Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Irmã Gema Rosalia Molon

 30/12/1941     31/08/2013



Congregação das Irmãs de São José de Chambéry
Província de Caxias do Sul


                                                                     Ir. Gema Rosalia Molon

                                                                            * 30.12.1941
                                                                            + 31.08.2013

“Eu vim para que todos tenham vida!” (Jo 10,10), foi o lema que ajudou Irmã Gema Rosália Molon a viver de forma tão intensa e permanente o Carisma de Comunhão. Para quem acompanhou e testemunhou a trajetória apostólica de Irmã Gema, sabe que foi motivada por aquilo que o Fundador da Congregação sonhou para toda Irmã de São José: “Estar presente onde os braços da Igreja não alcançam”.
Irmã Gema Rosalia Molon nasceu no dia 30 de dezembro de 1941, em Flores da Cunha, RS.
Aos 12 anos, após receber convite de várias Congregações, decide entrar no aspirantado da Congregação das Irmãs de São José em Flores da Cunha. E como ela mesma confessava: “Fui estimulada pelos ensinamentos e testemunho de fé cristã dos meus pais, avós e da comunidade, para concretizar o sonho que acalentava dentro de mim: “Ser Irmã de São José””. E como Irmã de São José, Irmã Gema fez de sua vida e missão uma grande peregrinação.

Sempre dedicou tempo e recursos no processo formativo humano, espiritual, missionário e profissional, capacitando-se e dando parte de sua vida na alfabetização de crianças, no Ensino Religioso Escolar, na Pastoral da Juventude, Catequese, Animação Litúrgica, Pastoral Vocacional e formação de lideranças nas comunidades Eclesiais e na formação de jovens vocacionadas. Fez com grande dedicação e contagiou, pelo seu entusiasmo e empenho, colegas e professores no curso de 3º Grau em Teologia na ESTEF, em Porto Alegre.

Muitos foram os lugares e pessoas abençoadas pela presença e trabalho de Irmã Gema: Pelotas, Carlos Barbosa, Pinto Bandeira, Garibaldi, Caxias do Sul, Alvorada, Viamão, Canoas e Dourados, Mato Grosso do Sul. A generosidade foi uma das grandes virtudes de Irmã Gema. Sempre encontrava tempo para o “SIM” às solicitações que lhe eram feitas. Dá para imaginar de quanta alegria ela regou a vida de seus pais Geraldo Molon e Maria Galiotto Molon, bem como a vida de seus irmãos e familiares. Assumia como próprias as dores, sofrimentos, alegrias e conquistas de cada um. Sempre que precisavam, Ir. Gema estava presente com sua ação e com prece.
Ao completar 50 anos de Vida Consagrada, escolheu como símbolo o “Globo”, expressando a grandeza de seus ideais e de seu coração.

Onde Irmã Gema encontrava luz, força, decisão interior para uma vida totalmente entregue a Deus e disponível aos irmãos e irmãs? Ela mesma dá a resposta quando escreve: “Meu sustento neste peregrinar é o cultivo da aliança íntima com Jesus Cristo, pela renovação diária da minha oferta à luz da Encarnação e da Eucaristia; pela oração pessoal assídua baseada na Bíblia; no cultivo da vida fraterna em vista do envio missionário, na partilha de vida com Orientadores Espirituais; pelo estudo, persistência nos desafios da missão, diálogo com amor misericordioso”.

Obrigada, Irmã Gema, te dizemos em uníssono como Irmãs de São José, Província de Caxias do Sul e como Congregação. Recebe a gratidão de teus familiares, amigos e companheiros de missão.
Contigo, queremos rezar a oração que brotou do teu coração ao completar, em 2012, 50 anos de Vida Religiosa Consagrada: “Senhor Deus, eu sigo alegre e confiante, de olhos fixos no teu Filho Jesus, com tua Mãe, Maria, discípula missionária e São José, servindo e partilhando meu ser, segundo a tua vontade, até o encontro pleno contigo. Sustenta-me. Amém!”
 
                                                                                                                                      Garibaldi, 1º de Setembro de 2013
topo voltar