Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Artigos
09/10/2020
Um dia pelo Planeta - 2020

Muitas pessoas pequenas, em lugares pequenos fazendo coisas pequenas, podem mudar o mundo.

 Eduardo Galeano

 

Olá, pessoal! Nós, LLPPs de Goiânia e Ir. Ana Maria de Jesus, queremos partilhar um pouco de como foi realizada a atividade “Um dia pelo Planeta 2020” e também o que representou para nós organizar a LIVE e quem participou a distância.

 

 Nós nos reuníamos sempre de forma virtual – para rezar, refletir e pensar qual seria a melhor maneira para realizar o nosso evento à distância. Por conta da Pandemia, fomos desafiados a nos reinventar e descobrir um novo jeito para apresentar o nosso trabalho, alcançando o máximo de pessoas possível. Pelos retornos recebidos, acreditamos que o resultado do evento foi muito positivo.

 

Na LIVE, achamos que calhava bem, mostrar de forma sucinta e através de fotos, a caminhada dos anos anteriores (2010 a 2019), e sentimos que cada ano que passa, a necessidade dessa conscientização do Planeta como Casa Comum se torna mais urgente e necessária. Pois é o clamor da Mãe Terra, o Grito dos Pobres, dos Indígenas, Refugiados e Migrantes que ecoa forte em nossos ouvidos pedindo socorro, justiça, pedindo AÇÃO.

 

O Papa Francisco com grande preocupação, pede incansavelmente para cuidarmos do nosso Planeta, pois é a morada de todos nós e de todos os seres vivos.

 

O nosso Cerrado, nossa Amazônia, nosso Pantanal e todos os biomas estão sendo pisados, depredados, queimados numa destruição avassaladora promovida pelo ser humano. Os biomas estão morrendo, virando cinzas e acabando com todas as formas de vida.

  

A experiência de realizar uma LIVE ao invés do tradicional Ato Público com caminhada efetiva, coleta de materiais, plantio de árvores e produção de oficinas foi uma proposta alternativa bem diferente e que deu certo. Percebemos o quanto podemos, com esforço e perseverança, sair da nossa “Zona de Conforto” e realizar um trabalho tão bonito quanto o movimento que já somos experientes.

 

Neste ano fomos contemplados com a participação de Leonardo Boff e Amanda Alves, ambos falando sobre o valor do cuidado que precisamos ter com a Mãe Terra, com rios, nascentes, nossas águas...cuidar na natureza! Participaram também Roberto Malvezzi (Gogó) e Antônio Baiano, animando nossa LIVE com suas músicas, verdadeiras profecias.

 

Agradecemos os/as parceiros/as de caminhada: Escolas e incluindo a Escola de Circo, Creches, Paróquias, Comunidades, CPT, CEBI, CRB (Congregações Religiosas), Associação de Moradores, entidades como Arcas, Economia Solidária.... Agradecemos todas as pessoas que colaboraram conosco na organização da LIVE ajudando-nos a manter acesa a chama da esperança em defesa da Vida do Planeta.

 

Assista nossa LIVE com toda a programação, no link do youtube:

https://youtu.be/jLth1oeSqsA

 

Irmã Ana Maria de Jesus e Leonardo Xavier


Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar