Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Nossa História - Província de Porto Alegre
 
PROVÍNCIA DE PORTO ALEGRE
Ir. Helena Maria Bianchi
 
O Espírito de Deus orienta a trajetória humana rumo à plenitude da comunhão Trinitária. Seu sopro criador e transformador dinamiza a história, fazendo acontecer o Projeto de Deus com a participação livre das pessoas e da sociedade.
 
A Vida Religiosa, na igreja, caminha ao ritmo deste dinamismo concretizado pelo Carisma Fundacional das Congregações Religiosas entre as quais está a Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, com sua expansão missionária, formando as várias Províncias Brasileiras e as Missão Norte/ Nordeste.
 
Uma árvore antiga com novos ramos...
 
No Rio Grande do Sul, a primeira semente foi lançada em solo fecundo, em Garibaldi, em 1898. Logo o germem de vida, trazido da França, cresceu e tornou-se uma grande árvore com numerosos ramos. Era necessário dar uma nova organização ao grupo que se tornara numeroso. Assim, o tronco da árvore original, se ramificou em três, constituindo as atuais províncias de Caxias do Sul e Porto Alegre em 1963 e Lagoa Vermelha em 1964, com sede nas cidades do mesmo nome.
 
Um Novo momento histórico...
 

A década de 1960 foi marcada por grandes transformações na sociedade e na Igreja. As mudanças repercutiram também na  Vida Religiosa, particularmente, com a realização do Concilio Ecumênico Vaticano II (1961 – 1965), convocado pelo então Papa João XXIII. No Brasil, a Conferência dos  Bispos (CNBB) desencadeou um dinamismo de evangelização com a metodologia das Comunidades Eclesiais de Base  e a interpelação pela opção preferencial pelos pobres. A Conferência dos Religiosos (CRB) convocou as Congregações para a missionaridade, em regiões mais carentes de recursos humanos, materiais e espirituais.

 
Novos tempos, novas exigências...
 

A Província de Porto Alegre iniciou sua trajetória como província autônoma, buscando interpretar os “sinais dos tempos” e responder aos novos desafios.  Redimensionou suas obras tradicionais, abriu novas frentes e oportunizou  às Irmãs opções diferenciadas em termos da formação de pequenas comunidades e escolhas de outras iniciativas apostólicas, além da educação em Escolas,  do atendimento à saúde em Hospitais  e  de Serviços  em Instituições Sociais.

 
Para além fronteiras...
 

Aberta ao Espírito que se manifesta por mediações  e sensível aos apelos dos mais carentes, a Província de Porto Alegre respondeu à solicitação  do pároco Pe. Antonio  Linares, de Magdalena, Bolívia, para a criação de uma Comunidade de Irmãs de São José, em sua Paróquia.. Em 1981, quatro Irmãs deram início à Comunidade. Irmãs de outras Províncias brasileiras foram reforçando o grupo, com  valiosa contribuição.  Hoje, a Missão conta com um Noviciado e as Irmãs, bolivianas e brasileiras, se distribuem em cinco Comunidades.

 
A voz do Espírito continua chamando e indicando caminhos para trabalhar no Reino...
 

Presença Evangelizadora - Província de Porto Alegre

A Província de Porto Alegre está presente em diversos processos de Evangelização.


Para conhecer todo o nosso trabalho, clique no link abaixo. Você precisa ter instalado em seu computador algum programa de visualização de arquivos .pdf, como Adobe Reader, Foxit Reader, etc.


Presença Evangelizadora - Província de Porto Alegre-RS
topo voltar