Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Ana Teresinha Biavatti
Imagem da irmã

Ana Teresinha Biavatti

Estrela de nascimento 10/08/1930
Cruz de falecimento 04/06/2022

Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no

Brasil                                    - NÚCLEO SÃO JOSÉ

 

 

                                                                      Nome civil:  Romancilda Biavati

                                                                               Nome Religioso: Irmã Ana Teresinha

                                                                                        * Nascimento: 10.08.1930

                                                                                         + Falecimento: 04.06.2022

 

                 “Ninguém tem maior amor do que Aquele que dá a sua vida pelos amigos”. (Jo 15,13)

 

 

           Essa, era uma das frases força de Irmã Ana Teresinha, que nasceu em Cacique Doble/RS, no dia 10 de agosto de 1930. Filha de Alberto Biavati e Catharina Cagnini. A família constituía-se de doze irmãos, sendo Ana Teresinha, a 1ª filha. Família simples, modesta, vivia do trabalho da agricultura.  Todas as noites rezavam o terço e sempre participavam nas celebrações que aconteciam na comunidade. Ela guardava de sua mãe, a lembrança do amor com que educava e ensinava os filhos e o jeito de viver e respeitar os outros. Herdou da família um espírito profundamente cristão que a ajudou a discernir e assumir a Vocação de ser Irmã de São José.

Nos seus escritos assim se expressa: “Minha vocação despertou com a leitura de um artigo numa revista onde dizia que podemos viver sempre em oração. Essa ideia me perseguia e me acompanhava. Meu prazer era semear e cultivar hortaliças. Contemplar o crescimento e experimentar os diferentes sabores”.

Como espiritualidade procurava ser fiel às pequenas coisas, ver sempre Jesus nas pessoas, não falar palavras inúteis. “Procurei cultivar a presença de Deus no dia a dia. A oração consiste em experimentar a presença de Deus na vida. ‘Onde está o teu coração ali, está também teu tesouro’. Sempre me senti atraída pelo Carisma de Comunhão”.

Dedicou-se a tarefas práticas e simples como padaria, lavanderia, cozinheira e o fazia com muito amor, imitando Maria e José, muitos momentos de contemplação aconteciam nos trabalhos. Cultivava devoções: ao Sagrado Coração de Jesus, Mãe Maria, Jesus Eucarístico, Santa Teresinha do Menino Jesus e São José. 

A espiritualidade que vivia a tornou sensível ao testemunho das Irmãs, e foi então, que, buscou a Vida Religiosa, na Congregação das Irmãs de São José.

            No dia 18 de fevereiro de 1953, inicia sua caminhada vocacional no Convento São José em Garibaldi/RS e em 15 de dezembro do mesmo ano ingressa no noviciado.  Aos 18 de dezembro de 1955 faz a Primeira Profissão e percebendo que era isso que o Senhor queria dela, faz sua entrega definitiva como Irmã de São José no dia 29 de janeiro e 1961.  Muitos foram os lugares e pessoas abençoadas pela presença e trabalho de Irmã Ana Teresinha, onde exercia sua missão fazendo frutificar seus dons e colocando-os a serviço como Irmã de São José: na Escola Rainha da Paz em Lagoa Vermelha, Hospital Nossa Senhora da Oliveira – Vacaria, trabalhando na lavanderia, em Porto Alegre, Ipê, Passo Fundo como cozinheira e em outras comunidades da Província contribuindo nos serviços gerais da comunidade.

 

 

 

 Muitas vezes dizia às Irmãs: “Gosto da minha vida, da minha idade, do meu trabalho e também de mim mesma. Sinto-me grata por tudo que sou e recebi.  Sinto-me impelida a agradecer a Deus pelo que sou e posso realizar. Por tudo dou graças”.

               Devido a necessidade de maior atenção e cuidado de saúde, Ir. Ana Teresinha passou a viver na comunidade São José do Patrocínio em Vacaria- RS no ano de 2015. Sua tranquilidade, paz, serenidade, escuta e alegria sempre contagiava quem dela se aproximava.

               Ir. Ana Teresinha, Aquele que a amou, escolheu, chamou, consagrou e enviou, a acolhe em seus braços para receber a belíssima coroa de tantos gestos e atitudes expressos neste mundo. Nós, Irmãs de São José, familiares, amigos e conhecidos agradecemos sua vida e vocação de Irmã de São José! Junto ao Senhor, interceda por cada um de nós, para que possamos continuar na trilha da construção da unidade, do amor e da justiça, a partir do seu testemunho de vida.

               Partiu, para junto do Pai no dia; 04. às 17 horas, com 92 anos de vida e 66 de Vida Religiosa Consagrada como Irmã de São José. Após missa de corpo presente na Capela Funerária Sagrada Família, seu corpo foi sepultado no Jazigo das Irmãos de São José, no Cemitério Santa Clara em Vacaria – RS.

 

 

 

                                            Vacaria - RS, 04 de junho de 2022