Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Jacinta Borsoi

 05/11/1933     26/10/2019



Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

Núcleo Caminho Novo

                                                                                   

                                                                                     IRMÃ JACINTA BORSOI

                                                                                                                                      * 05/11/1933

                                                                                                                                      + 26/10/2019

 

 

Irmã Jacinta Borsoi nasceu em Garibaldi no dia 5 de Novembro de 1933. Filha de Antonio  Borsoi e Anita Botega Borsoi. Os pais, oriundos de Vicensa, Itália, trouxeram consigo a Fé como principal herança, a qual fazia deles verdadeiros cristãos praticantes. A reza do terço era uma prática diária em família. Todas as noites, de joelhos, juntamente com os pais, os filhos aprenderam a oração, o amor entre os irmãos e amor à Igreja. Assim como Ir. Jacinta, outras duas irmãs seguiram a Vida Religiosa como Irmãs de São José: Ir. Angela e Ir. Elisa.


Muito cedo Irmã Jacinta foi levada a pia batismal, onde recebeu a Fé. Aos 9 anos de idade já perguntava aos pais se podia ser uma Irmã de São José. Os pais respondiam dizendo que devia rezar muito. Aos 14 anos, entrou no juvenato em Garibaldi. Apesar das saudades que muitas vezes a fazia chorar, prosseguiu firme no desejo de ser de Jesus, como costumava dizer. No dia 16 de dezembro de 1953 fez seus primeiros votos, consagrando sua vida a Deus.


Ao celebrar seus 50 anos de Consagração a Deus, assim Jacinta se expressou: “Ainda recordo da alegria que senti quando ao pronunciar o meu SIM total a Deus no início de minha vida religiosa. Gostava de dizer: Senhor, de agora em diante, sou toda sua”.


Sua primeira comunidade religiosa foi em Pelotas, onde se dedicou com muito amor por 5 anos  como cozinheira , preparando  alimentação para as irmãs daquela grande comunidade.


Desejosa de trabalhar mais diretamente com as pessoa, pediu às superioras para fazer cursos na área da psicologia e muito aprendeu com Ir. Luiza Antonieta a quem auxiliou por muitos anos.


Irmã Jacinta não descuidava a oração. Sempre dizia: a oração é vida para mim; é força em todos os momentos; é alimento de minha fé e de minha resposta ao Senhor que me chama a viver o Carisma de Comunhão.


A frase Bíblica de sua preferência era aquela que Jesus falou: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Pois estava convicta de que seguindo Jesus Cristo, estava no caminho certo. Sendo verdadeira, seria justa e teria a consciência tranquila; porque Jesus é Vida e quer que tenhamos vida em plenitude.


Ainda por ocasião de seus 50 anos de Vida Religiosa, quis deixar esta mensagem para as Irmãs. Assim se expressou: “Irmãs, por mais difícil que seja a caminhada, como mulheres consagradas, vivendo a entrega total a Deus e aos irmãos e irmãs, na fé, é algo de belo e profundo a que nada se pode comparar”. Nesta felicidade enraizada no Cristo, poderemos ser as criaturas mais felizes. Na minha vida, passei por altos e baixos. A cada dia, para mim, é um recomeçar, uma realização, nunca uma perda. Nisso, até a saúde ganha. Sou feliz. Por isso digo: “Obrigada Deus e a quem me ajudou”. 


Com essas palavras, no dia 26 de Outubro, de 2019, Ir. Jacinta, depois de alguns anos sendo cuidada pelas irmãs e enfermeiras, na comunidade da Betânia, disse seu até logo, e foi morar nos braços de Deus amoroso e misericordioso a quem procurou em vida servir com muito amor e doação.


Agora querida Irmã Jacinta, olha e reza por teus familiares e pela Congregação onde viveste a vida, servindo a Deus e aos Irmãos, e por todas as pessoas com quem compartilhaste a vida e os dons.  Descanse em paz.

 

                                                                                                                                      Garibaldi, 27 de outubro de 2019









topo voltar