Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
14/03/2017
Você cuida de Seus Rins?

 9 março  é a data que marca o Dia Mundial do Rim, data criada há mais de uma década pela Sociedade Internacional de Nefrologia para alertar a população mundial sobre os riscos que o mau funcionamento do órgão pode trazer para suas vidas.


Em 2017, o tema da campanha é a “Doença Renal e Obesidade – Estilo de Vida para Rins Saudáveis“. De acordo com estimativas divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025, 18% dos homens e 21% das mulheres de todo o mundo terão obesidade.


As enfermeiras do setor de nefrologia do HNSO, em conjunto com toda a equipe, contando com o apoio do Dr Airto Costanzi e Dra Lenise do Nascimento, organizaram para o dia Mundial do Rim palestras aos colaboradores da Instituição e Enfermeiras da rede Básica de Saúde de Vacaria e região com o tema Doença Renal e Obesidade. Na oportunidade fizemos a entrega, às Enfermeiras presentes no evento, material educativo para ser trabalhado com pacientes de risco nas Unidades Básicas de Saúde.


Contamos também com o apoio do setor de comunicação, gerente de enfermagem e Direção do HNSO para que o evento se concretizasse.


O principal objetivo desse evento é alertar as pessoas para a necessidade de conscientização do quanto um estilo de vida saudável pode melhorar a qualidade de vida, diminuindo ou retardando o aparecimento de várias doenças dentre elas a insuficiência renal crônica. Trata-se de uma doença de progressão lenta, continua e irreversível. Costuma-se dizer que é uma doença silenciosa, pois, na maioria dos casos os sintomas vão surgir quando em torno de 50% da função dos rins já foi  perdida.


Algumas medidas são recomendadas para que a saúde e bom funcionamento dos rins sejam preservados, dentre elas destacam-se manter uma alimentação balanceada e saudável, buscando sempre produtos naturais evitando alimentos industrializados que contém uma quantidade exagerada de sal e açúcar na composição e aumentar a ingestão de verduras e frutas.

 

A prática de atividade física regularmente também é uma arma poderosa contra a doença renal, e ajuda a manter o bom funcionamento do organismo em geral, além do controle rigoroso do diabetes e da hipertensão.


Atualmente o setor de nefrologia do HNSO atende cerca de 81 pacientes em terapia dialítica, realizando mais de 1.000 sessões de hemodiálise por mês. Nosso serviço é 100% SUS.


Além do município de Vacaria atendemos os municípios de Esmeralda, Muitos Capões, Campestre da Serra, Monte Alegre dos Campos, Pinhal da Serra, Bom Jesus, Jaquirana, São José dos Ausentes.  


Atendemos ainda os pacientes internados na UTI, muitas vezes vindos de outras cidades via central de leitos do Estado RS.


O setor de nefrologia tem capacidade para atender 84 pacientes; isso nos preocupa tendo em vista que estamos a um passo da capacidade total da unidade. Alguns dos nossos pacientes estão inscritos na lista de Transplantes que são realizados na Santa Casa em POA que é a referencia da nossa cidade. O principal diagnostico da perda da função renal dos pacientes hoje em hemodiálise é a hipertensão e diabetes; a maioria dos nossos pacientes são homens!

                                                                                                                                     Enfermeiras da Hemodiálise






Galeria de imagens

(5 imagens)

Envie seu comentário!!!
*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar