Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Ir. Rosa Filomena Simioni

 09/07/1924     21/07/2013



 Ir. Rosa Filomena Simioni
( Leonora Simioni)

* Nascida: 09 de julho de 1924
+ Falecida: 21 de julho de 2013

Leonora nasceu em Colombo - Paraná no dia 09 de julho de 1924. Era filha de Emilio Simioni e Maria Arsie Simioni. Recebeu o batismo no dia 08 de setembro de 1924 na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Colombo – Paraná.

A família, profundamente engajada na Igreja, teve a graça de contar com duas Religiosas da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, Província do Paraná, Irmãs: Maria Emilia e Rosa Filomena.

Num ambiente familiar e cristão, Leonora sentiu-se chamada a entregar sua vida a Deus ao serviço aos irmãos e irmãs, na Vida Consagrada. Assim, no dia 06 de janeiro de 1940, ingressou no Postulantado, em Curitiba – Paraná. Em 29 de janeiro de 1941 iniciou o noviciado, recebendo o nome de Ir. Rosa Filomena Simioni. Fez a Primeira Profissão Religiosa no dia 29 de janeiro de 1942 e sua Consagração Definitiva ao Senhor, no dia 29 de janeiro de 1947.

Ir. Rosa Filomena exerceu com muito amor, carinho e dedicação a profissão de Educadora nos seguintes Colégios: Colégio São José, em Curitiba, Castro, Paranaguá, Lapa, no Paraná; Colégio Nossa Senhora Aparecida, em Caçador – Santa Catarina; Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Curitiba – Paraná; Instituto Social São José – Petrópolis– Rio de Janeiro. Esteve também nas seguintes Comunidades: Central e Nossa Senhora Rainha. Em 2010, com a saúde bastante fragilizada, passou a fazer parte da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba – Paraná onde faleceu no dia 21 de julho de 2013.

Na convivência com suas Irmãs de Comunidade, Ir. Rosa Filomena era muito alegre, gentil, prestativa, bondosa e fiel ao que ela se comprometida. Cultivava sua vida espiritual com muita leitura e gostava de partilhar com suas irmãs o que lia. Na Liturgia das Horas e na Eucaristia encontrava o alimento e a força para doar-se na missão. Gostava de se apresentar bem vestida e com distinção!

Os últimos anos da vida de Ir Rosa foram marcados pelo silêncio! Entendia tudo e não conseguia se expressar verbalmente. Apesar desse sofrimento, nunca perdeu o bom humor e a alegria. Conectada com o Infinito, parte para a casa do Pai, aos 89 anos de idade e 71 de Vida Consagrada.

Ao Deus da ternura agradecemos pela presença de Irmã Rosa Filomena entre nós e seu testemunho de uma vida consagrada feliz e plena. Que ela nos ajude em nossa caminhada como Irmãs de São José e, de junto de Deus, interceda pelas jovens vocacionadas, funcionárias, médicos e enfermeiras que cuidaram dela com tanto carinho e dedicação. Que possamos a seu exemplo, testemunhemos a alegria do Cristo Ressuscitado, em nossa vida e missão!


ORAÇÃO A SÃO JOSÉ
Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu dizer que alguém
tivesse invocado vossa proteção e implorado vosso auxílio
e não fosse por vós atendido.
Com esta confiança, venho à vossa presença.
A vós com fervor me recomendo.
Enviai à Igreja, vocações sacerdotais,
religiosas e leigas comprometidas
com a construção do Reino de Deus.
Olhai com solicitude para as nossas famílias
e comunidades, a fim de que guardemos
com fidelidade o dom da fé e da consagração batismal,
que nos une a Cristo e nos coloca a serviço do seu Reino.
Não desprezeis as minhas súplicas, mas dignai-vos
a colhê-las favoravelmente. Amém
São José rogai por nós!
 
topo voltar