Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
06/05/2018
Missão e envelhecimento com qualidade



Realizou-se no Núcleo Sagrada Família, nos dias 13 à 15/04/18, na comunidade São Luiz /POA ,  o primeiro  encontro com o tema: Missão e Envelhecimento com Qualidade, assessorado pela Ir Delcia Decker.

 

Este projeto de formação faz parte de uma das tarefas assumidas pela Equipe de Saúde, da Província Ùnica das Irmãs de São José no Brasil.

 

Estiveram presentes 35 irmãs do núcleo. O encontro foi coordenado pela própria Irmã , que desenvolveu o tema com muita propriedade.

 

Existem muitas reflexões, muitas teorias e escritos, para abordar o envelhecimento humano com qualidade de vida e como envelhecer com dignidad, porém, o método para  abordar o tema, faz a diferença. A importância está nos princípios  que regem e geram unidade e harmonia, isto é, a  ENERGIA  das quatro dimensões de nossa vida que compreende: a física, a emocional, a mental e a espiritual.

 

È certo que  todas nós envelhecemos, mas nem sempre nos preocupamos com o processo e qualidade do nosso envelhecimento. Para isto é necessário um projeto de vida que abranja toda  nossa existência. Cada etapa  da vida, e em cada dimensão, nos leve ao melhor vinho e não à produção de vinagre!" Na medida em que  envelhecemos, precisamos  aprender com o vinho a melhorar o envelhecimento e, sobretudo, a escapar do perigo terrível de, envelhecendo,- virar vinagre."( Disse D. Helder Câmera, 1999)

 É preciso envelhecer eticamente como diz o apóstolo Paulo: “combati o bom combate..."

 

Um dos enfoque abordado e que julgamos super importante  foi:  viver o TEMPO PRESENTE , ...é o que  temos em nossas mãos  e curar o passado. O futuro não nos pertence... "Pertence a Deus".

 

Orientou-nos a chamar nossos sentimentos pelo nome e olha-los de frente.  Fazer a leitura da própria história e da nova história a partir das quatro dimensões acima mencionadas .Baseadas nelas, viver mais no presente assumindo a própria vida, respeitando a das outras, mantendo O NOSSO CARISMA VIVO,  de forma mais profunda e comprometida.

Pela apreciação das irmãs que participaram,  foi um momento importante para olhar com serenidade a própria história abraçando-a no tempo presente.

As irmãs foram unânimes em dizer da importância do encontro pela sua praticidade, pelo que sugerem,  repita-se com todas as irmãs nos demais núcleos.

 

Agradecemos a Irmã Delcia Decher pela sua simplicidade em partilhar sua vida e experiência nos mostrando que é possível organizar um projeto de vida, prático, eficaz e coerente, vivendo feliz no tempo ´presente.

 









Galeria de imagens

(9 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar