Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
13/07/2018
Vinho novo para odres novos, uma proposta a vivenciar

Ir. Sally Hodgdon e Ir. Ieda  Maria Tomazini estão em visita ao Brasil dos dias 01 a 27 de julho e, além de visitarem algumas regiões e comunidades, estão realizando encontros com grupos e lideranças da província brasileira. Nos dias 06 e 07 de julho, em Curitiba, o encontro foi com as Irmãs de 1 a 20 anos de profissão definitiva. O tema norteador foi o documento da Vida Religiosa Consagrada “Para vinho novo odres novos”. As 31 Irmãs presentes foram convidadas a olharem para si mesmas, para as reponsabilidades, os desafios e apelos que vida consagrada exige. Ir. Sally e Ir. Ieda dinamizaram o encontro e expressaram o objetivo do mesmo: oportunizar espaço de crescimento dos vínculos entre as Irmãs; ouvir sobre seus sonhos, expectativas, ações, questionamentos; dar se tempo para a escuta uma das outras através da partilha do coração. Foram dois dias vividos profundamente pela alegria do encontro, pelas partilhas de vivência cotidiana da vocação, pelos desafios  diversos. 

Ir. Sally salientou que a vida da Província e da Congregação é responsabilidade de cada Irmã e esse assumir em conjunto deve ser algo latente neste grupo específico de Irmãs. O momento histórico atual da Congregação, da Igreja, do mundo, exige pessoas capazes de oferecer o vinho novo.  Jesus apresenta a proposta do vinho novo em sua vida. Ele é o vinho novo oferecido com sabor, com qualidade à humanidade. Entre as diversas formas de ser e oferecer o vinho novo está a formação de comunidade saudáveis; a escuta profunda em todos os níveis; a autenticidade; o cuidado umas com as outras; a comunicação; a resiliência; a disposição para a mobilidade; o ser feminina, o querer-se bem; a sustentabilidade econômica, a capacidade de liderança, entre outras. 


O grupo manteve-se aberto para acolher os desafios e expectativas apresentados pelas Irmãs do Conselho Geral. Na certeza de que o vinho novo na Congregação é responsabilidade de cada Irmã em todas as fases da vida. Juntas, em comunhão, conduzidas pelo Espírito do amor será possível saborear, degustar e compartilhar o vinho novo.


Ir. Eliana Aparecida dos Santos









Galeria de imagens

(28 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar