Vidas que Inspiram
TEREZINHA MERCEDES BREDA
Nasceu em Pulador, distrito de Guaporé – RS, hoje União da Serra.
Pais: Carlos Pedro Breda. Mãe: Catarina Vitória Negrelo Breda.
Data de Nasc. 19/06/1941
Data e local dos 1ºs votos: 17/12/1962 – Garibaldi – RS.
Data da profissão perpétua: 08/12/1968 – Garibaldi – RS
Anos de Vida Religiosa Consagrada
Hoje, com 83 anos de idade e 62 de Vida Consagrada Religiosa.
Surgimento da vocação
Senti o apelo à Vida Religiosa aos 7 anos, quando vi a minha tia religiosa. Também ouvia os pais comentando sobre as crianças que morriam de fome e doença na Biafra.
Sempre enfrentei as dificuldades da caminhada com decisão, muita oração, diálogo, confiando a Deus.
Minha experiência foi difícil. Tudo era diferente. Eu estava no Juvenato com mais 104 jovens de 12 a 16 anos.
Os meios que me ajudaram no discernimento vocacional foram a oração e sacrifícios, o exemplo das Irmãs, a alegria interior, os retiros, os estudos de formação e o apoio de meus pais. O sonho de ser santa como Stª Teresinha e poder um dia ser missionária. Marcou-me muito a vida de algumas Irmãs que conheci, como as Irmãs Adelaide, Sofia, Inês de Jesus, Cecília Inês, Rosalina, Felici, Atanasia e outras.
Aspectos relevantes do trabalho (profissão) e da missão você lembra e quer contar.
Trabalho profissional na área da saúde, de interesse e gosto pela medicina natural, com o desejo de servir as pessoas. Como Religiosa, na área da saúde encontrei o caminho para realizar meus sonhos e colocar meus dons a serviço, principalmente dos mais fracos.
O que me levou a optar pelas Irmãs de S. José foi o testemunho das Irmãs e eu queria ser Irmã enfermeira, missionária. As Irmãs de São José trabalhavam em hospitais, creches e asilos, cuidando dos doentes. O que mais marcou a minha vida foi a decisão de ser Irmã; a Profissão Perpétua; O envio para a missão MA e AM. A experiência de vida pobre e amor comunitário em Balsas. A Integração nas diversas comunidades. Os retiros e Formação Permanente principalmente. A alegria dos idosos ou doentes nas visitas. Fatos significativos na vivência do Carisma: A abertura missionária – MA, AM, PA a nível de Congregação. A criação da Missão N/Ne.
Que mensagem você deixaria às Irmãs mais jovens e à Congregação?
Como mensagem às Irmãs mais jovens e à Congregação: Que vale a pena arriscar, porque a fidelidade em Deus é constante e é sempre maior do que qualquer dificuldade e o arriscar traz alegria, realização, fortalece a personalidade.
1. Passagem bíblica que é força e inspiração em sua vida.
Mensagem bíblica: “Não temas, ó pequeno rebanho, porque eu estou com vocês até o fim dos tempos”. Busquemos e rezemos juntas para discernir os caminhos do Senhor, para nós, hoje. O que importa é viver intensamente, o agora!
Texto bíblico que me orienta: “Com amor eterno eu te amei”, agora vai, também ama teu irmão, inspirado em Jo15,13 e Jr 31,3
Que alegrias você experimentou em sua vida? Quais foram suas vivências mais significativas? O que é viver bem a idade que se tem?
A alegria vem da vida na simplicidade, da fidelidade de Deus, do crescimento da unidade e universalidade do Carisma e sua força, da alegria pela constatação da vida entre os excluídos.
O que alimenta a fidelidade, hoje, é certeza do amor de Deus, Oração e o acompanhamento pessoal. A Força do Carisma, a Palavra de Deus diária e os momentos fortes de espiritualidade. A Eucaristia, a Vida Comunitária que me desafia e me faz amadurecer.
Irmã Terezinha Mercedes Breda, ISJ