Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
14/03/2018
Encontro da Equipe de Saúde

Nós, Irmãs da Equipe de Saúde da Província Única das Irmãs de São José do Brasil , estivemos reunidas nos dias 09 e 10/03/18 em Caxias do Sul/RS, para dar continuidade à nossa reflexão e contribuição na missão do cuidado,  como  cuidadoras escolhidas pelo Pai. Com a coordenação de Ir. Ana Paula, de Ir. Elisa, Conselheira Provincial , nós Ir. Natália, Ir. Dília,  Ir. Ângela, Ir. Maria Evangelista e Ir. Delcia , nos tornamos uma unidade para realizar em comunhão este encontro.     

 

No primeiro momento, mergulhamos no  texto “ a dimensão espiritual no envelhecimento com qualidade de vida” ( livro : Envelhecimento humano , múltiplas abordagens de Antonio Beltineli, Marilene R. Portela e Adriano Pasqualotti ), pois nosso ser tem de estar em sintonia e enraizado em uma profunda espiritualidade,  capaz de nos tornar pessoas humanas e divinas, neste ministério  do cuidado. 

 

Nosso olhar foi para  a realidade de Província: percebemos que muitas estruturas físicas foram adaptadas e melhoradas   para acolher e oferecer  os cuidados com qualidade para nossas Irmãs e no caso de Taboão da Serra, incluindo leigas. Mas ao mesmo tempo, percebemos  que é urgente, estudar e atender algumas realidades  que estão clamando por mudanças, para novos espaços físicos e mais pessoas capacitadas para atender a demanda.

 

Nosso olhar foi para nosso relatório do Instrumental de Avaliação das Casas de Saúde.  Ir. Marielena, Conselheira Geral, mergulhou conosco nesta realidade, apontando esperanças e suas reflexões percebeu a necessidade de descobrir aspectos relevantes que podem luminar novos horizontes.

 

 Nosso olhar percebeu a necessidade de formação continuada para nossos colaboradoras/es  e atualização para todas as Irmãs que abraçam esta causa  ( espiritualidade, técnicas, leis trabalhistas  e outros).  Ir. Apolônia, nos ajudou a perceber a importância da Legislação.     

                                           

Nosso olhar apontou a necessidade de transformar o cotidiano de nossas casas como “ laboratório de vivencias”.  Investir e oportunizar momentos de cirandas de unidade e comunhão para que todas as pessoas se reconheçam como corpo da comunidade, da Congregação e de outros espaços.  Favorecer, pelo Skype, a comunicação das Irmãs   com as  diversas casas de Saúde, com o Conselho Provincial e com outras unidades;

 

 Nosso olhar foi sobre nós mesmas! Temos muitas forças e esperanças, mas também nossos olhares revelam nossas expectativas, preocupações e cansaço. Lembramos que também devemos nos cuidar!

 

Agora, os olhares de vocês.... Vão reconhecer quem somos nas fotografias.  Juntas, estamos oferecendo nossa contribuição, na seriedade, na coresponsabilidade, na alegria e esperança. Pelo  grupo

 

Ir. Delcia Decker.

 



Galeria de imagens

(1 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar