Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
19/02/2018
Colégio São José – Caxias do Sul realiza Semana Pedagógica

“Educar significa guiar outros seres humanos, de modo que eles se tornem aqueles que eles devem ser. Não se pode fazer isso, portanto, sem saber o que é o ser humano”. (Edith Stein)

 

Marcou presença na Semana Pedagógica do Colégio São José de Caxias o Bispo Auxiliar de Porto Alegre D. Leomar Brustolin que falou para os colaboradores das três escolas: Educação Infantil – bairro Cruzeiro, Ensino Fundamental – bairro Capivari e Colégio São José, sobre o “Perfil do Educador de Uma Escola Católica”.


D. Leomar destacou, que diante do mundo pós-contemporâneo, extremamente fascinante, de grandes transformações e que apresenta muitos caminhos, traz consigo também a fragilidade e a dificuldade da manutenção do humano. Diante disso jamais podemos perder a esperança, onde a educação seja o instrumento que possibilite a construção da unidade, preservando a história, lançando-nos para um futuro promissor, uma vez que a situação não está perdida, basta que eduquemos para a dignidade da pessoa humana, olhando para as suas questões existenciais e de solidariedade que nos aproximam.


Também esteve presente o educador professor Celso Antunes, que além de pontuar algumas das práticas pedagógicas lançou aos presentes um mar de questionamentos, produzindo uma reflexão sobre a importância do ser e do fazer no processo ensino-aprendizagem. Dono de uma pedagogia que tem o ser humano como referencial, o painelista priorizou toda a essência educativa a partir do olhar individual do professor ao educando. Para atingir esse objetivo trouxe técnicas práticas, para o dia-a-dia da sala de aula, demonstrando que as mais diferentes formas de abordagem de um mesmo conhecimento podem atingir de maneira diferenciada o seu fim.


Neste processo percebemos a importância de abraçarmos a realidade, com o diálogo e a tolerância, não com o embate, a fim de educarmos para a beleza, a bondade e a verdade.


Com essas duas palestras e ainda outros momentos pedagógicos, as escolas de Caxias do Sul deram início ao Ano Letivo, motivadas pela esperança e acreditando sempre que a Educação em nossas escolas católicas é um espaço privilegiado para a formação Integral da pessoa.

 

 





Galeria de imagens

(15 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar