Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
30/09/2018
Programa – Eficácia Na Missão: O Carisma Vivo - Le Puy En Velay – França

O Programa de Formação: Eficácia na Missão – o carisma vivo nos ministérios fundados pelas Irmãs de São José, assessorado pela Irmã Dolores Clerico, dos Estados Unidos aconteceu de 22 a 29 de setembro de 2018 em Le Puy - França.  Participamos ao todo 20 pessoas representando os ramos: Chambery (10), Lyon (6), Annecy (2) e Pignerolo (2).  Éramos 5 professores dos Colégios das Irmãs de São José de Pelotas e Caxias do Sul – Brasil. Ao chegar fomos recebidos de forma calorosa pelas Irmãs que residem no Centro Internacional de Espiritualidade São José. Ao passar dos dias, ao partilharmos o pão, fomos descobrindo a presença de Deus em nossas vidas e missão, pois cada um partilhou suas experiências, assim foi possível conhecer a obra das Irmãs de São José em diversos países: Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Índia e Brasil.

Fomos iluminados pelos raios de sol e atraídos para Sermos UM: Viver o Amor Inclusivo – relacionar-se com a plenitude de Deus; Viver o Amor Aniquilado – esvaziar-se de tudo o que é obstáculo a uma união profunda. Viver o Amor que tudo permeia – reconhecer que nenhum aspecto da criação está fora do amor de Deus vivificador e unificador. Viver a Cordial Caridade – responder às necessidades do querido próximo com uma presença de qualidade que vivifica, fortalece, amplia, une. Assim, construir a unidade e tornar nossas vidas um instrumento para o projeto de Deus.


Depois nos dirigimos à Chambery para conhecer mais sobre a história das Irmãs de São José. A Ir. Dominga nos agraciou com uma apresentação que relatava a história da partida das Irmãs, tendo como origem a cidade de Moutiers até Garibaldi, Rio Grande do Sul, no ano de 1898. É emocionante conhecer e saber todo o trajeto percorrido pelas primeiras Irmãs e ter uma pequena noção dos desafios que encontraram até o estabelecimento definitivo em terras gaúchas.


Agradecemos imensamente a oportunidade que tivemos – desejamos ser um sinal de esperança em nossos trabalhos e que o exemplo da Madre Santa Joana Fontbonne seja um constante estímulo para a nossa fé no Bom Deus e o fortalecimento do Carisma.

                                                                                                                          Professor: Vinícius Tenedini – Caxias do Sul

 









Galeria de imagens

(7 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar