Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
19/11/2017
Encontro diversidade cultural e resolução de conflitos


            Aconteceu de 09 a 12 de novembro de 2017, em Garibaldi/RS,  o repasse sobre o Programa Diversidade Cultural e Resolução de Conflitos,  realizado na França. O encontro foi assessorado pelas Irmãs Geni E. Pereira, Regina Célia List, Cleonice da Cruz Yoshizawa e Eliana A. dos Santo que participaram do Programa de 10 dias em Le Puy em 2016 e 2017.  Foram convidadas sete Irmãs de cada núcleo para participar. Estiveram presentes os professores Ken Parsons e Carol Coburn da Universidade de Ávila dos Estados Unidos que acompanham as sessões do Programa em Le Puy e estão acompanhando os repasses nos diferentes países com o objetivo de avaliar, bem como dar um retorno para a Fundação Hilton, que financia o Programa. Ir. Ir. Elisa de Fátima Zuanazzi uma das assessoras do curso na França, também se fez presente.


            A criatividade, a participação, as partilhas e as intervenções do grupo foram uma riqueza para todas. Este encontro também colaborou para melhor conhecimento entre as Irmãs facilitando o  entrosamento como Província única. Constatou-se que as experiências vividas em culturas diversas trazem para cada pessoa uma abertura, uma amplitude e maior visão do todo, facilitando a interação e acolhida do diferente.  Outra constatação é que os conflitos pessoais, comunitários e que ocorrem na missão dão se por conta de uma comunicação ineficaz, truncada e por vezes violenta. As experiências de ouvir e partilhar foram um enriquecimento pois favoreceram a proximidade e o conhecimento umas das outras.


             Ao concluir, as Irmãs participantes avaliaram o encontro como válido e necessário e sugeriram que outras irmãs possam se beneficiar do mesmo.


Por fim um agradecimento a todas as Irmãs que se colocaram a caminho nesse processo e um convite para que outras participem dos próximos repasses do Programa.


Ir. Eliana Aparecida dos Santos






Galeria de imagens

(12 imagens)

Envie seu comentário!!!
*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar