Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
27/09/2018
Visita ao memorial das Irmãs de São José de Chambéry


Motivamos pela alegria de conhecer a história e carisma das Irmãs de São José os Jovens do LLPP, professores e funcionários do Colégio São José de Pelotas estiveram em Garibaldi no Hotel Mosteiro, nos dias 22 e 23 de agosto, para conhecer o Memorial, as raízes da cultura italiana.

 Após essa linda experiência, os participantes assim se expressaram:


“Só podemos amar aquilo que conhecemos”, com essa máxima expresso minha alegria e gratidão ter a oportunidade de aprofundar a origem, a trajetória e a continuidade de uma história viva e apaixonante das Irmãs de São José. Percebi que esse caminho foi construindo por pessoas generosas que souberam ver, ouvir, sentir e se colocar a disposição a serviço da vida. Através dos relatos históricos, das experiências e do testemunho da Irmã Eulália Antoniazzi, fez brotar em meu coração a esperança de querer abraçar e vivenciar ainda mais o nosso carisma, como modo de ser comunhão e unidade no meu cotidiano, alimentada pela mesma mística e espiritualidade do Pequeno Projeto de Pe. Médaille. (Sabrina Rodrigues Ribeiro)


“Foi muito importante ter conhecido o Memorial das Irmãs de São José para entender a caminhada das pessoas que tem Deus no coração e querem obedecer ao mandato de Maria “fazei tudo o que Ele vos disser ”. O Padre Médaille com seu sacrifício não sabia que com o Pequeno Projeto hoje teríamos um grande projeto. Achei bem interessante toda a explicação da Irmã Eulália, com toda a paciência de responder as perguntas com o intuito de não deixar dúvidas. Conseguimos  a caminhada e ainda visualizando através dos objetos e vestuários antigos, foi como se passasse um filme de toda a caminhada das Irmãs.” (Vera Lúcia Vergara Ribeiro)


“No último final de semana vivemos uma experiência diferente. Uma imersão em cores, sabores, histórias e aprendizado. Conforme subíamos a serra, em direção ao Mosteiro das Irmãs de São José em Garibaldi, a fina neblina e os chalés de madeira já anunciavam a breve viagem no tempo em que iríamos embarcar. Foi-nos apresentado o Memorial, que remonta toda a trajetória da Congregação, da sua fundação à chegada ao Brasil. Os artefatos e objetos trazidos da França apresentavam à árdua e frutífera trajetória da Congregação no Brasil. Retornamos inspirados por esse exemplo, a buscar cada vez mais a unidade e a comunhão em nossas realidades cotidianas.” (Lourenço Kantorski Lenardão)


“Cada momento foi único, de alegria e aprendizado. A hospedagem no Mosteiro das Irmãs de São José foi com certeza algo que agregou muito mais ao momento, conhecendo aquele local histórico e tendo o tour pelo Memorial com a Irmã Eulália foi ainda mais especial, é notável o conhecimento que ela tem sobre a história das Irmãs e também como ela adorava aquilo, achei isso incrível. Toda a viagem foi fantástica, pois como uma apaixonada por história fazer essa “viagem no tempo” foi gratificante e emocionante.” (Hillary Pereira Valero)


“Um espaço onde a passagem do tempo e a espiritualidade se encontram. Aprofundar a história das Irmãs de São José, especialmente a linha das que vieram para o Rio Grande do Sul é algo emocionante para quem convive com muitas delas. Saber que a congregação ultrapassa os séculos e passou por dificuldades sociais para chegar até os dias de hoje faz com que a admiração só aumente. O Memorial das Irmãs de São José em Garibaldi é rico não apenas com a história, mas com sentimento de cada uma que passou por lá, deixando para trás suas próprias famílias para cuidar as pessoas como cuidaram do próprio Cristo.” (Alex Borges de Carvalho)


Voltar ao passado com gratidão, viver o presente com paixão e olhar o futuro com esperança de que muitos leigos (as) possam vivenciar o Carisma de Comunhão e serem sinal de esperança numa realidade ferida e fragmentada.

Ir. Marilene Marcon









Galeria de imagens

(15 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar