Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Fale Conosco
Artigos
02/10/2021
“Um dia para o Planeta” – 12ª Edição

Leonardo Xavier, LLPP em Goiânia.

 

Nós, Leigos e Leigas do Pequeno Projeto (LLPP) * em Goiânia, realizamos no último dia 19 de setembro, a 12ª Edição do projeto “Um dia para o Planeta”. Vivendo ainda, as restrições da pandemia, pelo segundo ano consecutivo, realizamos a transmissão de uma LIVE com oficinas, palestras, músicas e apresentações artísticas ligadas ao cuidado e defesa do Meio Ambiente. Como tema desta edição resgatamos o lema da Campanha da Fraternidade de 2011: “A criação geme em dores de parto”. É o PLANETA em agonia. E nós? O que faremos?

 

Tais perguntas nos colocaram para pensar nossa responsabilidade e nos desafiaram a agir de forma concreta e imediatamente. A cada ano, o meio ambiente sofre mais e mais com a inclemente ação devastadora dos seres humanos, despreocupados de sua responsabilidade, cuidado e zelo pelos recursos naturais.

 

Como todos os anos, confeccionamos camisetas para o dia.  Escolhemos uma imagem que alerta: Um globo terrestre dividido em 2 partes: uma preservada e a outra destruída.  Mão humana segura o globo, mostrando nosso papel e responsabilidade... tanto em conservar e defender o planeta quanto, por outro lado, como agentes causadores dos danos à natureza.

 

“Um dia para o Planeta”, na verdade, é feito de “muitos dias para o planeta”, dias de trabalho e preparação. Tem sido um incentivo e alegria trabalhar, como neste ano, com diversas parcerias.  Todas contribuíram para um conteúdo bem variado nas ações. Em parceria com a Cooperativa de Reciclagem em Goiânia (COOPREC), participamos do DRIVE THRU AMBIENTAL E MUTIRÃO DE LIMPEZA, realizado pela ONG Guardiões do Rio Meia Ponte.

 

Outra ação foi os/as Leigas/os do Pequeno Projeto e trabalhadores/as da Cooperativa realizar uma manhã de coleta de materiais recicláveis e de conscientização na Região Leste de Goiânia. Repense, Reduza, Reuse, Recicle - era a mensagem central dessa ação. Os materiais coletados foram direcionados à COOPREC e conseguimos plantar no povo Região, uma semente- mensagem de cuidado e de preservação ambiental.

 

Outra parceria que realizamos e que se prolongará até o fim do ano é o Reflorestamento de uma área de aproximadamente 8.000m², localizada no setor Santo Hilário, em Goiânia. Essa ação será desenvolvida juntamente com a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e beneficiará toda Região. É uma ação bem concreta de “Um Dia para o Planeta / 2021”.

 

Nas palestras de nossa LIVE, tivemos a valiosa e iluminada participação do filósofo e cientista social Ivo Poletto (Assessor no Fórum de Mudanças Climáticas), do jesuíta da justiça socioambiental, Padre Paulo Barausse (Coordenador do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental - SARES) e do professor Márcio Carvalho, Geógrafo e Líder Comunitário.

 

A LIVE contou com apresentações artísticas e oficinas que nos ajudaram a entender sempre mais como o Meio Ambiente e o cuidado com ele devem fazer parte do nosso dia-a-dia: Oficina de pintura e artesanato, alimentação saudável, Ecologia na Bíblia, cuidado com as nascentes dos rios e dos córregos, além de muita música, apresentações de danças e canções populares ligadas ao tema deste ano.

 

E nós? O que faremos? A cada ano, o Projeto UM DIA PARA O PLANETA nos desafia a alcançar mais pessoas e a realizar ações concretas em defesa do Meio Ambiente. E sempre é surpreendente o quanto podemos fazer para cuidar de nossa Casa Comum. Todos/as somos capazes de zelar com amor, solidários/as entre nós, seres humanos, com a natureza e com o inadiável compromisso de defender a Natureza, a Mãe Terra, o Planeta para as gerações futuras.

 

 “Que mundo queremos deixar às nossas crianças e aos nossos jovens? O nosso egoísmo, a nossa indiferença e os nossos modos irresponsáveis ameaçam o futuro dos nossos jovens! Por isso, renovo o meu apelo: cuidemos da nossa mãe Terra, superemos a tentação do egoísmo que nos torna predadores de recursos, cultivemos o respeito pelos dons da Terra e da criação, inauguremos um estilo de vida e uma sociedade finalmente eco-sustentável: temos a oportunidade de preparar um amanhã melhor para todos. Das mãos de Deus recebemos um jardim; aos nossos filhos não podemos deixar um deserto... Deus abençoe cada um de vós e abençoe a nossa missão de reconstruir a nossa casa comum” – Papa Francisco – 21/05/2021 no lançamento da Plataforma Laudato Si.

 

Com esse apelo do Papa Francisco, nos motivamos para a próxima edição do projeto UM DIA PARA O PLANETA, de 2022. Esperando ser apoio e motivação para mais vivência de compromisso ambiental, contamos com sua oração, para no próximo ano, realizar de forma presencial, nosso “Um dia para o Planeta”, que sempre é muitos dias, graças a Deus e a tanta gente que colabora e participa.

 

Antes de concluir, vale ler a fala de Irmã Ana Maria de Jesus**, na abertura da LIVE:

 

“Bom dia, irmãos e irmãs, amigos/as ouvintes, de perto e de longe, que nesta manhã, participam e somam conosco neste trabalho de reflexão, conscientização e aprendizagem sobre os cuidados com a nossa Casa Comum, o Planeta.

 

Vivemos momentos críticos, por isso, não desistimos neste ano, de realizar nosso trabalho de forma online, isso para preservar a saúde de todos/as nós. Ecoa em nossos ouvidos, o clamor da Mãe Terra, o grito dos pobres, dos indígenas, dos refugiados e migrantes.... Todos/as pedindo socorro, pedindo justiça, pedindo ação. Incansavelmente, o Papa Francisco nos convoca a cuidar da Casa Comum, cuidar da morada nossa e de todos os seres vivos. A Encíclica Laudato SI e o Sínodo da Amazônia nasceram da preocupação de como valorizar a Criação comprometendo-nos com seu cuidado.

 

Despertemos para cuidar do nosso Cerrado, da nossa Amazônia, do nosso Pantanal, enfim de todos os Biomas Brasileiros e do nosso mundo. Biomas que estão sendo depredados, queimados, envenenados de forma avassaladora. Boa pergunta: Qual é o nosso papel dentro deste Planeta? No decorrer do encontro teremos a oportunidade de pensar e assumir juntos/as ações concretas para melhorar a saúde do Planeta. Bom encontro para todos/as nós”!

 

É possível assistir nossa LIVE na página no Facebook:  facebook.com/1diaparaoplaneta

 

“Muitas pessoas pequenas, em lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, podem mudar o mundo" (Eduardo Galeano).

 

* Leigos e Leigas do Pequeno Projeto (LLPP): Grupo de pessoas leigas que vivem a espiritua-lidade da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry. Congregação cujo fundador, Pe. João Pedro Médaille, chamou de Pequeno Projeto.

**Irmã Ana Maria de Jesus, hoje em missão na Bolívia, é a idealizadora e inspiradora do Projeto 

    “Um Dia para o Planeta”.

********************

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.