Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Beatriz Maria Rossi
Imagem da irmã

Beatriz Maria Rossi

Estrela de nascimento 24/06/1937
Cruz de falecimento 12/04/2023

Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry

no Brasil - Núcleo “Caminho Novo”

 

IRMÃ BEATRIZ MARIA ROSSI

                                   * 24/06/1937

                                   + 12.04.1023

 

“E bom viver quando a gente se quer bem!”

Irmã Beatriz Maria Rossi, nessa frase, expressa o quanto apreciava a convivência fraterna, respeitosa e verdadeira. Filha de João Rossi e Rosa Pan Rossi, nasceu em Flores da Cunha em 24 de junho de 1937. Eram oito irmãos. Teve uma infância livre, em contato com a natureza. A família prezava os valores humanos da honestidade, do trabalho, da boa convivência com os vizinhos e cultivava também, com empenho, os valores religiosos da oração em família, da participação na comunidade igreja e cultivo da fé.

Irmã Beatriz fez os primeiros estudos em Nova Pádua, RS, onde conheceu e teve o primeiro contato com as Irmãs de São José.

Ao comunicar à família sua decisão de seguir Jesus Cristo na Vida Religiosa Consagrada, percebeu a reação de tristeza e de dúvida dos pais de como seria sua saída de casa. Após colher informações, começaram os primeiros preparativos do enxoval,

No dia 29 de janeiro de 1959, aos 22 anos, fez o primeiro engajamento como Irmã de São José de Chambéry, no Convento São José, em Garibaldi, RS.

Irmã Beatriz sempre foi muito dinâmica e envolvida na sua vida em missão. Aproveitava das oportunidades de formação pessoal que lhe eram oferecidas para melhor exercer sua profissão. Cursou faculdade de Letras e fez vários outros cursos de curta duração: Atualização filosófico-teológica, noções de Serviço Social, atualização em Linguística e teoria da Comunicação. Exerceu sua profissão de professora no Colégio São José de Pelotas, Convento São José em Garibaldi e por um período de 23 anos, no Colégio Santa Rosa, em Carlos Barbosa. Prestou também especial serviço à Congregação assumindo a função de Conselheira Provincial e Secretária Provincial por quatro anos.

Em 1990, assumiu a gerência do Hotel Mosteiro São José de Garibaldi. Foi um período, segundo ela mesma relata, de muitos desafios, dificuldades, estudo e aprendizado.

Depois passou a residir nas dependências da Escola Santa Inês, em Garibaldi, para um período de descanso e maior cultivo espiritual. Mais tarde, integrou a comunidade das Irmãs em São Marcos. Irmã Beatriz sempre dedicou tempo e amava o trabalho de Pastoral na comunidade igreja junto às equipes de Liturgia, Catequese, Ministros Extraordinários da Eucaristia e Grupos de Família entre outros.

Para um atendimento mais qualificado em vista de sua saúde fragilizada, no ano de 2022, integrou a comunidade da Betânia, em Garibaldi.

Na celebração dos 50 anos de Vida Religiosa Consagrada, Irmã Beatriz expressou toda sua gratidão aos familiares pelo apoio, ajuda que sempre deram e dizia: “Família reunida e unida é força e apoio nos momentos de crise.” Agradeceu à Congregação por tudo o que recebeu: educação, formação, cursos, convívio fraterno. Olhando o caminho percorrido, concluía dizendo: “Jesus é exigente no chamado, mas Ele se faz companhia, força, luz e amparo.”

Vários são os depoimentos de pessoas que conviveram com Irmã Beatriz como este: “Sempre admirei Irmã Beatriz pela sua competência, coerência entre o agir e sua fala; pela sua iniciativa, piedade, doação em prol dos outros. Como religiosa, foi e é um sinal de Deus no mundo”.

Querida Irmã Beatriz Maria, Deus te chamou e o chamado foi de amor. Na confiança desse amor compaixão, partiste para a Casa do Pai. Tua lembrança de pessoa dinâmica e silenciosa, pessoa de escuta e oração ficará gravada em nosso coração.

No dia 12 de abril, Irmã Beatriz partiu para a casa do Pai com 85 anos de existência e 64 de Vida Religiosa Consagrada.

Junto de Deus, intercede por nós, Irmãs de São José, por teus familiares a quem dedicavas tanto amor e carinho. Alcança de Deus uma bênção especial para as Irmãs e Enfermeiras da Comunidade da Betânia.

Descansa na Paz de Deus que chama a cada pessoa para caminhar na sua luz.

Garibaldi, 13 de abril de 2023.