Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Fale Conosco
Memorial Saudades
Gemma Boza

 07/12/1920     15/03/2020



CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY

                         NÚCLEO BOM PASTOR

 

                                                                                                                           IRMÃ GEMMA BOZA

                                                                                                                                                                  (IRMÃ  ASSUNTA)

 

                                                                                                                                         * Nascida:  dia 07 de dezembro de 1920

                                                                                                                                             + Falecida: dia 15 de março de 2020

 

“Aqueles que esperam no Senhor renovam forças. Voam alto como águias. Correm e ficam exaustos, andam e não se cansam. (Is. 40, 31)

  

 Gemma nasceu em Santa Felicidade/Curitiba/PR, no dia 07 de dezembro de 1920. Era filha de Gotardo Boza e Catharina Bonato Boza. Sendo de família cristã foi batizada no dia 26 de dezembro de 1920, na Paróquia São José, em Santa Felicidade/Curitiba/PR. De família, profundamente, religiosa, formada desde pequena nos valores do Evangelho, amou muito Jesus, Maria e José. Cada dia, sentia a necessidade de estar em sintonia com a Trindade Santa, na oração. Seu testemunho de vida foi de uma mensageira do grande amor de Deus em suas relações com suas Irmãs nas várias comunidades e na convivência com as pessoas. O Senhor a agraciou com muitos dons e com o chamado para ser sua discípula, seguindo-O na Vida religiosa consagrada. Na oração, na escuta da Palavra de Deus e no discernimento fez a sua opção, com generosidade e alegria, ao amor de Deus que a chamava para ser sua, na consagração.


          No dia 14 de abril de 1936, Gemma ingressou na Congregação das Irmãs São José de Chambéry, Curitiba/PR, no Postulado. Em 25 de janeiro de 1937, iniciou o Noviciado. Irmã Gemma, com imenso amor a Jesus, fez a sua entrega na Primeira Profissão, no dia 29 de janeiro de 1938, recebendo o nome de Irmã Assunta, e confirmou, com generosidade e um amor imenso, a sua Consagração Definitiva, no dia 29 de janeiro de 1943.


Irmã Gemma, na sua trajetória missionária, foi um exemplo de dedicação, disponibilidade, carinho e cuidado nas diversas atividades e nas seguintes Comunidades: Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Curitiba/PR; Instituto Social São José/Petrópolis/RJ; Orfanato São José, Curitiba/PR; Educandário Santa Terezinha/Rio Negrinho/SC; Colégio São José, na Lapa/PR; Noviciado Pe. Médaille, em Curitiba/PR; Casa de Pré/Formação, Umuarama/PR; Casa de Formação, Curitiba/PR; Lar São José, Curitiba/PR; Comunidade Central, Curitiba/PR; E, finalmente, em 2012, na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, para tratamento da saúde. Na simplicidade e cordial caridade, presenteava suas Irmãs e todas as pessoas com um sorriso, com uma boa palavra, com sua amizade. Como poetisa, gostava de compor poesias e depois se alegrava em recitá-las para as Irmãs.

 

Esta é uma das poesias que ela declamou até seus últimos dias:

 

Saudade palavra doce que traduz tanto amargor

saudade é como se fosse um espinho beijando a flor

nestas três palavras há de caber toda uma canção

bendita a dor da saudade que faz bem ao coração.

 

Depoimentos de nossas Irmãs:

 

1º Querida Irmã Gemma, Você foi para Deus e para nós e para a humanidade muito preciosa, única e especial, irradiava paz, alegria, ternura. Encantava com seu cantar e seu existir. Foi uma pessoa sábia, dedicada; possuía uma fé profunda, testemunho vivo de doação, de solidariedade. Viveu, plenamente, o tempo presente com a graça do Espírito Santo.

 

 

.2º Irmã Gemma foi uma verdadeira Irmã de São José, uma pessoa de oração viveu nossa Espiritualidade e Carisma. Deixou transparecer em sua vida, a paz, a harmonia interior. Viveu de maneira simples, responsável, alegre com a vida. Aceitava seus limites suas fraquezas e sabia pedir perdão. Somos gratas por seu exemplo de vida e pelo grande amor aos familiares, à Província, à Igreja, à Humanidade e por cada Irmã.

         

3º Você, Irmã Gemma, por ser uma pessoa especial me cativou e também a minha família. Percebia que era feliz e realizada em sua vocação. Participei dos Encontros vocacionais que ela realizou em minha Paróquia, Douradina/PR. O jeito que falava sobre o seguimento de Jesus, do Carisma de Comunhão e Unidade nos encantava e nos motivava a continuar descobrindo a nossa vocação. Irmã Gemma nos deixou um grande testemunho de vida sintonizada com o Senhor e de Serviço na edificação do Reino de Deus. Obrigada, Irmã Gemma, por ser um sinal de Deus no mundo e por todas as marcas positivas que você deixou em minha vida, na minha família e na vida de todas as pessoas que fizeram parte de sua existência.

 

4º Trabalhei com Ir. Gemma, no Orfanato São José em Curitiba. Senti o quanto as meninas a amavam e a consideravam como sua mãe querida. Era uma religiosa firme e carinhosa na formação e no trabalho. Ela, com sua presença, gestos e palavras, deixou marcas profundas na vida das meninas e em todas as pessoas que tiveram oportunidade de conviver com uma Irmã fiel, doada e disponível. Irmã Gemma nos ajudava a prosseguir, corajosamente, na caminhada de Fé, de esperança, de oração e no trabalho, num ambiente de alegria. Era, imensamente, grata com as visitas dos familiares, das Irmãs e tinha um carinho especial pelas Irmãs e enfermeiras e pelo médico atendente.

 

          As Irmãs da Província, seus familiares e todas as pessoas que a conheceram admiravam a sua vida e agradecem, querida Irmã Gemma, sua presença amorosa entre nós e todo o bem que você realizou à Igreja, à Congregação, à Família e à Humanidade. Fazia tudo para a maior glória de Deus! Amava cantar: “ Mãezinha do céu eu não sei rezar, só sei dizer quero te amar.”

Irmã Gemma era muito simples, aberta, caridosa e piedosa. A Trindade Santa, Jesus, Maria e José, a quem estava sempre sintonizada, eram uma presença constante em sua vida e missão. Querida Irmã Gemma nos deixa o testemunho da vivência de Nossa Espiritualidade e do Carisma de Unidade e Comunhão.

 

          Deus a amou desde toda a Eternidade, agraciando-a com dom da vida. Escolheu-a, através do chamado à vida religiosa consagrada, para ser sua discípula missionária. Tendo vivido o Projeto de Jesus de uma forma plena, a Trindade Santa, acolhe em seus braços amorosos a sua filha amada Irmã Gemma com 99 anos de idade e com 82 anos de vida religiosa consagrada, para contemplar a face do Pai e cantar as alegrias eternas da Ressurreição, junto com São José, Maria Santíssima e toda a Corte Celeste. Na contemplação da Face do Pai, lembre-se de suas coirmãs para que sejam fiéis no cumprimento do projeto de Deus.



ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu dizer

que alguém tivesse invocado

vossa proteção e implorado vosso auxílio

e não fosse por vós atendido/a.

Com esta confiança, dirigimo-nos à vossa presença.

A vós com fervor nos recomendamos.

Enviai à Igreja, vocações sacerdotais,

Religiosas e leigas comprometidas

Com a construção do Reino de Deus.

Olhai, com solicitude, para as nossas famílias e

Comunidades, a fim de que guardemos,

com fidelidade, o dom da fé e da consagração batismal,

que nos une a Cristo e nos coloca a serviço do seu Reino.

Não desprezeis as nossas súplicas,

mas dignai-vos acolhê-las favoravelmente. Amém!