Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Fale Conosco
Memorial Saudades
Irmã Helena Dalcin

 19/10/1923     29/04/2021



“Tudo posso naquele que me fortalece.” (Fil 4,13)

Irmã Helena nasceu no dia 19 de outubro de 1923 em Júlio de Castilhos/RS. Seus pais, Antonio Dalcin e Maria Ferraro, pessoas de fé e trabalho, deixaram como herança aos filhos a vivência da alegria, da luta e da honestidade. Sabiam respeitá-los na escolha de sua vocação e profissão.

Irmã Helena confessa que ao sentir-se chamada a seguir Jesus Cristo na Vida Religiosa Consagrada, foi totalmente apoiada e incentivada pela família. Assim decidida, fez o primeiro engajamento na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no dia 27 de outubro de 1946.

E ao assumir a Vida Religiosa como Irmã de São José, escolheu como frase força que a sustentava nos momentos difíceis da vida: “Jesus Cristo é o Senhor da minha vida”. E por causa de Jesus dedicou-se, com generosidade, ao serviço das pessoas dando preferência aos doentes, pobres e famílias necessitadas. Como Atendente de Enfermagem, trabalhou nos hospitais de: Veranópolis, Concórdia, Lagoa Vermelha e por 30 anos dedicou sua vida e missão no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre.

Aproveitava das oportunidades que lhe eram oferecidas para aprofundar seus conhecimentos e sua fé. Fez cursos de Teologia Básica, Corte e Costura e Relações Humanas.

Ao completar 60 anos de Vida Religiosa Consagrada, Irmã Helena Dalcin expressou todo seu agradecimento à Família, à Congregação e a todas as Irmãs com quem ela tinha convivido durante os anos de Vida Religiosa. Era uma das caraterísticas de sua vida dizer: “Obrigada de coração”!

Irmã Helena acolhia com carinho as pessoas; era calma e o sorriso era constante.

Era zelosa no serviço de animação vocacional. Encorajava as jovens a serem felizes na Vida Religiosa. E dizia-lhes com convicção: “Jovem, se Deus te chama, não digas ‘Não’”!

Gostava de rezar assim: “Senhor, que minha vida seja uma eterna Ação de Graças por tudo o que recebi de vossas mãos benditas e que tudo seja um contínuo renascer espiritual”.

Foram várias as comunidades e lugares que Irmã Helena marcou com seu amor, alegria, simplicidade de vida e com suas palavras de encorajamento. Guardava grande afeição às Irmãs com quem vivera nas Comunidades Religiosas.

Em 2010, Irmã Helena Dalcin, depois de uma vida de doação e sacrifícios, mas também de conquistas e sonhos realizados, passou a residir na Comunidade da Betânia, em Garibaldi, onde aproveitava o tempo para rezar, ler e servir as Irmãs naquilo que suas forças lhe permitiam.

No dia 29 de abril, depois de um período com saúde fragilizada, Deus a acolheu no seu Reino de amor e de paz eterna.

Irmã Helena tinha 97 anos de existência e 74 de Vida Religiosa Consagrada.

Garibaldi, 30 de abril de 2021.