Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Irmã Elpídia Magalhães

 02/09/1950     20/07/2013



 IRMÃ ELPÍDIA MAGALHAES

* Nascida: 02 de setembro de 1950
+ Falecimento: 20 de julho de 2013
“Senhor, com júbilo tudo vos dou!”

Este foi o lema que alimentou a vida religiosa de Irmã Elpídia Magalhães!
Ir Elpidia, nasceu na cidade de Garça, em São Paulo, no dia 02 de setembro de 1950. Era filha de José Joaquim Magalhães e Maria Xavier do Bonfim, que tiveram 11 filhos, dos quais Ir Elpídia é a 5ª filha.
Educada na fé e na devoção de Jesus, Maria e José, foi alimentando sua vida cristã pela oração e intimidade com o Senhor. Esta sua atitude foi semente onde germinou sua vocação!
Ingressou no Postulantado, na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, em Curitiba/PR, no dia 28 de janeiro de 1980. Em 10 de fevereiro de 1982 iniciou o Noviciado; fez sua Primeira Profissão no dia 19 de março de 1984 e sua Consagração Definitiva ao Senhor, no dia 20 de março de 1993.
Ir Elpidia manifestava grande amor e carinho para com seus familiares, mantendo contato com regular com os mesmos e partilhando com a comunidade suas dores e alegrias.
Amava profundamente sua Congregação e agradecia a Deus o dom de sua vocação e pertença a esta família religiosa, assim se expressando: “Sinto que o carisma de Comunhão da Irmã de São José vem de encontro com o que desejo para minha vida!”
Sua vida foi marcada pela simplicidade, humildade, doação e acolhida profunda de todas as pessoas que a ela se achegavam. Sabia escutar e dar uma palavra de ânimo no momento oportuno! Era portadora de muitas habilidades e tinha gosto em fazer as coisas bem feitas e no capricho. Tinha grande amor aos pobres e não media esforços no atendimento as necessidades dos mesmos. Por onde passava espalhava paz e serenidade. Cativava as pessoas pelo seu jeito de ser, pela sua paciência e dedicação incansável.
Ir Elpídia, semeou a unidade e a comunhão por onde passou: Comunidade Central, Lar dos Meninos São Luiz, Comunidade São José – Dourados/MS, Comunidade Bom Pastor, Miguel Calmon/BA e Comunidade Sagrada Família, Lapa/PR, atuando no Lar e Educandário São Vicente de Paulo, onde esteve por duas vezes.
De saúde frágil, Ir Elpídia sempre se esforçava no cuidado e controle regular para vencer suas dificuldades. Nos últimos dias apresentava algumas indisposições e buscava os cuidados médicos necessários, como qualquer outra pessoa. No dia 20, já com encaminhamento médico para Curitiba, nos surpreendeu partindo para a casa do Pai, repentinamente, aos 62 anos de idade e 32 de Vida Religiosa.

Ir Elpidia, de junto de Deus, interceda por todas nós suas co-irmãs, sua família, amigos e amigas, pelas crianças, idosas, funcionárias e diretoria do Lar e Educandário São Vicente de Paulo, onde deixou parte de seu coração. Interceda igualmente juntas às jovens vocacionadas para que tenham a coragem de dar o seu sim a Deus, como Irmãs de São José.
Agradecemos ao Deus Trindade pelo privilégio que tivemos de partilhar a vida com Irmã Elpídia e rogamos ao Senhor para que possamos testemunhar a alegria do Cristo Ressuscitado em nossa vida e missão.
ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu dizer
que alguém tivesse invocado vossa proteção e
implorado vosso auxílio e não fosse por vós atendido.
Com esta confiança, venho à vossa presença.
A vós com fervor me recomendo.
Enviai à Igreja vocações sacerdotais,
religiosas e leigas comprometidas
com a construção do Reino de Deus.
Olhai com solicitude para as nossas famílias
e comunidades, a fim de que guardemos,
com fidelidade, o dom da fé
e da consagração batismal,
que nos une a Cristo e nos coloca
a serviço do seu Reino.
Não desprezeis as minhas súplicas,
mas dignai-vos acolhê-las favoravelmente. Amém!
São José, rogai por nós!
topo voltar