Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Sabina Miglia Vacca

 16/06/1928     19/01/2020



Provincia da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

- NÚCLEO SÃO JOSÉ -

 

 


                                                     Nome Civil: Sabina Miglia Vacca

                                                     Nome Religioso: Irmã Joana D’Arc

                                                 

                                                    * Nascimento: 16/06/1928

                                                    + Falecimento:19/01/2020

 

       

                                      “Vinde e vede...” (Jo 1,39)

 

 

 

Lá em Vila Flores, então município de Veranópolis, do casal João Miglia Vacca e Luisa Flora Rampi Miglia Vacca, nasce, em 16 de junho de 1928, a filha Sabina. Família constituída de 13 irmãos, sendo Sabina, a primogênita. Como bons entendedores da agricultura, dedicaram a vida na roça, cultivando arroz, milho, trigo e outros tantos produtos, bem como criação de animais domésticos, necessários para o sustento de tão numerosa prole.


De família profundamente católica, os valores cristãos sempre ocupavam um espaço sagrado, participavam na comunidade, sendo na sua maioria habitada por poloneses de bons princípios e incentivadores nos bons costumes e cultura.


                 Frequentemente recebiam a visita de três tias, também religiosas de São José. Sua presença simples, piedosa e desprendida despertava a atenção de Sabina. Recebendo o convite para seguir Jesus Cristo como Irmã de São José, respondeu com seu sim, seguindo para o juvenato no Convento São José em Garibaldi/RS e no dia 25 de fevereiro de 1949, inicia a etapa de formação como postulante,  em 18 de outubro do mesmo ano, é admitida ao noviciado, vindo a fazer sua primeira profissão religiosa no dia 19 de outubro de 1951 e a sua consagração definitiva ao Senhor e aos irmãos, no dia 11 de fevereiro de 1957. Sempre gostou do tempo de formação porque tudo era bonito e diferente da realidade “no mundo” que vivia. Com suas colegas de formação, que eram muitas, procuravam ser fiéis a todas as orientações dadas pelas mestras, a fim de dar um sim bem decidido e para sempre.


                Após sua profissão religiosa, foi enviada em missão em Marcelino Ramos, Ibiraiaras, Porto Alegre, Maximiliano de Almeida, Vacaria no RS, Seara, Faxinal dos Guedes em SC e na Bahia. Por muitos anos foi alfabetizadora e atuou em diferentes pastorais onde se fazia necessária a presença de uma Irmã.


          Em sua vida e missão. Buscava força e orientação em nossos documentos e na Palavra de Deus, fazendo sempre a experiência do “Vinde e vede” proposto por Jesus no evangelho de João 1, 39, saboreando o estar com Jesus. Gostava de rezar a partir dos Evangelhos, das Carta aos Gálatas e a I Carta aos Coríntios.


A Vida Religiosa tem sido seu berço e fundamento para melhor estar com o Mestre Jesus em todos os momentos, fáceis e difíceis da vida.


               Em relação à Congregação dizia: “Devo muita gratidão à Congregação que me acolheu e tudo o que fez para minha formação e saúde. Sou grata a todas as pessoas que me ajudaram e estiveram ao meu lado pelo exemplo, orientação e presença amiga”.


          Com suas forças diminuindo e necessitando de maiores cuidados para sua saúde, em 2015 foi transferida para a Comunidade São José do Patrocínio em Vacaria/RS. Fazendo a cada dia a entrega de sua vida, seu ser e sua vontade ao plano e amor de Deus.


          Ir. sabina sempre teve um grande amor e cuidado com as pessoas mais necessitadas, tinha olhar voltado para suas realidades e necessidades. Mesmo tendo necessidade de acompanhamentos médicos, não deixou de assumir missão junto ao povo de Posto da Mata na Bahia.


          Esteve lúcida e atenta até o fim. Entregou-se aos braços do Pai de forma tranquila, na presença de Irmãs e enfermeira, que davam o apoio e a segurança necessária para fazer essa travessia. Ontem, dia 19 de janeiro de 2020, fez essa travessia, agradecendo a Deus por tudo. Tinha 91de vida e 68 anos de Vida Religiosa consagrada como Irmã de São José.


          Ir. Sabina, obrigada por sua vida e testemunho como Irmã de São José. Obrigada pelo serviço prestado à serviço dos irmãos necessitados, obrigada por ter sido Irmã de São José. Junto de Deus olhe e interceda pela sua família, pelas pessoas amigas e todas nós Irmãs de sua Congregação que sentimos a sua partida e nos ajude a vivermos nossas travessias de forma coerente e comprometida com o carisma da unidade. Descanse na paz do Senhor e saboreie eternamente o estar com Jesus, o vinde e vede. 


          O corpo de Ir. Sabina foi velado na Capela da Funerária Sagrada Família em Vacaria/RS e após missa de corpo presente foi sepultado no Jazigo das Irmãs de São José no cemitério Municipal Santa Clara em Vacaria /RS.

 


Vacaria/RS, 19 de janeiro de 2020.

topo voltar