Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Processo de Integração

Os Seminários

DATAS:
- 20 a 22 de setembro – Garibaldi/RS – Início dia 20 às 8 h e término dia 22 às 17 h.
- 27 a 29 de setembro – Itu/SP - Início dia 27 às 8 h e término dia 29 às 17 h.

O sonho era de realizar um único encontro no Brasil. Mas, a opção para que um maior número de irmãs participe, levou a pensar em dois seminários. Considerando que a base dos mesmos será a reflexão feita nas comunidades, espera-se grande harmonia entre os debates dos dois momentos.

A participação será proporcional ao nº de Irmãs de cada Província ou Região (18%), com exceção da Bolívia que enviará somente 2 representantes. Pensamos nesta possibilidade de distribuição de vagas, para garantir representatividade:
*Todas as Irmãs de Primeira Profissão;
* Todas as Irmãs de 1 a 15 anos de votos perpétuos;
* Garantir a presença de uma Irmã de cada comunidade, em cada um dos seminários;
Mediante estes critérios, participarão em cada um dos seminários:
Caxias do Sul = 30 Irmãs
Lagoa Vermelha = 27 Irmãs
São Paulo = 20 Irmãs
Porto Alegre = 17 Irmãs
Curitiba = 16 Irmãs
Região N/NE = 04 Irmãs
Bolívia = 02 duas

Os Seminários serão coordenados pela Equipe Integrando e assessorados por Ir. Virma Barion, da Congregação Carmelitas da Caridade de Vedruna, que já efetivou seu processo de integração.

Contará com a presença atenta, sábia, integradora com o todo da Congregação de uma Irmã do Conselho Geral.

Na medida do possível as Irmãs Adelide e Andréia irão filmar, fotografar e gravar momentos dos seminários e, posteriormente, colocar este documentário num DVD para que as Irmãs que não participarem dos encontros possam estar também vivendo este momento.

MOMENTOS DE ESPIRITUALIDADE:
Para que haja uma maior integração do assunto do seminário com nossa Espiritualidade teremos duas equipes para preparar os momentos específicos de espiritualidade no nosso seminário (momentos orantes, gestos, símbolos...) tendo como temas guias Os Mistérios Fundantes: 1º dia – Mistério da Encarnação; 2º dia – Mistério da Eucaristia; 3º dia – Mistério da Trindade. As equipes já estão preparando com carinho estes momentos.

Querida Irmã, LLPP, internauta... Você acompanhou os passos do processo até o grande dia do Seminário.
De agora em diante, você participará dos SEMINÁRIOS através do que for possível postar no dia-a-dia pela nossa incansável equipe de Comunicação.


topo voltar