Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Lourdes Theresinha Sangali

 01/03/1928     16/10/2019



PROVÍNCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

Núcleo São José 

 

                                                            Irmã Lourdes Therezinha Sangali

                                                                                                      Nome Religioso: Irmã Emilda

 

                                                                                                                      *   01/03/1928

                                                                                                                      +  16 /10/2019

 

 

             “Em tudo amar e servir.”

 

De Irmã Lourdes Therezinha Sangali, pode-se dizer o que Paulo Apóstolo nos fala em sua 1ª carta aos Coríntios: “O amor é paciente, serviçal, tudo desculpa, tudo crê, espera e suporta” (1Cor 13,4-7).


Lourdes Therezinha nasceu em Veranópolis/RS, em 1º de março de 1928, sendo seus pais Luiz Sangali e Assumpta Sperandio. Família profundamente cristã. Trabalho, oração, boas relações com os vizinhos e parentes, valores, obediência e respeito a todos, foram características fortes e sempre presentes na vida diária da família Sangali. Nesse ambiente familiar, harmonioso e de fé, Lourdes Therezinha passou seus primeiros anos de vida, sempre cercada do amor e carinho dos pais e irmãos. O Senhor, a quem amava sobre todas as coisas, se fez ouvir muito cedo. Sentiu-se “convidada” a segui-lo mais de perto, junto a outras tantas jovens em formação para a vida religiosa. Tudo era motivo de louvor e agradecimento, por tão grande dádiva de Deus! Na sua humildade, simplicidade, coragem, mas com profunda decisão, entregou logo sua vida ao Senhor, para que a conduzisse com fidelidade a tão nobre convite.


Sem duvidar, Lourdes Therezinha com o consentimento dos pais, ingressa no Postulado, no Convento São José, em Garibaldi, em 20 de fevereiro de 1944. Decidida e fervorosa, inicia o Noviciado em 17 de outubro do mesmo ano. Num desejo profundo de ser toda de Deus e do caro próximo, faz seus Votos Temporários em 19 de outubro de 1945 e após um período de experiência comunitária e apostólica, sentiu que o caminho certo era continuar na Vida Religiosa, fazendo, no dia 13 de janeiro de 1951, sua entrega total ao Senhor na Congregação das Irmãs de São José.


         Desenvolveu suas atividades apostólicas nas seguintes localidades: Escola São Pedro e São José em Pelotas, Escola São José em Vacaria, Ginásio Frei Gentil em Paim Filho, Escola Rainha da Paz em Lagoa Vermelha, Colégio Santa Teresinha em Sananduva, todas no RS.


         Nas escolas, junto aos professores, pais e alunas tem sido uma presença contagiante pela sua simplicidade, dedicação, coragem, perseverança e, sobretudo pela pessoa determinada e positiva. Sempre estava pronta para qualquer solicitação.


Não conheceu cansaço, comodismo, interesses próprios, obstáculos, porque em tudo, a pessoa do outro merecia o melhor de sua vida e dedicação. Amou ser educadora! Dedicou longos anos de sua vida na formação de tantas gerações, como professora, diretora, orientadora, supervisora e excelente pedagoga.  Passava para as pessoas, que com ela trabalhavam, muita coragem e força de vontade. Uma Irmã de São José simples, aniquilada, serviçal, pronta, toda de Deus. Sempre de poucas palavras, mas de ação constante pelo amor que tinha aos irmãos sedentos de saber e de amor. Seu zelo pela educação ia além do espaço onde trabalhava. Procurava atender as solicitações das Escolas Estaduais para palestras e orientações pedagógicas. Por longos anos esteve à frente da Associação das Escolas Católicas como representante da AEC na região.

 

Em seus escritos encontramos o que os professores diziam:

 “Irmã Lourdes Therezinha, soube dar testemunho de Jesus Cristo e colocar permanentemente a presença de Maria nas ações, como Educadora, conduzindo o trabalho na busca da transformação, com uma ação pedagógica forte, levando os professores à mudança, cativando os alunos e tratando os funcionários com amizade.”


      De 1981 a 1984, assumiu a missão de Coordenadora Provincial na então Província de Lagoa Vermelha/RS. Irmã Lourdes Therezinha destacou-se por um amor muito grande à Congregação e empenhou-se em viver a Cordial Caridade, para que acontecesse a Comunhão. Na comunidade era um exemplo de fidelidade, de busca constante do melhor, “do mais” ensinado por Pe. Médaille. Esquecia-se de si mesma, era toda para “o caro próximo”. Atendia e tratava a todas indistintamente, sem alterar-se e nem demostrar cansaço ou impaciência. Era incapaz de dizer algo que viesse a diminuir ou humilhar alguém. Seu lema “em tudo amar e servir” tornava-a disponível, pronta, atenciosa.


       Encontramos em seus escritos:Cada instante de meu viver seja uma afirmação de que Cristo é a razão de minha entrega. Coloco minha vida nas mãos do Senhor e agradeço os dons que me concedeu e peço-lhe que sua presença seja sempre mais forte e que com Ele eu realize seu Plano de Amor. Que eu ame, Senhor, com teu amor, minhas Irmãs e as pessoas com quem trabalho e me relaciono. O importante não é muito saber, mas saborear interiormente tudo”.


Sentindo-se limitada em suas forças passou a morar na comunidade São José do Patrocínio em vacaria/RS, onde por longos anos, dedicou-se à oração e à leitura.


                Irmã Therezinha Sangali, obrigada por tudo! Junto de Deus interceda por todas as pessoas que na vida receberam sua ajuda, orientação e o exemplo da Religiosa comprometida com o Reino. Somos eternamente reconhecidas pelas suas virtudes deixadas por onde passou. Acompanhe, com seu olhar bondoso, seus familiares por quem tinha uma grande estima e carinho, olhe por nós, Irmãs de São José e por todo o povo que se encontra enfraquecido e desorientado em seus valores. Receba o prêmio de todo o amor e serviço partilhado.  Fique na paz do Senhor!


No dia 16 de outubro, partiu para viver sua vida definitiva com Deus contando com 91 anos de idade e amanhã, dia 19, completaria, 74 anos de Vida Consagrada a Deus, como Irmã de São José.


Irmã Lourdes Therezinha, após missa de corpo presente realizada na Capela Funerária Sagrada Família, foi sepultada no Cemitério Municipal Santa Clara no jazigo das Irmãs de São José, em Vacaria/RS.

 

 

Vacaria/RS, 17 de outubro de 2019.

 

 

topo voltar