Ícone do menu
Inicial Vidas que inspiram comunhão TEREZINHA MERCEDES BREDA
Vidas que inspiram comunhão

TEREZINHA MERCEDES BREDA

Imagem destaque da notícia

Vidas que Inspiram

  TEREZINHA MERCEDES BREDA

Nasceu em Pulador, distrito de Guaporé – RS, hoje União da Serra.

Pais: Carlos Pedro Breda. Mãe: Catarina Vitória Negrelo Breda.

Data de Nasc. 19/06/1941

Data e local dos 1ºs votos: 17/12/1962 – Garibaldi – RS.

Data da profissão perpétua: 08/12/1968 – Garibaldi – RS

Anos de Vida Religiosa Consagrada

Hoje, com 83 anos de idade e 62 de Vida Consagrada Religiosa.

Surgimento da vocação

Senti o apelo à Vida Religiosa aos 7 anos, quando vi a minha tia religiosa. Também ouvia os pais comentando sobre as crianças que morriam de fome e doença na Biafra.

Sempre enfrentei as dificuldades da caminhada com decisão, muita oração, diálogo, confiando a Deus.

Minha experiência foi difícil. Tudo era diferente. Eu estava no Juvenato com mais 104 jovens de 12 a 16 anos.

Os meios que me ajudaram no discernimento vocacional foram a oração e sacrifícios, o exemplo das Irmãs, a alegria interior, os retiros, os estudos de formação e o apoio de meus pais. O sonho de ser santa como Stª Teresinha e poder um dia ser missionária. Marcou-me muito a vida de algumas Irmãs que conheci, como as Irmãs Adelaide, Sofia, Inês de Jesus, Cecília Inês, Rosalina, Felici, Atanasia e outras.

 

Aspectos relevantes do trabalho (profissão) e da missão você lembra e quer contar.

Trabalho profissional na área da saúde, de interesse e gosto pela medicina natural, com o desejo de servir as pessoas.  Como Religiosa, na área da saúde encontrei o caminho para realizar meus sonhos e colocar meus dons a serviço, principalmente dos mais fracos.

O que me levou a optar pelas Irmãs de S. José foi o testemunho das Irmãs e eu queria ser Irmã enfermeira, missionária. As Irmãs de São José trabalhavam em hospitais, creches e asilos, cuidando dos doentes. O que mais marcou a minha vida foi a decisão de ser Irmã; a Profissão Perpétua; O envio para a missão MA e AM. A experiência de vida pobre e amor comunitário em Balsas. A Integração nas diversas comunidades. Os retiros e Formação Permanente principalmente. A alegria dos idosos ou doentes nas visitas. Fatos significativos na vivência do Carisma: A abertura missionária – MA, AM, PA a nível de Congregação. A criação da Missão N/Ne.

 

Que mensagem você deixaria às Irmãs mais jovens e à Congregação?

Como mensagem às Irmãs mais jovens e à Congregação: Que vale a pena arriscar, porque a fidelidade em Deus é constante e é sempre maior do que qualquer dificuldade e o arriscar traz alegria, realização, fortalece a personalidade.

1.      Passagem bíblica que é força e inspiração em sua vida.

Mensagem bíblica: “Não temas, ó pequeno rebanho, porque eu estou com vocês até o fim dos tempos”. Busquemos e rezemos juntas para discernir os caminhos do Senhor, para nós, hoje. O que importa é viver intensamente, o agora!

 

Texto bíblico que me orienta: “Com amor eterno eu te amei”, agora vai, também ama teu irmão, inspirado em Jo15,13 e Jr 31,3

 

Que alegrias você experimentou em sua vida? Quais foram suas vivências mais significativas? O que é viver bem a idade que se tem?

A alegria vem da vida na simplicidade, da fidelidade de Deus, do crescimento da unidade e universalidade do Carisma e sua força, da alegria pela constatação da vida entre os excluídos.

O que alimenta a fidelidade, hoje, é certeza do amor de Deus, Oração e o acompanhamento pessoal. A Força do Carisma, a Palavra de Deus diária e os momentos fortes de espiritualidade. A Eucaristia, a Vida Comunitária que me desafia e me faz amadurecer.

Irmã Terezinha Mercedes Breda, ISJ

 

Galeria de imagens

Envie o seu comentário

*Campos marcados com barra são de preenchimento obrigatório.