Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Zenaide Bortuluzi

 23/06/1933     03/07/2018



 Congregação Das Irmãs De São José No Brasil No Brasil

                                       Núcleo Bom Pastor

                                       Irmã Zenaide Bortoluzi

                                       (Catarina dos Anjos)


                                                                                 * 23/06/1933      

                                                                                + 03/07/2018   

 

“Só em Deus minha alma repousa, só Ele é meu rochedo e Salvação.”(SL118)

 

Seu Lema era: Tudo posso Naquele que me fortalece. (Fl, 13)

 

Zenaide Bortoluzzi, filha de Pedro Bortoluzzi e Catarina Bortoluzzi, nasceu, no dia 23 de junho de 1933, em Barra Fria, hoje, Lacerdópolis. Nasceu e cresceu numa família numerosa, doze filhos dois faleceram na infância. Ficaram cinco filhos e cinco filhas. Seus pais os educaram num           ambiente de fé, espírito de luta, audácia, honestidade, alegria, justiça, para enfrentarem os desafios da vida. Neste lar abençoado, foram crescendo destemidos, saudáveis, alegres e com ideais. Zenaide passou sua infância num lar de paz e harmonia. Gostava de brincar no átrio da Igreja Matriz, junto com seus irmãos/ãs, amigos/as e colegas. Gostava, também, de ir ao pomar para degustar as frutas saborosas.


A Primeira Eucaristia foi um encontro marcante em sua vida. Na juventude, sentiu que Deus a chamava para algo mais, deixou-se cativar pelo apelo de Jesus. Participava da Celebração Eucarística, diariamente, pois morava perto da Igreja. Dedicava-se à leitura e ao artesanato. Lia, de preferência, a vida dos santos, mas o livro que mais a tocou foi a vida de Santa Terezinha do Menino Jesus.


Teve a oportunidade de estudar com as Irmãs de São José, no Colégio Santa Maria Goretti, em Xanxerê/SC. O testemunho das Irmãs com sua presença acolhedora e carinhosa a motivaram ingressar na vida religiosa consagrada. Não foi fácil convencer os familiares, mas a vivência espiritual a fortaleceu. Recebia, com frequência, a visita das Irmãs de São José, na família e foi com elas que fez o discernimento, sentindo mais forte o chamado de Deus, no seguimento de Jesus Cristo. Com muito sofrimento, renúncia e saudades, Zenaide partiu para o Convento São José, em Curitiba- Paraná. Não foi fácil Zenaide se ambientar no postulado, na convivência com trinta jovens que seguiam o mesmo projeto de Vida religiosa. Mas com o apoio e acompanhamento das Irmãs, conseguiu se ambientar nesta nova etapa tão árdua, cheia de normas e horários. Na fé e na oração, Deus a fortalecia e a motivava a prosseguir. No dia 29 de janeiro de 1954, entrou no Noviciado, recebendo o nome de Irmã Catarina dos Anjos. Fez uma experiência profunda da presença misericordiosa de Deus no retiro, em preparação aos Primeiros Votos. Foi um momento celebrativo e feliz com a presença de seus pais.


Irmã Zenaide Iniciou sua peregrinação missionária, logo após a Primeira Profissão, no Orfanato São José- Curitiba /PR, na formação das meninas. Cada manhã, se dirigia à Capela do Convento São José, para orar e escutar a Palavra da Trindade Santa que a agraciava com suas graças e formava o seu coração, a fim de servir, na gratuidade, fé e amor, procurando ser fiel à vontade de Deus.


No dia 10 de fevereiro de 1961, fez sua Profissão Definitiva ao Senhor. Em seguida, assumiu a missão o Colégio Nossa Senhora de Lourdes– Curitiba/PR, como auxiliar da secretaria. Nas férias, foi solicitada para integrar a Equipe de Formação Permanente, com o objetivo de atualizar e aprofundar a espiritualidade e o Carisma: “Unidade e Comunhão” das irmãs de São José: “Sempre gostou de rezar e caminhar num processo de conversão interior. Irmã Zenaide, assim se expressava: “Sinto que nunca estou sozinha, que sempre tem alguém que caminha comigo.”


          Também, sei que tenho a proteção, a bênção, a misericórdia e a ternura de Deus e a presença da Virgem Maria e do Pai São José e se dirigindo à Trindade Santa: “Tu criaste um espaço amplo em meu interior, ilumina as minhas trevas, brilha tua luz e conduze meus passos...Sou peregrina nesta terra e que Jesus Cristo seja sempre o único referencial de minha vida, conduzindo meu barco até o porto seguro. Sei que sou peregrina para depois experimentar a verdadeira felicidade, quando estarei liberta, a fim de contemplar a Deus e cair em seus braços misericordiosos repletos de paz e de felicidade.”


          No Colégio Nossa Senhora de Lourdes-Curitiba/PR, Irmã Zenaide foi presença atuante na Educação pela sua disponibilidade e amor. Confiava nas graças e na proteção da Virgem Maria, de São José e nas luzes do Espírito Santo que iluminavam sua caminhada na fé, na esperança e lhe concediam a coragem de desempenhar a bela missão, junto às crianças, adolescentes e jovens. Com eles, ela cresceu e aprendeu, dando mais sentido à sua vida. Ela dizia:           “Crescemos, interiormente, a cada gesto de acolhida, de perdão, de reconciliação, de doação e amor que semeamos.”


          Como era muito disponível e generosa, aceitou prestar o serviço de Formação, na Comunidade Pe. Médaille, Curitiba/PR, durante 4 anos.


          Como religiosa consagrada, na vivência do fiel ao projeto do Pai, disse o seu Sim, num momento difícil, mas confiando nas graças e na presença amorosa do Deus Trino, assumiu o serviço da Coordenação da Província do Paraná.


          E nos últimos anos, numa oferta oblativa, se envolveu com amor no serviço da Pastoral do Colégio Bom Jesus/ Lourdes- Curitiba/PR. Querida Irmã Zenaide as coirmãs, a Congregação, sua família, amigos/as agradecem a sua generosidade, o empenho, a persistência, o dom de sua vida, sua presença reveladora do amor incondicional à Educação.


Querida Irmã Zenaide, você soube viver, com sabedoria e com fidelidade, os apelos do Senhor e os clamores dos irmãos/ãs mais pobres e necessitados, ajude-nos a trilhar os caminhos do Senhor. Que seu exemplo de vida nos impulsione a viver com mais entusiasmo e amor os apelos do Papa Francisco sobre a Vida Religiosa Consagrada e que possamos enfrentar, com coragem, os desafios e as provocações da Igreja e de nossa Congregação.


 Hoje, a nossa querida Irmã Zenaide com 85  anos de idade e 62  anos de vida religiosa consagrada realizou sua travessia ao Encontro com a Santíssima Trindade, com a Virgem Maria, São José e Todos os Santos para cantar as eternas alegrias de Jesus Ressuscitado.

 

 

 

                                                      ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

 Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu dizer

que alguém tivesse invocado vossa proteção

e implorado vosso auxílio

e não fosse por vós atendido/a.

Com esta confiança, dirigimo-nos à vossa presença.

A vós com fervor nos recomendamos.

Enviai à Igreja, vocações sacerdotais,

Religiosas e leigas comprometidas

com a construção do Reino de Deus.

Olhai com solicitude para as nossas famílias e

Comunidades, a fim de que guardemos,

  com fidelidade, o dom da fé e da consagração batismal,

que nos une a Cristo e nos coloca a serviço do seu Reino.

Não desprezeis as nossas súplicas, mas dignai-vos

acolhê-las favoravelmente. Amém!

 








topo voltar