Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Irmã Elsa Marasca

 19/05/1934     11/10/2013



Congregação de São José de Chambéry
Província de Lagoa Vermelha-RS

IRMÃ ELSA MARASCA
* 19. 05.1934
+ 11.10.2013
“Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa notícia e anuncia a salvação” (Is 52,7)

ELSA MARIA MARASCA, nasceu em Roca Sales, RS – Vale do Taquari, em 19 de maio de 1934, filha de Segundo Marasca e de Ortenila Marasca. A família se compôs de seis filhos: quatro (4) irmãos e duas(2) irmãs.
Foi batizada na capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Roca Sales e crismada na Igreja da paróquia São José, do mesmo município. A família vivia do trabalho da agricultura e permanecia unida na oração do terço em família, na participação da vida e dos trabalhos da comunidade local, isto é, das reuniões, festas, orações e manutenção dos bens materiais e espirituais da capela.
Conhecendo as Irmãs de São José que moravam no Convento São José em Garibaldi, em 1950, com 16 anos, Elsa ali se dirigiu para solicitar seu ingresso no juvenato. Em 1952 fez o pedido para ser admitida ao postulado, o que obteve em 23 de fevereiro do mesmo ano. Neste tempo de maior estudo e discernimento vocacional optou pelo seguimento a Jesus Cristo na Vida Religiosa. Iniciando a etapa do Noviciado em 23 de dezembro de 1952, conforme o costume da época trocou o nome de Elsa pelo nome religioso de Irmã Luisa Ortenila. Neste processo dedicou-se dois anos no conhecimento e identificação com Ele, assumindo sua vida e missão, na Congregação das Irmãs de São José. Após dois anos de Noviciado fez sua Primeira Profissão Religiosa em 17 de dezembro de 1954 e seguiu trabalhando por cinco anos em três localidades diferentes, manifestando a alegria de viver a Vida Religiosa Apostólica, realizando seu sonho de dedicar-se à educação, uma das áreas de missão e atuação das Irmãs de São José.
Depois deste tempo, em 29 de janeiro de 1960, no Convento São José, em Garibaldi, entregou-se pública e definitivamente a Deus no serviço do querido próximo a quem queria dedicar sua vida consagrada.
Para isto preparou-se através do estudo e desempenho profissional na missão de orientar, educar e formar a juventude.
Cursou magistério na Escola Normal no Convento São José, em Garibaldi-RS, Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica-PUCRS, em POA; especialização em Orientação Educacional na UFRGS, em POA; Mestrado em Educação “Administração de Sistemas Educacionais na PUCRS e nos últimos anos de sua atuação na educação foi Docente e Pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul- Campus Universitário de Vacaria.
Por ocasião do Centenário da presença das Irmãs de São José, em Vacaria, realizou com mais duas co-autoras uma exaustiva pesquisa denominada: “A educação: uma experiência centenária” -1903 a 2003”, resgatando a história do processo educacional realizado e desencadeado pelas religiosas da Congregação de São José de Chambéry, em Vacaria, no século XX, escrita no livro: “As Irmãs de São José de Chambéry para Vacaria”, publicado em 2005 pelas edições EST, em Porto Alegre, RS.
Seu itinerário de vida/missão desenvolveu-se no período de 1955-2003, em diversos municípios do Rio Grande do Sul onde a Congregação mantinha escolas, internatos, creches, ou, em comunidades onde as Irmãs exerciam sua missão educacional em instituições estaduais, municipais ou universitárias: Rio Grande, Porto Alegre, Veranópolis, Caxias do Sul, Marcelino Ramos, Vacaria, Sananduva.
De 2003 a 2012 Irmã Elsa, marcou com sua presença e testemunho a missão de formar e acompanhar o povo das comunidades eclesiais, aplicando seu grande cabedal metodológico, cultural e pastoral nas localidades de Cacique Dobre, Maximiliano de Almeida e Ibiraiaras.
O empenho, a dedicação e o zelo no que empreendia eram sinais da personalidade de Irmã Elsa. Fazia com critérios e consciência a análise dos acontecimentos religiosos, sociais, políticos e econômicos, para perceber as causas que produziam tantos males no planeta e na humanidade e buscar a origem da rede de ações, produtoras de exclusão social.
Persistente em suas convicções, muitas vezes, não era entendida em suas buscas. A virtude, porém, ganhava terreno e Elsa sabia integrar tudo, para prosseguir conforme os caminhos que se abriam. Valendo-se de sua sede de evangelizar criou maior união nas famílias e entre elas, nas escolas e comunidades, onde atuava.
Em 2012, Irmã Elsa passou a residir na Comunidade Emaus, em Passo Fundo, para receber os cuidados de saúde, muito comprometida. E, em 2013 integrou a comunidade São José do Patrocínio, em Vacaria. Ali, recebia mais facilmente os socorros necessários para as crises que seguidamente sofria, exigindo pronto atendimento.
Em 10 de outubro de 2013 às 22h30min, Irmã Elsa partiu serenamente para viver sua vida definitiva com Deus, na Comunidade São José do Patrocínio, em Vacaria,RS.
Seu corpo está sepultado no jazigo das Irmãs de São José, no cemitério Municipal Santa Clara, em Vacaria, RS.
Querida Irmã Elsa,
Cremos que você ultrapassou o limiar que dá para a casa da vida eterna. Realizou o processo para chegar ao encontro com o verdadeiro si-mesmo, imagem original e autêntica de Deus que nos habita e nos torna UM nEle. Passou da existência humana para existir a partir de Deus, incondicionalmente aceita por Ele na vida divina que não mais poderá ser separada daquela do ser humano.
Intercede para que possamos na Fé, viver e testemunhar que somos cidadãos e cidadãs do reino da vida aqui, agora e pela eternidade.
Intercede por todas as pessoas, famílias necessitadas e pelos familiares, a quem muito amou, e pelas vocações.

Lagoa Vermelha, 11 de outubro de 2013
topo voltar