Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Fale Conosco
Vidas que inspiram comunhão
Comunidades imersas no Espírito, conectadas com o mundo.

Tema: Comunidades imersas no Espírito, conectadas com o mundo.

                                           

 

RETIRO DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2022

 

GRAÇA A PEDIR: Dá-nos o dom da sabedoria, para que o Espírito Santo nos ensine, a ver com os olhos de Deus, a ouvir com os ouvidos de Deus e amar com o coração de Deus.

 

 

SIMBOLOS QUE PODEM AJUDAR compor o ambiente:

A própria imagem da capa,

O globo, a bíblia

O retrato da comunidade

 

 

INTRODUÇÃO: ao contemplar a gravura da capa, acolhemos a imagem dessa mulher samaritana que encontrou Jesus junto ao local onde buscava água. E no diálogo com seu novo conhecido, ouve algo de muito significativo: Ele, o Filho a convida a adorar o Pai, no Espírito. No relato de João, a mulher reconhece em Jesus, o Cristo, Filho de Deus.

 

A imagem nos mostra o Pai, como aquele que abraça, envolve e faz isso formando um coração que aponta para o alto. E mostra o Espírito com os olhos abertos fixando a mulher. É de sua boca que surge o sopro!

 

Em hebraico, a palavra “Espírito” significa ruah. A tradução literal é sopro. Para estudiosos, a palavra ruah transmite o sentido da vida, alento, brisa suave. Este sopro chega até nós e nós o sentimos em nosso ser, na alegria, na esperança, na sabedoria inesperada de nossas inovações. O Espírito que nos habita não é um espírito de medo que recusa a novidade. É um Espírito que nos torna capazes de inventar, criar e decifrar novos caminhos. A fim de permitir às mulheres e homens de hoje encontrarem o Cristo vivo. Nós nos sabemos imersas no Espírito, pois Ele próprio se une ao nosso espírito atestando que somos filhas de Deus (Rm 8,16). Fomos criadas, batizadas e imersas nesse Espírito que faz novas todas as coisas (Ap 5,21).

 

A palavra imersão nos compromete na totalidade. Nada de nós fica de fora. A pessoa imersa no Espírito vive num espaço mais profundo e transcendente. Não se contenta com a superficialidade ou com a mediocridade de costumes cristalizados pelo tempo, mas é capaz de buscar novas dinâmicas. Sabe conectar-se com o futuro ao qual o Espírito conduz. Em nosso contexto atual, as coisas estão se tornando cada vez mais complexas, onde temos dificuldade de ler e interpretar os sinais dos tempo, podemos contribuir na construção de um futuro novo, apropriando-nos de nossa espiritualidade embasada nos mistérios fundantes da Santíssima Trindade, Encarnação e Eucaristia, proporcionando espaços, meios e recursos para que mais pessoas aprofundem e façam a experiência de vivenciá-la no quotidiano da vida.

 

Assim nós Irmãs, leigas e leigos do Pequeno Projeto e pessoas que trabalham conosco, imersas no Espírito e conectadas com o mundo, desenvolveremos sempre mais nossa capacidade de “ver em Deus todas as coisas e todas as coisas em Deus”. (CSJournal, Março e Abril 21)

 

No momento histórico da preparação e realização do Capítulo Geral, imploramos muitas vezes a sabedoria do Espírito para nos conduzir numa leitura muito fiel à Vontade de Deus, e enxergar com os olhos de Deus os caminhos que devemos percorrer como Congregação.

 

Muitas vezes nos sentamos à beira do poço como a mulher samaritana, para encontrar a água viva capaz de saciar nossa sede.

 

 

INTERIORIZAÇÃO

- À luz do texto de Jo 4,1-26 e na contemplação da gravura da capa, deixe-se tocar pelo Espírito e, no dom da sabedoria, veja o que Ele lhe pede para ver com os olhos de Deus e se engajar na realização do que você descobriu.

- Fomos criadas, batizadas e imersas nesse Espírito que faz novas todas as coisas (Ap 5,21)

- Nesta etapa, pós capítulo, necessitamos mergulhar fundo nas nossas opções, para que a vida tome novamente o seus lugar, pois a morte não pode ter o domínio, pois recebemos o Espírito dos filhos adotivos (Rm 8,14-16).

 

- Constituições, página 5, 3º parágrafo: perceber como este parágrafo me inspira a assumir as atitudes de Jesus sempre ocupado com a glória do Pai.

 

- Reze a oração de sua devoção ao Espírito Santo, para que você possa imergir sempre mais na Vontade de Deus.

PARTILHE na comunidade o que foi mais significativo e mais desafiador em sua oração.

 

 

1. A imagem da capa deste texto nos acompanhará no decorrer do ano capitular.

2. A elaboração do retiro mensal 2022 está a cargo do Núcleo Irmã Cecília Inês Muraro.

 

 

 

 

 

Galeria de imagens

(1 imagens)
Envie seu comentário
*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.