Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Fale Conosco
Memorial Saudades
Helena Itália Moreschi

 13/04/1927     16/06/2021



Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil
-  Núcleo São José -
                                    
       Nome Civil: Helena Itália Moreschi                
     Nome Religioso: Ir. Maria Adelia Moreschi

           * Nascimento: 13.04.1927
            + Falecimento: 16.06.2021


      “Vem e segue-me”. (Mt, 19,21)


Em Galópolis/RS, filha de Fioravante Moreschi e Josephina Moreschi, nasce Helena Moreschi, no dia 13 de abril de 1927. De família profundamente cristã, levam Helena para ser batizada na paróquia Nossa Senhora do Rosário em Galópolis no dia 29 de maio, onde também foi crismada com cinco meses de vida. Sua família era pouco numerosa, apenas três irmãos, mas muito unida. O irmão de Helena era sacerdote diocesano a mana casada. 


Quando Helena tinha apenas dois anos de idade, seu pai partiu para junto de Deus após uma breve doença. O sofrimento e a dor foi intensa, principalmente para a mãe que precisou assumir o cuidado da casa, dos filhos e trabalhar para poder sustentar os filhos. A mãe cuidava deles com carinho e desvelo. Foram educados nos verdadeiros valores cristãos, com firmeza, respeito e veneração a Deus, com os vizinhos e a comunidade. A vida não estava sendo fácil e a mãe procurou as Irmãs de São José para que a filha Helena pudesse completar a formação vivendo com elas. Com 9 anos de idade foi para Garibaldi, vivendo longos anos no internato, completando assim os estudos e formação. A vontade de ser Irmã cada vez mais ia tomando conta da sua vida. Devido à idade, sempre teve muitas saudades e vontade de estar ao lado da mãe e irmãos. No tempo de internato passou por belas experiências de amizade, carinho, atenção e muita ajuda. As Irmãs passaram a ser suas amigas e mães, as colegas companheiras e inseparáveis em todas as horas. No dia 21 de fevereiro de 1943 inicia a etapa do Postulado e em 18 de outubro do mesmo ano, entra no Noviciado. Em 19 de outubro de 1944 fez sua Primeira Profissão e em 18 de fevereiro de 1950 entrega-se definitivamente a Deus e aos irmãos, fazendo sua Profissão Definitiva como Irmã de São José. O dia de sua Consagração religiosa foi de muita paz e alegria interior, pois seria toda de Deus e do querido próximo.     


Iniciou sua missão em Garibaldi na formação das jovens candidatas à Vida Religiosa. Trabalhou também como educadora, diretora de escolas, orientadora em Veranópolis, Lagoa Vermelha, Vacaria, Caxias do Sul no RS, Concórdia/SC, na França, onde ficou o ano de 1966 como estudante. Ir. Helena sempre foi uma presença alegre, responsável e criativa junto às crianças, Irmãs, grupos, na formação de lideranças e comunidades. Sempre com o coração muito agradecido a Deus por tantas graças recebidas ao longo da sua vida e missão. Dizia: “Meus anos de vida são poucos para agradecer a Deus por tudo o que recebi. Ele tem sido muito generoso, com esta pobre serva. O que fui e sou, fui e sou, sim, por pura graça de Deus! ” Mantinha sempre o foco voltado para a 


frase bíblica: “Vem e segue-me”, que a encorajava nos momentos difíceis e duvidosos da vida. Nas suas orações diárias sempre procurou ter presente as Constituições das Irmãs de São José, principalmente tudo o que falava sobre nosso Carisma, Espiritualidade, Missão, Vida Fraterna e Mistérios Fundantes. Ir. Helena dedicou parte de sua vida aprofundando nossas Máximas de Perfeição, Espiritualidade e História da Congregação. Para ela tudo foi graça do Senhor, apesar das dificuldades que acompanhavam sua vida. Ainda dizia: “A Congregação me ajudou muito e colaborou na minha formação em todos os aspectos e agora sinto que devo dar o meu sim também na ajuda às demais Irmãs. Servi na alegria e desprendimento como Conselheira Provincial e Coordenadora Provincial por um período de 12 anos.” Exerceu este serviço de Conselheira e Coordenadora Provincial na então Província de Lagoa Vermelha/RS.


Ir. Helena, com a idade já bastante avançada, agradecia a Deus por tanto amor e ajuda, rezava pelas jovens candidatas à Vida Religiosa para que fossem generosas e fiéis ao chamado do Senhor. Dizia que, “Dificuldades tinha em toda a parte, mas o Senhor da messe precisava e precisa de pessoas generosas, sem medo do sacrifício e da entrega total. Deus não se cansa de nos amar e que Nele encontramos respostas para tudo. É necessário abraçar com renovada coragem também o que é difícil e penoso. O fácil, podemos deixar para quem não tem um objetivo na vida.” Ao celebrar seus 77 anos de Vida Religiosa Consagrada, pode elevar todo o seu ser, em ação de graças, pelas alegrias e perseverança, tendo presente seu primeiro sim.
Do seu interior agradecido brotava essas expressões de gratidão: “Obrigada, minha querida Congregação, por me acolher tão frágil e pequena, mas que me tornou grande e forte na vivência de tão belo e nobre Carisma de Unidade. A todas as Irmãs fica minha prece e reconhecimento por tudo o que recebi de cada uma. São José a todas cubra de muitas graças e benção”.


 Querida Ir. Helena! Somos profundamente agradecidas pela sua presença entre nós, pela sua dedicação e doação a serviço das Irmãs de São José. Obrigada pelo seu testemunho de vida e pela vida doada aos irmãos especialmente dos mais necessitados. Receba de Deus a coroa da vida doada neste mundo. Interceda, ali junto de Deus pelos seus familiares a quem tanto amou e que tanto amaram você. Olha com carinho para a nossa Província e Congregação, para que posamos continuar fiéis e coerentes com a vocação que recebemos. Olha para as pessoas amigas e conhecidas que sentem sua partida entre nós. Pede por nós junto de Maria, Jesus e José pelo fim desta pandemia que está causando tanta morte e dor no mundo todo.


Com sua saúde mais fragilizada e necessitando de cuidados mais específicos, passa a integrar a Comunidade São José do Patrocínio em 2016. Ali continua fazendo de sua vida um contínuo gesto de gratidão e entrega. Assumiu o “vem e segue-me” na radicalidade e doação. Aos poucos vai ao encontro Daquele que sempre foi a razão da sua vida e da sua missão. Faz sua última entrega no dia 16 de junho de 2021, contando com 94 de vida e 76 de Vida Religiosa Consagrada como Irmã de São José.


     Após missa na Capela Funerária Sagrada Família em Vacaria/RS, o corpo de Ir. Helena foi sepultado no jazigo das Irmãs de São José no Cemitério Municipal Santa Clara em Vacaria/RS.

 

                                        Vacaria/RS, 16 de junho de 2021.