Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Fale Conosco
Memorial Saudades
Lucia Vian

 21/03/1931     19/02/2020



Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

Núcleo São José -

                                      

                                                  Nome civil: Adelma Maria Vian

                                                                                         Nome Religioso: Ir. Lúcia de Jesus

 

                                                                            * Nascimento: 21/03/1931

                                                                            + Falecimento: 19/02/2020

 

 

                       “Tudo posso Naquele que me fortalece”. (Fil 4,13)

 

Adelma Maria Vian, nasceu no dia 21 de março de 1931, em Imigrante, pertencente a Garibaldi/RS. Filha de Isidoro Serafin Vian e de Margarida Gianni Vian. Lucia cresceu numa família cristã praticante de valores evangélicos. Dentre os nove irmãos, um se tornou sacerdote capuchinho e Adelma, religiosa. Fez seus estudos primários na comunidade e arredores.

 

 Iniciou sua caminhada rumo à Vida Religiosa no Convento São José em Garibaldi/RS. Entrou com 9 anos de idade e nesta época, dizia não ter ideia clara sobre a vocação, mas lembrava da alegria ao se encontrar com os tios freis e tia Irmã, que visitavam os pais no período de férias. O que mais marcava era a alegria, os cantos, a oração em família e a boa relação e convivência familiar. Este testemunho, foi decisivo para que Adelma se sentisse motivada a fazer sua caminhada vocacional e assim, foi admitida ao Postulado no dia 25 de fevereiro de 1949, entrando ao Noviciado no dia 18 de outubro do mesmo ano, fazendo sua Primeira Profissão Religiosa, no dia 19 de outubro de 1951, onde passa a ser chamada de Lúcia de Jesus, e a entrega definitiva a Deus e aos irmãos como Irmã de São José, a fez no dia 11 de fevereiro de 1957.

 

Ir. Lúcia fez o curso de Pedagogia e especializou-se em supervisão escolar. Teve a oportunidade de fazer um curso de Espiritualidade na França durante 35 dias, bem como outros encontros de formação permanente. Era uma pessoa que rezava e lia muito.         

 

Ir. Lúcia atou muito tempo na educação, como grande, exímia e competente educadora. Iniciou suas atividades no Colégio Sevigné em Porto Alegre/RS, como alfabetizadora, encantando pais e estudantes pela competência e desempenho. Depois trabalhou por mais 19 anos como alfabetizadora e professora de didática no curso do Magistério em Vacaria/RS e deu continuidade a essa missão em Lagoa Vermelha/RS, por mais 20 anos, neste período, acompanhava também as estagiárias do Curso Normal com atenção, carinho e muito respeito.

 

Além das atividades profissionais, atuou em diferentes grupos onde se sentia feliz, incentivada, realizada e sempre valorizada pelas famílias e pelas Irmãs onde vivia. Acompanhou por alguns anos o Grupo de Leigos e Leigas do Pequeno Projeto em Vacaria/RS, deu aulas de Francês, a pedido de pessoas adultas e jovens, interessadas. Sempre contribuía com o bem-estar do ambiente onde vivia, ajudando na limpeza e organização da casa, vivendo a Espiritualidade em tudo o que fazia.

 

Ir. Lúcia, se sentia imensamente agradecida pela vida que recebeu de Deus e pela presença deste Deus em sua vida. Tinha um coração agradecido em relação à Congregação que proporcionou os meios necessários para o crescimento em todos os aspectos que envolviam sua caminhada. Vivia intensamente o momento presente de forma mais plena e feliz, colocando na misericórdia de Deus as situações nem sempre compreendidas e as difíceis, principalmente onde percebia a falta de unidade nas comunidades por onde passou.

 

Ir. Lúcia, buscava forças na Palavra de Deus e bebia das fontes dos Textos da Congregação, principalmente onde fala do seguimento de Jesus Cristo. Sabia que tudo podia, Naquele que a confortava, conforme texto de Filipenses. O Salmo 22, que fala do Bom Pastor, também era uma força muito grande em sua vida, pois tendo o Senhor como Pastor, nada faltava em sua vida. Espelhava-se no evangelho do Bom Samaritano para iluminar sua missão junto às pessoas que mais necessitavam. Essa intimidade com Deus, fez com que se sentisse sempre fortalecida na caminhada da Vida Religiosa. Muito sensível e atenta ao testemunho das Irmãs e às suas necessidades, procurava nas pequenas atitudes e atividades fazer a vontade de Deus. Teve um carinho muito grande pelas vocacionadas e sempre dizia para que cada uma se preparasse cultural e espiritualmente, a fim de assumir com coerência e comprometimento a vocação a que Deus as convidava. Sonhava e desejava que, como Província e Congregação, vivêssemos a Unidade desejada, sonhada e proposta pelo Fundador. Que todas pudéssemos nos empenhar diante dos diferentes clamores do povo, por justiça, igualdade, solidariedade, sustentabilidade e partilha.

 

Devido a sua saúde debilitada e necessitando de maior atenção e cuidados, passa a integrar a Comunidade São José do Patrocínio em fevereiro de 2018. Nos últimos dias ficou internada, no Hospital Nossa Senhora da Oliveira – Vacaria/RS, sempre foi acompanhada de perto pela presença, carinho e companhia das Irmãs.

 

Obrigada, Ir. Lúcia por termos tido o privilégio de conviver com sua pessoa sempre muito delicada em suas atitudes e gestos, pessoa tranquila, feliz, realizada. Obrigada pelo seu testemunho de vida silencioso. Obrigada por ter sido nossa Irmã. Junto de Deus, continue olhando por cada uma de nós, Irmãs de São José, a fim de que possamos ser fiéis e coerentes com nossa vocação. Olha pelos seus familiares que sempre a quiseram bem e sentem sua falta. Continue intercedendo por todo este povo de Deus, que deseja e clama por vida e justiça. Quantas normalistas devem lembrar dos seus passos leves se achegando a cada uma e a voz suave para orientar, com seu corpo ligeiramente debruçado sobre as necessidades de cada uma. Gratidão, Ir. Lúcia por estas marcas!

 

Ir. Lúcia, parte para junto Daquele que sempre a acompanhou e confortou, na madrugada do dia 19 de fevereiro de 2020, contando com 88 anos de vida e 68 anos de Vida Religiosa Consagrada como Irmã de São José.

 

O corpo foi velado na Capela Sagrada Família em Vacaria e após a missa, Ir. Lúcia foi sepultada no Jazigo das Irmãs de São José, no Cemitério Santa Clara em Vacaria.

 

 

Vacaria, 19 de fevereiro de 2020.