Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
06/05/2018
Eucaristia Uma Abordagem Mistágogica

A primeira Teologia é a Liturgia  (Yone Buyst)

 

O encontro de formação anual para as equipes e grupos da Província das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil, aconteceu de 27 a 30 de abril de 2018 em Garibaldi/RS. O encontro foi articulado pela equipe de formação e é uma oportunidade de formação permanente para as Irmãs.


   Ir. Maria da Penha Carpanedo, da Congregação das Pias Discípulas do Divino Mestre, convidou o grupo a revisitar a Celebração Eucarística à luz do fundamento originário para ressignificar a vida. Um olhar sobre a liturgia como louvor perene à Trindade e uma compreensão mais profunda da Eucaristia, entendida como a Encarnação levada até as últimas consequências, foram alguns dos temas abordados.


Ir. Maria da Penha, ao se referir ao tema geral Mistagogia, expressou que, em síntese, significa introduzir, conduzir, acompanhar alguém no caminho do Mistério da Fé em Jesus Cristo.  Mas para isso é preciso deixar a liturgia, a celebração  falar! É preciso escutar com o coração! Deus fala pela liturgia e este é um espaço sagrado de encontro com Jesus, com o Jesus dos Evangelhos.


A experiência de Deus é o que inicia a pessoa na fé. Faz-se necessário possibilitar à pessoa essa experiência, afirma a assessora. Deus se manifesta no mistério. Sendo assim, a melhor catequese Eucarística é uma celebração bem preparada, bem celebrada, que conduza a pessoa a estar com o Senhor, ao mistério do encontro.


Ir. Eliana Aparecida dos Santos -  Caxias do Sul/RS









Galeria de imagens

(37 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar