Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Irmã Maria Vitalina Martinhuk

 16/11/1923     16/07/2013



IR. MARIA VITALINA MARTINHUK
( GENOVEVA MARTINHUK)
* Nascida: 16 de novembro de 1923
+ Falecida: 16 de julho de 2013
Aprendei de mim, que sou manso e humilde de Coração”! (MT 11,29)
Genoveva nasceu em Mallet, Paraná, no dia 16 de Novembro de 1923. Era filha de Gregório Martinhuk e de Catharina Martinhuk. Sendo de origem ucraniana foi batizada e crismada no mesmo dia, em 11 de Novembro de 1925.
A família profundamente engajada na Igreja teve a graça de contar com 04 Irmãs de São José de Chambéry: Irmãs: Flavina, Emerência, Elza e Vitalina.

No dia 06 de agosto de 1936, Genoveva ingressou na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, Curitiba/PR, no postulantado. Iniciou o Noviciado no dia 29 de janeiro de 1940, recebendo o nome de Ir. Maria Vitalina Martinhuk. Fez a Primeira Profissão no dia 01 de julho de 1941 e sua Consagração Definitiva no dia 29 de janeiro de 1947.
Ir. Maria Vitalina exerceu, com muito carinho, diversas atividades nas seguintes Comunidades: Casa da Criança, no Rio de Janeiro/RJ; Associação Divino Coração, em Petrópolis/RJ; Pequeno Lar São José, no Rio de Janeiro/RJ; Educandário São Vicente, na Lapa/PR; Chácara São José dos Pinhais, Curitiba/PR; Educandário Santa Teresinha em Rio Negrinho/SC; Chácara do Sagrado Coração, em Curitiba/PR; Comunidade Central, em Curitiba/PR; Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba/PR. Neste ano continuou o tratamento de saúde na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba/PR.
Ir. Vitalina se dedicava, sem medir esforços, nos trabalhos diversificados, demonstrando seus talentos e seus dons.
Suas habilidosas mãos confeccionavam trabalho de tricô para os pobres e para o Projeto Haiti.
Dedicava um grande amor às crianças, aos funcionários e pais do Colégio Bom Jesus/Nossa Senhora de Lourdes durante os recreios. Cativava todas as pessoas com sua bondade e carinho, acolhendo a todos com sorriso e uma palavra sábia.
Amava muito a família e ficava feliz ao receber a visita dos seus familiares, Era muito grata para com todas as pessoas que a visitavam.
Cultivou especial devoção a Nossa Senhora, São José, Sagrada Família e ao Sagrado Coração de Jesus.
Durante longos anos teve de enfrentar a doença, mas levava a vida com muita coragem, fé, alegria e esperança.
Nas comunidades por onde passou, sua presença irradiava o amor e a luta pela vida, deixando um testemunho de disponibilidade, de serviço e de Comunhão.
Partiu para a casa do Pai na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, no dia16 de julho de 2013, aos 89 anos de idade e 72 de vida Religiosa.

Ir. Vitalina continue caminhando conosco com sua presença de fé, de amor, de atenção e dedicação.
Querida Ir. Vitalina, no face a face com Deus/ Pai e Mãe, interceda por nós Irmãs de São José para que vivenciemos nosso Carisma de Unidade e Comunhão, pelas vocações sacerdotais e religiosas; amigas/os, familiares, médicas/os, enfermeiras/os, funcionárias/os que na vida acolheu, serviu e a abençoou.
Que a Trindade Santa a acolha e conceda felicidade, alegria e Paz eterna! Amém.




ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado vossa proteção, implorado vosso auxílio e não fosse por vós atendido. Com esta confiança, venho à vossa presença. A vós com fervor me recomendo. Enviai à Igreja, vocações sacerdotais, religiosas e leigas comprometidas com a construção do Reino de Deus. Olhai com solicitude para as nossas famílias e comunidades, a fim de que guardemos com fidelidade o dom da fé e da consagração batismal, que nos une a Cristo e nos coloca a serviço do seu Reino. Não desprezeis as minhas súplicas, mas dignai-vos a colhê-las favoravelmente. Amém.

São José rogai por nós!

topo voltar