Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
31/10/2017
Retiro dos Leigos e Leigas do Pequeno Projeto

                               NUCLEO SÃO JOSÉ – BRASIL

 

 TEMA: INTERIORIDADE:  A BUSCA DE DEUS.

Foram realizados dois momentos de retiro com os LLPPs no mês de outubro. No primeiro participaram 56 LLPPs e no segundo 66 LLPPs. O retiro foi Orientado por  Irmã Maris Bolzan, Salvatoriana.


Foi feita uma preparação ao longo do mês de setembro com a metáfora: O peixe e o mar, nós e Deus.


O mar é uma excelente metáfora que ajuda aprofundar o autoconhecimento - via interioridade que costuma ser superficial. Vivemos mais de aparências, na periferia.  O mergulho  pode  nos ajudar alcançar  as profundezas do  ser e potencializar nosso desenvolvimento como pessoa  humana. Ninguém pode fazer esse mergulho por mim. Geralmente o mar é observado por fora, a beleza à sua volta, a cor das águas,  o horizonte... mas não se pensa muito na sua interioridade, como funciona, como é a vida  que existe lá debaixo.


At 17, 25-28: Pois é  Deus a quem a todos dá vida... E assim fez para que o buscassem  e, ainda que fosse às apalpadelas  se esforçassem para encontrá-lo. Pois Deus não está longe de cada um de nós,  já que nele vivemos, nos movemos e existimos”.  Nele vivemos Comunhão.


Espiritualidade - Interioridade – A orientadora destacou a importância de entrar na nossa interioridade, lá onde cada um pode dizer: Sou eu. Neste núcleo mais profundo do próprio eu sentir-se habitado pela Trindade. A pergunta que precisamos fazer é: Quem sou eu e quem és Tu Senhor?


Ø Mas como buscar e onde encontrar Deus?

- Pela via da interioridade.

Ø Jesus foi ao deserto  fazer o seu  retiro ... Lc 4, 1-13.

Ø Jesus e os discípulos também se retiram Mc 6, 31 ss


Ela prosseguiu convidando: Buscar Deus no cotidiano da vida é um processo existencial  que amplia a nossa consciência, supera, integra, transcende e avança envolvendo  todo nosso ser  pessoa  e pede um  empenho constante.


O ser humano precisa aprender criar unidade no seu eu, criar  comunhão neste mundo fragmentado. Comunhão que é o Carisma da Congregação.

 

                                            Ir.Therezinha Zandoná






Galeria de imagens

(3 imagens)

Envie seu comentário!!!
*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar