Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
30/05/2018
Diversidade Cultural e Resolução de Conflitos

“Quando escutamos os sentimentos e necessidades da outra pessoa, reconhecemos nossa humanidade em comum”( Marshall B. Rosenberg)


Nos dias 10 a 19 de maio de 2018 em Le Puy/ França, participamos do 5o Programa Diversidade Cultural e Resolução de Conflitos, assessorado pelas Irmãs: Elisa de Fátima Zuanazzi (ISJ de Chambéry do Brasil) e Glória Filipp (ISJ da Argentina) tendo a presença dos professores Ken Parsons e Carol Coburn da Universidade de Ávila dos Estados Unidos.


Estavam presentes 25 irmãs dos diferentes ramos da Congregação das Irmãs de São José, e provenientes dos seguintes países: Argentina, Honduras, Peru, Brasil, Estados Unidos, Bolívia, Congo, Madagascar, Haiti, Índia, Senegal, Paquistão, Costa do Marfim. Essa diversidade cultural proporcionou uma rica experiência a partir do conviver e conhecer diferentes línguas, comidas, costumes, expressões artísticas e religiosas que nos fez sentir e viver a nossa diversidade no berço originário e sagrado da Congregação.


O tema abordado nos convidou à transformação dos relacionamentos e contribuiu para nos conectar profundamente com o outro e com todo o universo, permitindo que floresça nossa compaixão natural, orientando-nos de tal maneira que possibilite reestruturar a forma de expressar, escutar aos demais tornando-nos conscientes do que observamos, sentimos e necessitamos. Será de grande importância para toda nossa vida, pois ofereceu ferramentas simples e eficientes para cuidarmos da saúde e da vida em nossas comunidades religiosas e na sociedade que enfrenta conflitos violentos ou graves tensões de natureza ética, religiosa e política.


 Desejosas de vivencias profundas, levamos deste curso o sonho de adquirir e aperfeiçoar a capacidade de transformar conflitos em diálogos pacíficos, desarmar argumentos perigosos e criar conexões de compaixão com as pessoas que nos relacionamos. Sentimos que o grande desafio para transformar a teoria em vivência é a disponibilidade para entregar nosso coração expressando também nossas vulnerabilidades, utilizando linguagem clara, positiva e ações concretas.


Expressamos nossa gratidão à Congregação das Irmãs de São José de Chambéry e a todas as pessoas que tornaram possível a participação no programa e a experiência de pisarmos no solo sagrado, onde nosso fundador Pe. Jean Pierre Medaille e as primeiras irmãs iniciaram nossa Pequena Congregação do Grande Amor de Deus.

 

 

Ir.Elizabeth Chanato Mopi

Ir. Josiane Garcia Leopoldino

Ir. Romênia Angela Lima da Silva.










Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar