Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Processo de Integração

Iluminando o olhar

A presente ficha tem como finalidade fortalecer os passos do caminho, projetando luz sobre o olhar que focalizamos na ficha anterior. Teremos como instrumentos de ajuda a “Memória da Caminhada Brasil-Bolívia” e a luz que o Processo - U oferece.
Também nos deixaremos acompanhar pelo texto bíblico de EMAÚS, onde aparece o caminho que esses discípulos fizeram, quando estavam buscando novas alternativas para sua vida em missão, num momento em que tudo parecia desmoronar.
Outra vez somos convidadas a entrar na dinâmica da leitura orante da Palavra, tendo o material citado como instrumento para um maior contato com a realidade que estamos vivendo na caminhada de Integração.

     1. Ler o texto da “Memória da Caminhada Brasil-Bolívia” e verificar os sentimentos que essa memória produz. Anotá-los e falar com Deus sobre esses sentimentos.
     2. Ler o anexo sobre o Processo-U e verificar como está o chamado a “abrir a mente, o coração e a vontade”. Perguntar-se sobre o que tenho que “deixar ir” para que o novo possa vir. Anotar.
     3. Ler o texto de Lc 24,13-35. Verificar a pedagogia de Jesus no acompanhamento ao casal de Emaús, especialmente:
- No como os discípulos interpretavam os fatos ocorridos. Jesus os ajudou a “suspender o julgamento e redirecionar o olhar”.
- No processo que Jesus fez com eles para poder “deixar ir o velho” e “deixar vir o novo”. Que novo aparece?
Sem a colaboração do casal que ia para Emaús não teria havido mudança. O que eles fizeram? Anotar as luzes que o texto projeta sobre a nossa experiência do caminho que estamos fazendo.
     4. Selecionar o que desejo partilhar e organizar um momento de oração comunitária e celebração festiva.

Obs: Não haverá retorno desta ficha, mas considerando o processo, sugerimos que esta reflexão seja feita até 15/12/2013


topo voltar