 17 de outubro de 1950. Após cinco anos de experiência de vida consagrada, com muita alegria, expressou o desejo de fazer sua Consagração Definitiva, o qual se concretizou no dia 17 de outubro de 1956.

           Concluídos seus estudos fundamentais, Irmã Délcia aprimorou seus dons frequentando a Escola Familiar e de Corte e Costura, em Porto Alegre, participando dos encontros de Formação Permanente e Retiros Espirituais. Exerceu sua missão, com muita dedicação, no serviço de Cozinheira nas Comunidades: Ginásio Cristo Rei, de Marcelino Ramos; em Rio Grande, na Casa da Criança Sagrado Coração de Jesus; em Porto Alegre, no Educandário São João Batista, do Ipanema; na Comunidade São Luiz, na Comunidade Sévigné e na Comunidade da Casa Provincial, à Rua Marechal Floriano Peixoto; em Veranópolis, na Comunidade São José, e, novamente, em Porto Alegre, na Comunidade Nazaré.

           No exercício de sua missão, Irmã Délcia caracterizou-se pela simplicidade, disponibilidade e tranquilidade. Pessoa silenciosa, respeitosa, justa, tolerante, colocava sempre acima de tudo a “pessoa”, sentindo desconforto quando isto não acontecia. Era de poucas palavras, mas quando falava tinha expressões sábias, muito acertadas.

           Excelente cozinheira, soube enfrentar, com tranquilidade, as dificuldades financeiras da época em que começou este serviço. Em todas as Comunidades onde exerceu esta tarefa, foi apreciada pelas refeições e lanches preparados com muito carinho e sabor. Gostava de agradar e causar muitas surpresas. Era previdente em seu trabalho.

           Como costureira, muito caprichosa, sempre atendia com agrado e disponibilidade, atenta aos detalhes, fazendo bem feito o que lhe era solicitado.

           Irmã Délcia era uma pessoa de muita oração. Procurava outros ambientes, fora da comunidade, para um dia de oração-retiro mais prolongado. Tinha especial devoção à Eucaristia; sentia-se por ela atraída, permanecendo longamente, diante do Tabernáculo.

           Gostava de ler, interessava-se por toda a correspondência que chegava à Comunidade. Tinha grande amor à Congregação. Viveu intensamente o carisma da Irmã de São José: “Unidade a serviço da vida.”

           Dedicava um carinho especial aos Familiares, fazendo por eles o que estava ao seu alcance. Sempre que o tempo lhe permitia visitava doentes e idosos. Por onde passou, Ir. Délcia deixou marcas de amor, solicitude e incansável dedicação.

           Em agosto de 2014, necessitando de maiores cuidados, foi transferida para a Comunidade São José, em Porto Alegre. Mesmo com a saúde já bastante debilitada, ocupava seu tempo com alguma atividade. Após alguns anos, solicitou para viver, até que Deus viesse buscá-la, na Comunidade Nazaré, onde se dedicou mais à oração e ao silêncio e, ali, recebeu o carinho e os cuidados das Irmãs e da equipe de enfermeiras e atendentes.

           No dia 23 de janeiro de 2026, às 2 horas, com 96 anos de idade e 76 anos de Vida Religiosa Consagrada na Congregação das Irmãs de São José, assistida pelas Irmãs e colaboradoras na enfermagem, deixando saudades, o Senhor chamou nossa querida Irmã Délcia para a morada que lhe estava reservada. Irmã Délcia, após Missa de corpo presente, será sepultada no Jazigo da Província, no Cemitério São José, em Porto Alegre, RS.

 

Irmã Délcia,

Viveste a tua consagração na alegria do servir

com generosa disponibilidade. Teu testemunho permanece conosco e

nos estimula a viver sempre com alegria e total doação.

Roga ao Pai por nós, tuas Irmãs, teus familiares, amigos e amigas,

atendentes da saúde, para que saibamos fazer de nossa vida uma permanente

oferta de amor aos irmãos e irmãs, na simplicidade e na ternura,

e uma resposta de amor a Jesus Cristo que sempre nos amou.

Descansa na paz do Senhor!

                       

 

                                                                                  Porto Alegre, 23 de janeiro de 2026.