Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Lina Maria Bertoli

 30/01/2029     15/03/2018



CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ NO BRASIL

Núcleo Bom Pastor

 

                                                                       Irmã Lina Maria Bertoli

                                                                                                                (Otília Bertoli)

 

                                                                                                 * Nascida: 30 de janeiro de 1929

                                                                                                  + Falecida: 15 de março de 2018

 

                                                                              “Brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas

                                                                                obras e glorifiquem vosso Pai que está no Céu.” (Mt 5, 13- 16).

       

Otília meditava sempre a frase Bíblica acima e com a qual se envolvia com o Pai, para glorificá-lo e em comunhão com irmãos/ãs, a fim de comunicar a luz na sua caminhada missionária.


          Otília nasceu em Jaraguá do Sul/SC, no dia 30 de janeiro de 1929. Era filha de Aleixo Bertoli e Leonência Bertoli. Sendo de família cristã foi levada à  pia Batismal, no dia 23 de fevereiro de 1929, na paróquia São Sebastião em Jaraguá do Sul/SC. De uma  família numerosa, contava com 13 irmãos. Muito religiosa, o pai com sua piedade motivava seus filhos para a oração. Diariamente, a família se reunia para a reza  do terço. Participava das festas litúrgicas e após a Celebração Eucarística, na alegria, realizava a partilha numa confraternização. A união de todos, no momento da partilha, era motivo de grande júbilo e emoção. Os pais zelavam pela educação dos filhos, passando a eles os verdadeiros valores que os orientariam em suas escolhas e opções. Realizavam tudo com muito carinho e amor, mas não deixavam de ser exigentes.


          Neste lar abençoado, Otília sentiu o chamado do Senhor desde pequena. Cresceu num clima de oração, percebeu, com mais clareza, que o caminho para a realização de sua vocação se encontrava no seguimento de Jesus na Vida Religiosa Consagrada. Aos 14 anos, com generosidade e alegria, deu o seu sim ao chamado do Senhor, entrando no Juvenato, período de experiência e de formação inicial.


No dia 02 de fevereiro de 1944, Otília consciente de sua opção, ingressou na Congregação de São José de Chambéry, Curitiba/PR, no postulantado, para dar continuidade à sua formação.  Em 29 de janeiro de 1945, iniciou o Noviciado, recebendo o nome de Ir. Lina Maria Bertoli. Com o coração aberto e disponível entregou a sua vida  ao Senhor na Primeira Profissão, no dia 29 de janeiro de 1946 e sua Consagração Definitiva ao Senhor, no dia 29 de janeiro de 1951.


A família, profundamente, religiosa e engajada nos serviços da Igreja, foi agraciada por Deus e teve a graça de contar com 03 Religiosas; 02 da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, Província do Paraná: Irmã Maria Otília e Irmã Lina Maria e Irmã Bernadete, Catequista Franciscana.


Irmã Lina, na trajetória missionária, exerceu, com muito amor e carinho, a Missão de Educadora nos seguintes Colégios: Convento São José, em Curitiba/PR; Colégio Santo Antonio, em Colombo/PR; Colégio São José /Paranaguá/PR; Colégio Maria Goretti, em Xanxerê/SC; Convento São José, em Curitiba/PR, atividades diversificadas. Como era cativada pela presença de Jesus Cristo Eucarístico, empenhava-se com todo o seu carinho e amor, no serviço da capelania e se dedicava nos detalhes e com perfeição, para que se tornasse um ambiente agradável e belo às Irmãs, favorecendo a sua oração e a experiência íntima com Deus, bem como para as visitas das pessoas.


 Em 2014, foi transferida para Comunidade Nossa Senhora de Lourdes para tratamento de saúde.


Como educadora, com seu jeito amável de ser, cativava as crianças, as quais a admiravam e tinham por ela uma grande afeição e procuravam vê-la sempre que podiam. Como era muito piedosa, vivenciou com suas Irmãs nas comunidades, relações de unidade e de cordial caridade, vivia alegre e feliz, era companheira, amiga, gostava de partilhar suas alegrias e os momentos mais difíceis e sofridos. Foi uma verdadeira apóstola, uma presença que marcou todas as pessoas pelo testemunho de fé e de amor.


Era muito piedosa, cultivava grande devoção a Nossa Senhora Aparecida, ao Santíssimo Sacramento e um amor profundo para com a Eucaristia, considerava uma fonte de graças, de força, de coragem e de Vida.


Ela se sentia feliz e realizada em visitar a família, quando ainda tinha saúde. Já com limites, aceitou o sacrifício de não mais visitá-la. Gostava de receber os familiares, amigos/as, as Irmãs, as enfermeiras e o médico. Agradecia todos/as os gestos de atenção e delicadeza.


Querida Irmã Lina Maria, as suas coirmãs são muito gratas pela sua presença entre nós e toda a sua dedicação, disponibilidade, doação, amor e todo o bem que realizou em favor das pessoas. A exemplo de Jesus, era sensível e solidária e tinha uma predileção pelos  mais necessitados e excluídos. Em seu último ano de vida aprendeu fazer sapatinhos de tricô, em benefício das crianças pobres.


Senhor, nós suas coirmãs agradecemos o testemunho de fidelidade, de amor e de generosidade de Irmã Lina Maria durante todos esses anos de vida Religiosa Consagrada e pedimos que ela junto do Senhor, interceda por todas nós e por toda a Congregação, neste momento tão importante e significativo de nossas vidas.


No dia 15 de março de 2018, às 10h45 com 89 anos de vida e 72 anos de Consagração religiosa. Fez a sua Páscoa definitiva nos braços amorosos do Pai, para contemplar, na alegria, as maravilhas que a Santíssima Trindade, com infinito amor, lhe reservou. Deixando um testemunho de Fé, Amor,  Esperança e  envolvimento com o Projeto do Pai para a Congregação, Igreja, família e para a humanidade.


 ORAÇÃO  A SÃO JOSÉ

Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu dizer

que alguém tivesse invocado

vossa proteção e implorado vosso auxílio

e não fosse por vós atendido/a.

Com esta confiança, dirigimo-nos à vossa presença.

A vós com fervor nos recomendamos.

Enviai à Igreja, vocações sacerdotais,

Religiosas e leigas comprometidas

a construção do Reino de Deus.

Olhai com solicitude para as nossas famílias e

Comunidades, a fim de que guardemos

com fidelidade o dom da fé e da consagração batismal,

que nos une a Cristo e nos coloca a serviço do seu Reino.

Não desprezeis as nossas súplicas, mas dignai-vos

 acolhê-las favoravelmente. Amém.!

 


topo voltar