07/04/1934
15/09/2025
Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil
Núcleo Caminho Novo
Assunta Bernaradet Pasticeli
(Irmã Alda Maria)
* 07/04/1934
+ 15/09/2025
“Eu estarei convosco até o fim dos tempos!” (Mt 28, 20)
Irmã Alda Maria nasceu em Flores da Cunha no dia sete de abril de 1934. Seus pais, João Pasticeli e Rosa Schiavenin Pasticeli, tiveram oito filhos, educados na fé, no trabalho, ajudados a crescer na consciência crítica e na vivência dos valores humanos e cristãos. Dos pais agricultores, Irmã Alda herdou o amor e o cuidado da natureza.
O ambiente familiar de harmonia e oração foi fundamental para o discernimento da Vocação a que Irmã Alda era chamada: a Vida Religiosa Consagrada. Sendo fiel e generosa na sua resposta, no dia 17 de dezembro de 1956, fez o primeiro engajamento na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry em Garibaldi, RS.
De 1957 a 1983, trabalhou, como cozinheira, no Hospital Psiquiátrico São Pedro em Porto Alegre. Segundo seu próprio testemunho, foram 26 anos de muito trabalho, dificuldades, desafios, mas também tempo de graça, de bênçãos, exercício de solidariedade e compaixão. Lembra-se desse período como um tempo onde fez a experiência de viver na alegria e num clima de total confiança e fraternidade na comunidade religiosa. Durante 13 anos, prestou seus serviços na Sede Provincial na antiga Província de Caxias do Sul. Além de seu grande dom como cozinheira, Irmã Alda dedicou-se, com zelo, à Pastoral popular, visitando famílias, cuidando de doentes, participando dos grupos de oração e acolhendo com carinho, atenção e escuta pessoas que dela se aproximavam. Solicitada para ajudar no estado de Mato Grosso do Sul, deu seu SIM na alegria de servir, trabalhando e marcando presença em Fátima do Sul e Vicentina. Integrou ainda as comunidades de São Caetano, Cruzeiro e Casa Nazaré em Caxias do Sul e em São Marcos.
A oração sempre foi o sustento para a vida e missão de Irmã Alda. Nos momentos preciosos passados junto a Jesus Eucarístico rezava e lembrava-se de tantas pessoas sofridas, marginalizadas e necessitadas do conforto e da luz da Palavra de Deus. Ela acreditava na força da oração. Na sua especial devoção à Santíssima Trindade, a São José e à Mãe Maria, trazia presente os mistérios fundantes e a espiritualidade da Congregação. Sempre foi pessoa agradecida. Ao celebrar o Jubileu de Ouro da Vida Religiosa Consagrada, expressou sua gratidão a Deus pela vida, pela saúde, pelas maravilhas que contempla no universo e pela graça da fidelidade à Vocação. Agradeceu à Congregação, às Irmãs com quem convivera e à família pelo apoio, carinho, amor e o bom relacionamento entre os irmãos.
Mesmo na dor, na doença, dizia sentir a presença de Deus que ama, conforta e encoraja. Sempre que lhe era possível, participava da Celebração Eucarística. Era muito comunicativa. Usava de franqueza nas suas falas. Não faltava ao compromisso de fazer sua oração diária pessoal e comunitária. Quando solicitada e na medida do possível, prestava seu serviço ajudando no cuidado das Irmãs doentes.
Com a saúde fragilizada, no ano de 2020, integrou a Comunidade da Betânia, em Garibaldi. E no dia 15 de setembro de 2025, foi acolhida por Deus no seu Reino que é de luz e paz perene.
Irmã Alda faleceu aos 91 anos de idade e 69 de Vida Religiosa Consagrada.
Querida Irmã Alda, tu que tanto amaste a vida e a cuidaste como Dom de Deus, ajuda-nos a viver esse mesmo Dom na alegria, na doação e na entrega por amor. Alcança-nos de Deus coragem, fortaleza e fé para nunca desanimar frente aos desafios da nossa caminhada para o Senhor da História. Pede a Jesus bênção e paz para teus parentes e familiares que tanto amaste na vida e foste por eles muito querida e agraciada.
Descansa na luz eterna do Deus misericordioso.
Garibaldi, 16 de setembro de 2025