Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Ir. Amábile Comim

 29/02/1924     24/07/2013



 Ir. Amábile Comim

* Nascida: 29 de fevereiro de 1924
+ Falecida: 24 de julho de 2013

“Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho Amado” ( Jo 13,34).

Amábile nasceu em Campo Largo/PR, no dia 29 de fevereiro de 1924. Era filha de Esperindeo Comim e Maria Luiza Comim. Recebeu o sacramento do Batismo, no dia 23 de março de 1924, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Campo Largo/PR.

Num ambiente familiar e cristão, Amábile sentiu-se chamada a entregar sua vida a Deus ao serviço dos irmãos e irmãs, na Vida Consagrada. Assim, no dia 15 de outubro de 1951, ingressou no Postulantado, em Curitiba/PR. Em 11 de julho de 1952 iniciou o Noviciado. Fez a Primeira Profissão Religiosa no dia 12 de julho de 1954 e sua Consagração Definitiva ao Senhor, no dia 25 de julho de 1960.

Ir. Amábile exerceu com muito carinho, dedicação e amor a profissão de Enfermeira nos seguintes Hospitais: Hospital Militar, em Curitiba/PR; Fundação Hipólito Araújo, na Lapa/PR; Santa Casa de Misericórdia, em Curitiba/PR e em Ponta Grossa/PR. Residiu nas Comunidades: Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba/PR; Comunidade Tabor em Ponta Grossa/PR; Comunidade Central em Curitiba/PR; Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba/PR. Em 2013, com saúde bastante fragilizada passou a fazer parte da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, Curitiba/ PR.

Ir. Amábile era muito piedosa. A presença de Nossa Senhora e São José, em sua vida, era uma constante. Ela dava muita importância à Eucaristia. Era fiel em participar das Celebrações, das quais recebia toda força, coragem e alegria na sua caminhada pelas comunidades onde passou.

Era muito amável, apresentava-se com um sorriso diante dos seus limites e dificuldades. E nos últimos dias de sua vida, visitava suas Irmãs doentes, levando uma Palavra de Fé e Esperança.

Participava das alegrias e tristezas das Irmãs e das pessoas conhecidas e tinha para elas uma palavra amiga e de bondade.

Amava muito a família, principalmente a avó que a acarinhava em sua infância. Vivenciava momentos alegres com a visita de seus familiares.

Ir. Amábile, em sua Missão de levar conforto e esperança aos enfermos, dava um testemunho de sua Consagração a Deus, na Vida Religiosa.

Todos admiravam sua constante doação no serviço aos irmãos/ irmãs.

Conectada com o infinito partiu da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba/PR para a casa do Pai, aos 89 anos de idade e 59 anos de Vida Religiosa, no dia 24 de julho de 2013, deixando um testemunho de Fé, Amor e Esperança à Congregação, família e para a humanidade.

Ao Deus da Ternura agradecemos pela presença de Ir. Amábile entre nós. Que ela nos ajude em nossa caminhada como Irmãs de São José, os Jovens vocacionadas/os, funcionárias/os, médicas/os e enfermeiras/os. Interceda junto de Deus, para que possamos a seu exemplo, testemunhar a alegria de Cristo Ressuscitado em nossa vida e Missão.

Que a Trindade Santa a acolha e conceda felicidade, alegria e Paz eterna! Amém.




ORAÇÃO A SÃO JOSÉ
Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu dizer que
alguém tivesse invocado vossa proteção e
implorado vosso auxílio e não fosse por vós atendido.
Com esta confiança, venho à vossa presença.
A vós com fervor me recomendo.
Enviai à Igreja, vocações sacerdotais,
religiosas e leigas comprometidas
com a construção do Reino de Deus.
Olhai com solicitude para as nossas famílias
e comunidades, a fim de que guardemos
com fidelidade o dom da fé e da consagração batismal,
que nos une a Cristo e nos coloca a serviço do seu Reino.
Não desprezeis as minhas súplicas, mas
dignai-vos a colhê-las favoravelmente. Amém
São José rogai por nós!
 




topo voltar