Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Fale Conosco
Memorial Saudades
Rosa Helena Torquetto

 30/03/1935     06/11/2020



Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

- NÚCLEO SÃO JOSÉ –

                                            Nome Civil: Veneranda Torcheto

                                            Nome Religioso: Ir. Rosa Helena Torcheto

 

                                         * Nascimento: 30 de março de 1935

                                           + Falecimento: 06/11/2020

 

“Eu estou em meio a vós como aquele que serve.” (Lc 22,27)


Na Linha Paranaguá, interior de Nova Roma do Sul, aos 30 de março de 1935, nasce a menina que recebeu o nome de Veneranda, filha do casal Domingos Torcheto e Joana Barea Torcheto.


            Os avós, pessoas muito católicas, vindos da Itália viajaram alojados nos porões dos navios, passando todas as necessidades, sofrimentos e dificuldades após a chegada ao Brasil. Foi uma época muito difícil e de grandes provações. Os pais, profundamente cristãos orientaram os filhos para os verdadeiros valores. Para tudo tinham ensinamentos de respeito, coragem e perdão para com todos, e acima de tudo, amor a Deus Pai, Nossa Senhora e todos os santos.  Com 4 anos de idade, Veneranda, estava pronta para a Primeira Eucaristia sabendo todas as orações do catecismo, orações estas aprendidas com a família e com a catequista. Quando tudo parecia estar andando bem na vida da família simples e humilde, o pai parte de surpresa para a casa do Pai, nos seus 42 anos de idade, deixando para a responsabilidade da mãe a tarefa de criar e educar os 11 filhos, sendo Veneranda, a mais velha dos irmãos. Foi um tempo de muito trabalho, dor e entre ajuda, contando sempre com o apoio dos avós.


            Na adolescência, por falta de catequistas, Veneranda assumiu na comunidade, a tarefa de preparar as crianças para a primeira eucaristia e crisma, juntamente com as Irmãs Luisa Aimée e Celestina Erthal, que muito a ajudaram. Nesta convivência, foi despertando a vocação para ser e viver como as Irmãs de São José, todas voltadas para o próximo. Passou a morar com elas, preparando-se para o postulado.


             Seguiu para o Convento São José, em Garibaldi e iniciou a etapa do postulado no dia 18 de fevereiro de 1953, o Noviciado no dia 15 de dezembro do mesmo ano; fazendo sua Primeira Profissão no dia 18 de dezembro de 1955, recebendo o nome de Ir. Rosa Helena e, com vontade de seguir Jesus como consagrada para a vida toda, faz sua entrega definitiva a Deus e aos irmãos, no dia 29 de janeiro de 1961. As etapas de formação, foram muito ricas e guardou com amor e reponsabilidade os ensinamentos recebidos.


            Partindo para a missão dedicou toda a sua experiência e formação recebidas como professora nas Escolas de Marcelino Ramos, Sananduva e Vacaria, sempre em sala de aula e alguns anos na Coordenadoria de Educação como Delegada Adjunta. Por longos anos dedicou tempo, experiências e vida nos bairros da cidade de Vacaria, visitando famílias, na catequese, liturgia e em tudo o que podia ser uma presença da ajuda e apoio aos mais necessitados através de projetos da Província.


             Ir. Rosa Helena sempre se sentiu feliz e realizada na sua opção de vida, como Religiosa engajada e comprometida na promoção do irmão.


             Sempre teve como meta um questionamento: “Por que Deus deu-me esta vida?” Queria deixar uma marca nas pessoas por onde passava.   Dizia ser e se sentir feliz e realizada como Irmã de São José. Nos anos que ainda lhe restavam, quis continuar fazendo o que sempre fez, com alegria, coragem e desprendimento inserida nos meios populares.


           Desejava que a querida congregação crescesse em número, santidade e perseverasse por longos séculos para o bem e crescimento do Reino de Deus.


           Rezava: “Deus Pai, Filho e Espírito Santo ilumine cada Irmã de São José espalhadas pelo mundo e São José a todas proteja e conduza para os melhores caminhos.”


            Com a saúde debilitada e precisando de maiores cuidados, precisou deixar o bairro onde por muitos anos residiu e ajudou tantas pessoas e passou a residir na Comunidade São José do Patrocínio em Vacaria.


            Ir. Rosa Helena sempre teve um olhar carinhoso e atencioso aos mais pobres e necessitados, bem como sempre participou e contribuiu em todos os aspectos e necessidades da Província.


Entregou-se aos braços do Pai de forma tranquila, na presença de Irmãs e enfermeira, que davam o apoio e a segurança necessária para fazer essa travessia. No dia 06 de novembro de 2020, fez essa travessia definitiva para Deus. Tinha 85 anos de vida e 65 anos de Vida Religiosa Consagrada como Irmã de São José.


Ir. Rosa Helena, obrigada por sua vida e testemunho como Irmã de São José. Obrigada pelo serviço prestado à serviço dos irmãos necessitados, obrigada por ter sido Irmã de São José. Junto de Deus olhe e interceda pela sua família, pelas pessoas amigas e todas nós Irmãs de sua Congregação e nos ajude a vivermos nossas travessias de forma coerente e comprometida com o carisma de unidade. Descanse na paz do Senhor e saboreie eternamente o estar com Jesus.


            O corpo de Ir. Rosa Helena, foi velado na Capela da Funerária Sagrada Família em Vacaria/RS e após missa de corpo presente foi sepultado no Jazigo das Irmãs de São José no cemitério Municipal Santa Clara em Vacaria /RS.

                                                                                                        Vacaria, 07 de novembro de 2020