Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
07/03/2018
Mensagem do Conselho Geral

No Dia Internacional da Mulher, vamos nos comprometer a fazer tudo o que pudermos para superar preconceitos enraizados, apoiar o engajamento e o ativismo e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

                                                                       Secretário-Geral da ONU, António Guterres

 

 

Neste 8 de março, em um espírito de unidade, nossos pensamentos e orações se juntam a milhares de pessoas que reconhecem a importância, valor e grandeza das mulheres.

A primeira observância de um Dia da Mulher foi realizada em 28 de fevereiro de 1909 em Nova

York e, em 1910, a Conferência Internacional da Mulher pediu que o 8 de março se tornasse o "Dia Internacional da Mulher". Alguns países começaram a celebrar anos depois, após as  mulheres alcançarem o direito de votar. Em 1975, a data de 8 de março como Dia Internacional da Mulher foi adotada pelas Nações Unidas e a partir daí é comemorado neste dia na maioria dos países.

O Dia Internacional da Mulher (DIM) comemora as conquistas sociais, econômicas, culturais e políticas das mulheres comuns e o foco deste ano é a ação para acelerar a igualdade de gênero. (ODS 5). O DIM também chamará a atenção para os direitos e o ativismo das mulheres rurais, que compõem mais de um quarto da população mundial e que fazem parte da força de trabalho agrícola global. Elas cultivam as terras e plantam sementes para alimentar as nações, garantir a segurança alimentar para suas comunidades e construir a resiliência climática. No entanto, devido a desigualdades e discriminação de gênero profundas, as mulheres rurais são mais mal pagas do que homens rurais ou mulheres urbanas. Por exemplo, menos de 20% dos proprietários do solo em todo o mundo são mulheres e, enquanto a diferença salarial global entre homens e mulheres é de 23%, nas áreas rurais, pode chegar a 40%. (ONU)

Coletivamente, cada pessoa e todos os grupos podem fazer a diferença dentro de sua esfera de influência, tomando medidas concretas para ajudar a promover a igualdade de gênero. Isso também inclui esforços contínuos para proteger meninas e mulheres do tráfico e migração forçada, pôr um fim à escravidão moderna. Da unidade familiar aos fóruns nacionais, é um grande dia de inspiração e mudança.

Encorajamos cada um de vocês a escolher uma área para se concentrar, pois todos trabalhamos para a igualdade de gênero.

 

1

 

Manter uma mentalidade de igualdade de gênero

Desafiar estereótipos e tendências

Fortalecer a visibilidade positiva das mulheres 

Ensinar os outros e influenciar suas crenças sobre questões da mulher 

Comemorar as realizações das mulheres

Neste Dia Internacional da Mulher, nos comprometemos a ficar junto com todas as mulheres hoje para continuar a construir uma Nova Terra, que testemunhe o Reino de Deus presente no nosso mundo em meio às lutas. Nós fazemos isso no mesmo espírito de justiça e compaixão retratado pelas mulheres que lutaram durante décadas por uma terra mais habitável.

 

Bênçãos para todos.





Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar