26/04/1937
16/10/2025
Província Da Congregação Das Irmãs De São José De Chambéry No Brasil
Núcleo Caminho Novo
Irmã Adelaide Pomatti
* 26/04/1937
+ 16/10/2025
“Pai, aqueles que tu me deste, eu quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória que tu me deste, pois, me amaste antes da criação do mundo!” (Jo 17, 10)
Filha de Guilherme Pomatti e Maria Alzira Loch Pomatti, Irmã Adelaide nasceu aos 26 de abril de 1937, em Veranópolis, RS.
Desde sua infância, gostava de rezar em família que cumpria os preceitos em relação a Deus e era solidária com as pessoas que necessitavam de ajuda.
Respondendo ao chamado que o Senhor lhe fez para a Vida Religiosa Consagrada, Irmã Adelaide fez seu Primeiro Engajamento na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no dia 29 de janeiro de 1959, em Garibaldi, RS.
Cursou Técnico de Enfermagem e fez Faculdade de Serviço Social. Assim preparada, foi enviada em missão ao Hospital Psiquiátrico São Pedro em Porto Alegre e lá trabalhou por seis anos. Exerceu ainda sua missão nos Hospitais Pompeia, em Caxias do Sul, São Francisco, em Concórdia. Por muitos anos, foi funcionária do INSS em Caxias do Sul. De 2003 a 2013 exerceu atividades diversas na Casa Nazaré, no Colégio São José de Caxias do Sul e na comunidade de São Marcos. A partir de 2014 passou a residir na comunidade da Betânia, em Garibaldi, para melhor cuidar da saúde.
Ao celebrar 50 anos de Vida Religiosa Consagrada, Irmã Adelaide expressou seu sentimento de gratidão à família onde recebeu muito amor por parte dos pais e avós. Gostava de dizer e lembrar que nos meses de maio e outubro ia com a avó paterna até a capela para rezar o terço e cantar as ladainhas. Aos familiares, desejou que tivessem muita fé, confiança, esperança e gratidão a Deus por tudo que receberam dele e ainda que tivessem força e coragem para seguir em frente, orando e pedindo a proteção e a graça de Deus Pai de infinito amor.
Para as Irmãs da Congregação desejou que vivessem alegres e felizes; Irmãs, mulheres de fé, confiança e esperança, que acreditam no Cristo vivo e ressuscitado e que amam e cuidam da vida e da saúde; Irmãs de oração, vivam na intimidade com o Senhor, Pai e Mãe. A Eucaristia seja o ponto forte de cada uma para levar adiante sua missão em favor dos pequenos que são os prediletos do Senhor Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância.” (Jo 10, 10)
Expressou gratidão à Trindade pelo infinito amor e compaixão.
Irmã Adelaide dizia que admirava o belo testemunho das Irmãs que eram generosas, cuidadosas com a vida e a natureza e sabiam fazer a opção pelos pequenos.
Para as jovens vocacionadas disse: Tenham sempre muita fé e confiança no Deus Trindade e na Virgem Maria, nossa mãe. Acreditem que Deus está em nós e nos ama com infinito e incondicional amor. Não deixem de orar sem cessar. Creiam na infinita bondade e misericórdia do Deus Uno e Trino.
Irmã Adelaide, foi pessoa de escuta e acolhida, Irmã de oração e fiel ao Senhor que a chamou e a enviou em missão de construir Comunhão. Zelava pela saúde das Irmãs e pela paz no mundo. Sua presença na comunidade religiosa, mesmo no silêncio, era agradável, simples e acolhedora.
Ir. Adelaide partiu para a casa do Pai no dia 16 de outubro de 2025 com 88 anos de idade e 66 de Vida Religiosa Consagrada.
Querida Irmã Adelaide, junto de Deus, intercede por nós, Irmãs de São José, por teus familiares a quem dedicavas tanto amor e carinho. Alcança de Deus uma bênção especial para as Irmãs e Enfermeiras da Comunidade da Betânia.
Descansa na Paz de Deus que chama a cada pessoa para caminhar na sua luz.
Garibaldi, 16 de outubro de 2025.