Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
24/06/2018
III Seminário para Formadores em chave Intercultural

A Vida Religiosa nasce e renasce do encontro com Jesus. Papa Francisco

Aconteceu, entre os dias 11 a 16 de junho, no Seminário Santo Afonso, em Aparecida-SP, o III Seminário para Formadores em chave Intercultural. Participaram do encontro 110 Religiosas/os, pertencentes a 81 Congregações provenientes dos cinco continentes do CONE SUL: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile


Foram dias de escuta, partilha e vivência em comunidades, aprendizado e profunda experiência de conexão com a vida em sua totalidade, a partir de uma nova cosmovisão de mundo. Na fala de abertura, a presidente da CRB Nacional Irmã Maria Inês expressou a alegria de acolher o evento/III Seminário, no Brasil - em parceria com a CLAR (Conferência Latino Americana dos Religiosos). Convidou cada pessoa presente a exercitar a bondade do coração para a inclusão e a ter olhos novos e atitudes novas para este tempo que é um presente de Deus, expresso na riqueza da Vida Religiosa Consagrada. Destacou ainda a importância de formar para a criatividade, a ousadia e a radicalidade na opção ao seguimento Jesus Cristo e seu projeto, cuja vida, gerada no seio de Maria, tornou-se luz para a humanidade e da qual somos interpelados a sermos geradores, hoje, no contexto atual. Toda a dinâmica do Seminário perpassou o ritual de abertura que contemplou os quatro elementos vitais da criação: água, terra, ar e fogo. Durante todo o encontro formamos a mesma comunidade de oito pessoas congregadas pelo símbolo de uma árvore, cujas características foram rezadas, refletidas e retomadas todos os dias. As assessoras e equipe de coordenação CLAR/CRB do Brasil foram maravilhosas, oferecendo a alegria, grandeza de seus saberes e experiências para favorecer uma significativa reflexão e aprofundamento de um tema tão importante para o futuro da Vida Religiosa, que é a inculturação, a descoberta do que temos em comum e do que cada cultura pode expressar de sua maneira. Novas atitudes, comportamentos e mentalidade.


Um desafio: investir nas virtudes das pessoas, usar as lentes da fé, do amor e da misericórdia, multiplicar o que está certo e formar para a liberdade.


Obrigada a Deus e a Província pela oportunidade e aprendizado.


                                                                                                            Irmã Arzila Pertile/ Pelo SAV- Formação Inicial










Galeria de imagens

(22 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar