Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
06/08/2018
Projeto Semente da Esperança

São José do Norte/RS

 

No dia 31 de julho de 2018, no município de São José do Norte/RS, onde, há 17 anos e meio a Associação Beneficente São José mantinha o Projeto Social “SEMENTE DA ESPERANÇA” viveu um momento especial em sua história: a doação, pelas Irmãs de São José, do imóvel, benfeitorias e bens que integram o conjunto da área, à Mitra Diocesana de Rio Grande.  Ir. Teresinha Pegoraro, Presidente da ABSJ expressou ser um momento de ação de graças e de agradecimentos a todos os que de uma forma ou de outra se envolveram e se comprometeram com o Projeto. Neste ano, atinge, com suas atividades, 422 crianças, adolescentes, idosos e familiares que participam de atividades semanais, através de oficinas diversas de artesanato, de esporte, cultura e lazer.  O Projeto nasceu com o objetivo de oferecer à criança e ao adolescente o apoio psicossocial, por meio de um programa de educação complementar, a partir de atividades culturais, físico-recreativas, de esporte, lazer  e artesanais, contribuindo assim para o desenvolvimento da autoestima, da socialização e melhoria da qualidade de vida.


Foi expresso, pelo Sr. Bispo D. Ricardo Hoepers, pela Sr. Prefeita do Município, Sra. Fabiany Roig, pela Secretária do Município, Sra. Mariane Gautério e pela Coordenadora do Projeto Sra. Joana Bernardo, um agradecimento muito especial às Irmãs de São José que, no ato estavam representadas pelas Irmãs Carmem Lúcia Macagnen, Nilva Dal Bello, Maria Domeneghini e Cecília Slongo. Foram 17 anos e meio, desenvolvendo com carinho, dedicação e muito empenho, diferentes atividades junto a famílias carentes e muito necessitadas de tudo. A pequena semente foi lançada e, aos poucos foi se tornando uma bela árvore que abrigou tantas pessoas que por lá passaram, colhendo os frutos do bem, dos valores evangélicos que foram plantados e cultivados com muito carinho.


O evento foi prestigiado por Colaboradores, pais, jovens, crianças, membros da Comunidade local e pelo Padre Péterson Figueiredo que acompanhará o Projeto, em nome da Mitra Diocesana de Rio Grande.


Assim se expressam as Sras. Joana Bernardo e Andressa Pinheiro, pessoas atuantes no Projeto: “A Associação Beneficente São José, como mantenedora do Projeto soube unir forças e acreditar diariamente no potencial, na vida e no amor ao próximo. As Irmãs, em parceria com outras entidades e com a comunidade local atraiu inúmeras pessoas para o cuidado e valorização da vida, bem como legalizaram, ampliaram e qualificaram o espaço para o atendimento das pessoas. Todo este legado, agora entregue à Mitra Diocesana e à comunidade nortense fica para a continuidade da promoção da vida e concretização do objetivo do projeto”.


“O Projeto Semente da Esperança objetiva oferecer às crianças, adolescentes e idosos atividades grupais, organizadas a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas de acordo com seu ciclo de vida favorecendo a participação, a cidadania, o desenvolvimento do protagonismo e da autoestima, a partir dos interesses, desenvolvimento de sociabilidades e prevenção de situação de risco social”.


“Obrigada Irmãs por serem semeadoras do bem e por terem dedicado parte de suas vidas à comunidade local, proporcionando conhecimento, qualidade de vida e esperança num futuro melhor”.


“Obrigada também pela convivência ao longo dos 17 anos e meio, onde, aos poucos, deixaram conosco muito de quem vocês são e esperamos que tenham levado consigo um pouco de nós”.


Nós, Irmãs de São José, elevamos a Deus nosso hino de Ação de Graças por tudo o que recebemos e por tudo o que foi semeado através da dedicação e do serviço amoroso, especialmente das Irmãs que deram sua vida, suas forças e suas energias em favor de mais vida junto a este povo querido.

Ir. Teresinha Pegoraro

 








Galeria de imagens

(23 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar