Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Fale Conosco
Memorial Saudades
Helena Benetti

 06/10/1922     11/05/2021



 

Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

- Núcleo São José -

 

 

Nome Civil: Helena Benetti

Nome Religioso: Irmã Olga Francisca

 

* Nascimento: 06.10.22

+ Falecimento: 11.05.2011

 

 

 

Tomai e Comei, isto é meu Corpo.

Fazei isto em memória de mim”. (Mt 22,19)

 

 

Helena Benetti nasceu em 6 de outubro de 1922, em Sananduva/RS. Seus pais Ângelo Benetti e Catharina Guiotto, foram abençoados com nove filhos, cinco homens e quatro mulheres. Helena era a 5ª da família. A família, profundamente religiosa, engajada na comunidade e embasada nos princípios da fé, teve a graça de contar com três filhos que seguiram a vida religiosa, Frei Maurílio, na Ordem dos Capuchinhos, Ir. Maria Consuelo e Helena na Congregação das Irmãs de São José.

 

Nas conversas Helena expressava:

“Trago a lembrança da alegria e união vividos na família, para nós sempre era festa. Deus ocupava o primeiro lugar, rezávamos juntos todos os dias o terço e era reservado um momento para a música, por isso somos uma família de músicos. Entre nós havia muito respeito para com todas as pessoas; os pobres eram recebidos em nossa mesa como pessoas amigas da casa. O pai era o enfermeiro, professor e catequista da comunidade. A mãe era a parteira, atendia sempre com muito carinho e dedicação a todas as mulheres; ajudou a dar a luz a muitas crianças”.

 

Este ambiente foi favorável para o desabrochar e o cultivo da vocação de Helena. Sentindo o chamado de Deus para uma doação total de sua vida a Ele no serviço dos irmãos, respondeu generosamente e, no dia 25 de fevereiro de 1942 inicia a etapa de formação ingressando no postulado, no Convento São José de Garibaldi/RS; em 17 de outubro do mesmo ano, ingressa no noviciado e em 18 de outubro de 1943 realiza sua Primeira Profissão. Sentindo que esse era o caminho que Deus estava lhe chamando, assumiu de forma definitiva o compromisso com Deus a serviços dos irmãos, na Congregação das Irmãs de São José, no dia 23 de fevereiro de 1949.

 

Ir. Helena exerceu, com carinho, a profissão de educadora nas seguintes Comunidades: Porto Alegre, Vacaria, Paim Filho, Sananduva, Maximiliano de Almeida Passo Fundo, Esmeralda e Ipê, todas aqui no RS e dizia: “As alegrias na minha vida foram muitas, mas a maior, foi exercer minha missão por 45 anos numa sala de aula cheia de crianças, isso me dava vida. Agora, com a idade que tenho, procuro, como Irmã de São José, viver a simplicidade e fazer da melhor forma todo os serviços a mim confiados, isto me dá muita alegria. Procuro cultivar minhas devoções

 

 

particulares ao Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora do Bom Conselho, São José e o Anjo da Guarda, meu conselheiro. Rezo todos os dias e procuro ficar informada da realidade, colocando-a nas mãos de Deus. Para nós todas, Irmãs de São José, vamos viver com muita coragem e fé. Ele está sempre a nossa frente e o mais belo momento da vida, o mais rico, é saber viver o momento presente. Agradeço a Deus as graças e tudo o que recebi dos meus pais, da família, da comunidade e da Congregação. A Trindade Santa e o Deus vivo guiaram minha história; a Jesus, por todas as graças recebidas, ao Espírito Santo que me sustentou em minha missão e por ele ser a fonte de paz, alegria e comunhão”.

 

Tinha grande devoção a Nossa Senhora e São José. Foi para nós exemplo de fé, paciência e acolhida da vontade de Deus. Buscava estar informada a respeito da Congregação, Vida Religiosa e da realidade que a cercava. Sentia-se feliz e realizada como Irmã de São José.

 

Tomai e Comei, isto é meu Corpo. Fazei isto em memória de mim. (Mt 22,19)

Com suas forças diminuindo, em 2017 passa a residir na Comunidade do Patrocínio em Vacaria/RS, para facilitar a locomoção e o atendimento necessário. Continuou sendo uma presença leve, tranquila e feliz e, nesta felicidade, parte para junto de Deus no dia 11 de maio contando com 98 anos e 77 anos de Vida Religiosa Consagrada como Irmã se São José.

 

Ir. Helena, obrigada por sua longa vida colocada a serviço do Reino de Deus e vivida como verdadeira Irmã de São José. Intercede por todas nós, por teus familiares a quem tanto amava e todas as pessoas que passaram por sua vida. Pede junto de Deus, vocações para a Igreja, para a Congregação e para boas famílias. Interceda, junto de Deus pelo fim da pandemia, doença esta que está deixando muitas marcas de tristeza, dor e sofrimento nas famílias

 

Após missa de corpo presente na Capela Funerária Sagrada Família, o corpo de Ir. Helena foi sepultado no Jazigo das Irmãs de São José, no Cemitério Santa Clara em Vacaria/RS.

 

 

 

 

 

 

Vacaria/RS, 11 de maio de 2021.