Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Artigos
14/02/2019
Reconstruindo vida com refugiados e/ou imigrantes

 “Reconstruindo o projeto de vida com refugiados e/ou imigrantes” visa a capacitação profissional e empreendedora de 60 refugiados e imigrantes oferecendo Cursos de Comida Brasileira e de Costura para que possam gerar alguma renda nesse momento difícil da vida. Busca também fomentar a cultura do empreendedorismo, descobrindo alternativas para o seu sustento. Ao mesmo tempo, contribui para criar e manter laços afetivos e familiares, às vezes tão frágeis, bem como promover novas amizades.

 

Geralmente depois de passar por muitas peripécias, os refugiados e/ou imigrantes chegam e encontram uma nova realidade bem desafiante a qual, somada à insuficiência de políticas públicas adequadas, provoca um cenário de instabilidade comprometendo o recomeço no país de acolhida. O sentimento de perda, as incertezas, a sensação de vulnerabilidade, são uma experiência constante para estas pessoas evidenciando o seu não pertencimento ao novo local. No entanto, regressar ao país de origem também está fora de cogitação, pois se revela como uma não-opção.


          Nesse contexto, “Reconstruindo o projeto de vida com refugiadas e/ou imigrantes” oferece uma tentativa de resposta no intuito de acolher, e auxiliar a integração dessas pessoas. Para financiamento, o Projeto conta com recursos do Fundo Missionário Global das Irmãs de São José de Chambéry.

 

Os resultados aparecem na reinserção dos refugiados e/ou imigrantes na sociedade e no mundo do trabalho onde empreendem formas criativas de produção, garantindo a própria subsistência e inclusive da família. Esta integração diminui a rejeição social e contribui para uma convivência cidadã.

 

Os/as Educadores/as Sociais e a Equipe de Gestão do Centro de Educação São José, tem como inspiração do “Reconstruindo o projeto de vida com refugiadas e/ou imigrantes”, o cultivo da Espiritualidade e buscam vivenciar e ser presença do grande Amor de Deus no trato e nas relações com nosso querido próximo refugiado e/ou imigrante.


                                                                                                          Irmã Maria Sizilio

                                                                                      Diretora do Centro de Educação São José

 

 







Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar