Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Angelina Cappelletti
Imagem da irmã

Angelina Cappelletti

Estrela de nascimento 21/09/1928
Cruz de falecimento 04/08/2021

Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

- NÚCLEO SÃO JOSÉ -

Nome Civil:  Angelina Cappelletti

Nome Religioso:   Ir. Zélia Maria                                                                                                                                                                   

                              *Nascimento: 21/09/1928

                              +Falecimento: 04/08/2021

 

“Não fostes vós que me escolheste, fui eu que escolhi a vós”. (Jo, 15,16)

 

Na família de Égide Dalle Molle e Dante Cappelletti, nasce, no dia 21 de setembro de 1928, a pequena Angelina. O avô paterno veio de Tirol, que na época pertencia a Áustria. A mãe faleceu com apenas 34 anos, deixando seis filhos vivos e haviam falecido 4, sendo alguns gêmeos; Angelina era a mais velha, tendo apenas 12 anos e meio quando a mãe partiu. Nunca teve tempo para brincar, pois se ocupava dos irmãos mais novos. De uma família de profundos valores religiosos. Nunca iam dormir sem antes rezar o terço. Todos os domingos participavam da missa, mesmo tendo que andar 12 quilômetros até a paróquia. Os filhos pediam sempre ao pai uma “nova mãe”, e esta veio um ano e meio após o falecimento da mãe. Assim, foram crescendo física e espiritualmente, agora tendo o olhar e os cuidados da nova mãe sobre os irmãos. Com isso, Angelina pode pensar em se consagrar a Deus indo ao “Convento”, pois queria ser Irmã de qualquer jeito, tinha uma tia que já era Irmã de São José, e como Irmã, Angelina queria se santificar e nada tirava dela este sonho.

 

No dia 12 de fevereiro de 1943, entra no Juvenato no Convento São josé em Garibaldi. Angelina nunca tinha saído de casa. Sentiu muita saudade e achava que ia morrer do coração, tamanho eram seus sentimentos por estar longe da família, mas seguir firme. No dia 26 de fevereiro de 1946, inicia a etapa do Postulado e em dezembro do mesmo ano, inicia o Noviciado, vindo a fazer sua Primeira Profissão Religiosa no dia 09 de dezembro de 1947, onde passou a se chamar Irmã Zélia Maria. Percebendo que era este o caminho pelo qual o Senhor a chamava, faz sua entrega Definitiva como Irmã de São José no dia 14 de fevereiro de 1953.

 

Durante o período de formação inicial passou por algumas dificuldades e até problemas de saúde por não se adaptar em alguns lugares devido ao clima, mas nada fez Ir. Zélia Maria recuar. O tempo passava muito depressa para Ir. Zélia, ela precisava dar o melhor dela. Se sentiu insegura com as mudanças pós Vaticano II e ao lecionar disciplinas que não tinha tido uma preparação, mas na confiança, seguiu em frente, sabia que Cristo não a abandonaria.

 

Dedicou toda sua vida no serviço de ensinar, como exímia e exigente professora em diferentes localidades, como: Veranópolis, Caxias do Sul, Paim Filho, Maximiliano de Almeida, Lagoa Vermelha, Porto alegre. Em várias ocasiões, também foi diretora e secretária. Era uma excelente professora de francês. Marcou presença também em Passo Fundo e Sananduva. Sua presença sempre foi de uma pessoa alegre, serena, “leve”, capaz de pequenas, mas marcantes delicadezas, como bater um gostoso café para as visitas, que ficavam marcadas por este gesto, aparentemente tão simples. Pessoa tranquila, contente e agradecida pelo que

 

tinha e pelo que recebia. Dizia que apesar das dificuldades e sofrimentos, recomeçaria tudo novamente, pois se sentia feliz e realizada. As fraquezas e as dificuldades a tornaram amis forte com a ajuda de Cristo. Sentia dentro de si com intensidade a frase: “Coragem eu estou contigo”.

 

Ir. Zélia sempre dedicava tempo parta o cultivo pessoal através da oração do terço, da oração das 7 alegrias e 7 dores de São José, entre outras devoções e de meditar a Palavra de Deus, das nossas Constituições. Algumas frases mais significativas para sua vida eram:

“Não fostes vós que me escolheste, fui eu que escolhi a vós”.

“Eu estou convosco todos os dias até o fim dos tempos”.

“Eu sou o Bom Pastor”.

“Quem comer deste Pão viverá eternamente”.

“Não temas! Eu estou contigo”.

 

Ir. Zélia desejava e sonhava que a Província e Congregação continuassem crescer e se desenvolver e que o carisma de Unidade nunca se apagasse. Tinha um coração agradecido por tudo o que recebeu com Irmã de São José e dizia para sermos fiéis ao senhor que é sempre o mesmo: ontem, hoje e sempre e que Ele nos ama loucamente.

 

Em 2015, passa a integrar a Comunidade São José do Patrocínio por necessitar de cuidados maiores em relação á saúde, mas continuou sempre delicada, atenta e agradecida por tudo. Sabendo que Aquele que a chamou estava com ela, parte para estar definitivamente com Ele no dia 04 de agosto de 2021, contando com 92 anos de vida e 73 de Vida religiosa Consagrada como Irmã de São José.

 

Ir. Zélia, gratidão a Deus pelos longos anos vividos e dedicados na educação e fazendo a diferença onde atuou. Gratidão pelo seu exemplo de bondade, acolhida, simplicidade, intimidade com Deus e dedicação. Receba, junto de Deus a coroa merecida e interceda por sua família que sente sua partida física e por nós Irmãs de São José que ainda peregrinamos neste mundo. Olhe por tantas famílias que sofrem a morte prematura de tantos familiares por causa desta pandemia, interceda junto de Deus pelo fim dela.

Descanse na paz do Senhor!

 

Após missa de corpo presente, realizada na Capela Sagrada Família em Vacaria – RS, o corpo da Ir. Zélia Maria, será sepultado no Cemitério Municipal Santa Clara, no Jazigo das Irmãs de São José, também em Vacaria/RS.

 

- Vacaria, 04 de agosto de 2021 -