Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Angelina Bavaresco
Imagem da irmã

Angelina Bavaresco

Estrela de nascimento 01/10/1934
Cruz de falecimento 25/10/2023

Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

 

IRMÃ DILETA (ANGELINA BAVARESCO)

 

* 01/10/1934

+ 25/10/2023

           

            “Atraídas pelo amor de Cristo, nós nos entregamos a Ele numa aliança definitiva para com Ele, ocupando-nos inteiramente das coisas do Pai!”

 

          Irmã Angelina Bavaresco nasceu no dia primeiro de outubro de 1934 em Veranópolis.

          Seus pais, Primo Antônio Bavaresco e Elvira Bortoli Bavaresco, eram pessoas de fé, de trabalho e solidariedade, valores que passavam pelo testemunho, a seus filhos, criando um ambiente familiar de amor, de estima mútua e de respeito pela vida das pessoas e da natureza, nossa Casa Comum.

          Motivada pela vida de Santa Teresinha, sentiu e respondeu ao chamado para a Vida Religiosa Consagrada. Aos 21 anos, fez seu primeiro engajamento na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, em Garibaldi. Foi enviada em missão para Flores da Cunha como professora de Técnicas Domésticas na Escola São José e, segundo ela, esse foi o dia mais feliz de sua vida por ver concretizado o ideal do seguimento a Jesus Cristo.

Duas grandes colunas sustentaram a vida e a missão de Irmã Angelina: O amor à vida e nisso via a necessidade de defender toda a vida, em especial, a vida indefesa e fragilizada e o amor à Missão que a levou a ser presença de Comunhão e serviço por seis anos na Bolívia que considera esse tempo de missão como precioso e feliz por estar ao lado do povo sofrido e necessitado de tudo e por viver na comunidade religiosa onde existia unidade, ajuda mútua e o querer-se bem.

          Voltando ao Brasil, integrou a comunidade de Flores da Cunha onde se dedicava com esmero e amor ao cuidado da horta, das flores, onde aprendia a contemplar a obra do Criador e praticava a arte de saber esperar a transformação da semente em fruto.

          Mesmo com a saúde fragilizada, Irmã Angelina nunca se negou a prestar os serviços necessários nas comunidades onde residiu nas cidades de Flores da Cunha, Garibaldi, Santa Cruz do Sul e Caxias do Sul (Vila Ipe)

          Ao completar Jubileu de Ouro de Vida Religiosa Consagrada, na alegria e na simplicidade, expressou seu sentimento de gratidão pelos 50 anos de fidelidade e doação, de resposta ao grande amor de Deus, gratidão à Congregação, ao povo com quem rezou, foi presença de esperança, e aos familiares e amigos expressou seu carinho e agradecimento pelo apoio e admiração pela Vida Religiosa.

          Sua oração era baseada na Bíblia, na contemplação das maravilhas da natureza e na realidade, muitas vezes sofrida, das pessoas e famílias. Gostava de escutar a voz de Jesus que diz sempre de novo: “Sou Eu! Não temais!”

          Querida Irmã Angelina, o Senhor te chamou para a Felicidade plena e mais uma vez respondeste “Sim!” Ensina-nos a sofrer com paciência como tu foste capaz de sofrer e suplica a Deus para nós coragem para aceitar as limitações da nossa vida. Intercede ao Senhor graças e bênção a teus familiares e amigos e alcança para a Congregação vocações para a missão de Comunhão.

Fica na luz de Deus e descansa em paz!

Irmã Angelina faleceu no dia 25 de outubro de 2023, com 89 anos de existência e 69, de Vida Religiosa como Irmã de São José.

                                                                                                                                       Garibaldi, 25 de outubro de 2023.