Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Veronica Luiza Simioni

 22/03/1933     16/03/2018



PROVINCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ NO BRASIL

Núcleo São José         

                                                                                                                                                                                         

                         Nome Civil: Veronica Luiza Simioni

                                                                Nome Religioso: Irmã Luisa Josefa

 

                                                               * Nascimento: 22.03.1933

                                                               + Falecimento: 16.03.2018

 

              “Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir”. (Jr 20,7)

 

Veronica Luiza Simioni nasceu na Capela São João Batista, em Ipê/RS, no dia 22 de março de 1933. Filha de Marcelino Simioni e Ângela Sartor Simioni. A família se compôs de 10 filhos: dois irmãos e oito irmãs.

 

          A família fervorosa e cristã, cumpridora de seus compromissos, permanecia unida na oração do terço e na participação da vida e dos trabalhos da comunidade local. Incutiu em todos os filhos o respeito e amor a Deus e ao próximo, a honestidade e responsabilidade para com todos. “Sempre nos ajudávamos em tudo”.

 

Este ambiente foi favorável para o desabrochar e o cultivo da vocação de Irmã Verônica Luiza Simioni. Conhecendo as Irmãs de São José no Hospital Nossa Senhora da Oliveira em Vacaria/RS e acolhida por elas no trabalho que fazia, aos poucos foi sentindo o chamado de Deus para a doação de sua vida no cuidado aos menos favorecidos e doentes.

 

Respondendo ao chamado, deu o primeiro passo de sua generosa resposta a Deus, entrando para no postulantado das Irmãs de São José, em Garibaldi, dia 18 de fevereiro de 1953. Em 15 dezembro do mesmo ano, ingressou no noviciado.  Realizou o primeiro engajamento na Congregação, no dia 18 de dezembro de 1955. Firme e zelosa na vivência do Carisma e missão como Irmã de São José, fez sua Consagração Definitiva a Deus e aos irmãos no dia 29 de janeiro de 1961.

 

Realizou sua missão no cuidado aos mais necessitados e doentes como Auxiliar de Enfermagem nos seguintes Hospitais:  São Pedro e Santa Casa em Porto Alegre; Santa Teresinha em Paim Filho, São João Batista em Sananduva, São Paulo em Lagoa Vermelha e Nossa Senhora da Oliveira em Vacaria/RS.

 Nas Comunidades se destacava pelo empenho de viver a Unidade, a harmonia e o bem querer.  A todas as pessoas que atendia, marcava por sua dedicada atenção e disponibilidade no cuidado. Buscava compreendê-los, oferecendo-lhes os recursos necessários, para garantir-lhes mais qualidade de vida.

Ir. Verônica, entre muitas outras habilidades, era exímia na arte de trabalhos manuais, muito criativa e caprichosa.

Nos seus escritos assim se expressa: “O que mais me ajudou a ser fiel na vida religiosa foi a vida comunitária, a entreajuda, a oração diária, leituras, eucaristia, o perdão dado e recebido. Vale a pena seguir a Vida Religiosa, apesar das dificuldades, pois temos todos os meios para superá-las, é só ter boa vontade, coragem e muita fé. Minha devoção particular é ao Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Lourdes e São José”.

Sempre sonhou e desejou que a Província e Congregação continuasse firme e forte e que cada uma de nós, Irmãs, pudéssemos assumir com coragem nosso Carisma a cada dia, como algo novo.

          Por necessitar de maiores cuidados devido à sua enfermidade, passou a viver juntos às Irmãs na Comunidade São José do Patrocínio, Vacaria/RS, no ano de 2015, dedicando-se à oração e ao silêncio, sempre serena e criando harmonia.

          Ir. Veronica sempre se deixou seduzir pelas coisas de Deus e pelas necessidades das pessoas que dela se aproximavam, essa relação é decorrência da intimidade que mantinha com Deus e da busca contínua de estar unida Àquele que foi a razão da sua vida doada: Deus Pai.

O Senhor convidou Ir. Veronica Luiza Simioni a habitar definitivamente em sua morada, deixando este mundo em 16 de março de 2018. Viveu quase 85 anos e deles 63 anos como Religiosa Consagrada, na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry.

 

           Ir. Veronica Luiza Simioni, somos muito agradecidas por sua longa vida colocada a serviço do Reino de Deus e vivida como verdadeira Irmã de São José.  Na luz do Senhor, interceda por nós, Irmãs de São José, para que possamos dar respostas novas e coerentes conforme o chamado que o Senhor nos fez, olhe para as necessidades de seus familiares e por todas as pessoas que fizeram parte de sua jornada e ultimamente, pelas pessoas que a ajudaram no cuidado da saúde.                                                      

OBRIGADA, pelo testemunho de sua vida que foi dom, dedicação e serviço.

 

Ir. Veronica, após missa de corpo presente realizada na Capela da Funerária Sagrada Família, foi sepultada no Cemitério Municipal Santa Clara no jazigo das Irmãs de São José, em Vacaria/ RS.

 

 

                                                            Vacaria, 16 de março de 2018.

 


topo voltar