Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Rafaela Zin

 01/08/1923     22/08/2019



CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL                                       

  Núcleo São José              

                                                                                                                            

                                                                                             Nome Civil: Santa Anna Zin

                                                                                                                                    Nome Religioso: Irmã Rafaela


                                                                                                                                   *Nascimento: 1º/08/1923

                                                                                                                                   +Falecimento: 22/08/2019


 

                                                      “Não foram vocês que me escolheram,  mas fui eu que escolhi vocês.” (Jo 15,16)


 

Com muita alegria, o casal, Antônio Zin e Catherina Bordin residente em Flores da Cunha/RS, acolheu, no dia 1º de agosto de 1923 a filha Santa Anna Zin. A família constituía-se dos pais e mais 13 filhos, sendo sete homens e seis mulheres, dentre elas quatro se tornaram religiosas, todas Irmãs de São José. 


Nos seus escritos expressa: “Desde muito cedo senti vontade de ser Irmã de São José pois percebia o testemunho das Irmãs expresso na delicadeza, bondade, recolhimento, piedade nas celebrações da Eucaristia, sempre me edificaram e eu queria ser como elas”.


 Em 25 de fevereiro de 1924, ingressou no Convento São José em Garibaldi/RS como postulante. Ali fez seu noviciado, preparando-se para ser Irmã de São José. Fez sua entrega definitiva ao Senhor e aos irmãos no dia 22 de fevereiro de 1947. Continuou seu itinerário missionário exercendo enfermagem no Hospital Nossa Senhora de Lourdes, em Veranópolis, Bento Gonçalves, Caxias de Sul/RS e no Hospital São Pedro/BA. Marcou presença significativa na pastoral popular nas comunidades de Lagoa Vermelha, Cacique Doble e Vacaria.


Em 2010, passou a residir na Comunidade São José do Patrocínio em Vacaria/RS para maiores cuidados da saúde e ela assim se expressa: “Se tivesse saúde, gostaria demais estar trabalhando junto aos mais necessitados de vida e carinho. De nada reclamo e estou bem neste tempo da minha vida. Sei que estou me preparando para a última viagem. Só tenho que agradecer tanto amor e bondade das pessoas que cuidam de mim. Agora, nada posso fazer de trabalhos, mas rezo por todas e pelas necessidades da Congregação e vocações religiosas. Sei que para Deus tudo é possível e eu diante dele sou o que sou. Em minhas orações tenho sempre presente Jo 15 e 17. “Amemo-nos uns aos outros como Deus nos ama”. Sl 139 – O Bom Pastor.  Leio, medito e amo nossas Constituições, principalmente, o nº 6 que fala da nossa espiritualidade. Posso dizer, com alegria, que nunca me arrependi da escolha que fiz. Sempre amei a VR e nunca achei que devia abandoná-la por causa de sacrifícios ou exigências. Aprendi e coloquei em prática o apelo do Senhor: ‘Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi’. Agora que tenho todo o tempo para mim, rezo por vocês, queridas Irmã da Província, e também pelas jovens que querem seguir a nossa vocação de Irmã de São José.  Que nossas comunidades se abram para acolher jovens”.


Aquele que a escolheu, a chamou para junto de si, no dia 22 de agosto de 2019 contando com 96 anos de vida e 72 de Vida religiosa como Irmã de São José.

 

Receba, Ir Rafaela, a recompensa de todo o seu ser e de todo o serviço prestado em vida. Obrigada pelo seu testemunho de delicadeza, simplicidade, doação, silêncio, bondade. Seu ser falou muito mais do que suas palavras. Deus a acolha em seu Reino glorioso e definitivo.


Após missa de corpo presente celebrada na Capela da Funerária Sagrada Família, Ir. Rafaela foi sepultada no Jazigo das Irmãs de São José, no Cemitério Municipal Santa Clara em Vacaria/RS.

 

 

                                                                                                                                                                                      Vacaria/RS, 23 de agosto de 2019

 

 

 

 

 

               

 








topo voltar