Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Irmã Izabel Irene Serenato

 01/08/1930     04/03/2018



CONGREGAÇÃ DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ NO BRASIL

NÚCLEO BOM PASTOR

 


                                                                                        Irmã Izabel Irene Serenato

                                                                                                  ( Luiza Filomena )

 

 

                                                                                            * Nascida: 01 de agosto de 1930

                                                                                            + Falecida: 04 de março de  2018

 

 

                                  “Eu mesmo dei a eles a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um.” (Jo 17,22)  


          Izabel Irene nasceu em Teixeira Soares/PR, no dia 01 de agosto de 1930. Era filha de João Serenato e Antonia Boza. Sendo de família cristã recebeu o Sacramento do Batismo, no dia 28 de agosto de 1931, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Teixeira Soares/PR. De família numerosa. era a 7ª filha de 08 irmãos. Izabel Irene ficou órfã com 04 anos de idade. A mãe faleceu com 34 anos. O pai não voltou a se casar, dizia que “mulher para ele encontraria, mas mãe para os filhos, não.” Foi um pai dedicado, presente, amoroso e muito religioso, desempenhava a sua função e a da mãe. Segundo relatos, ninguém ia dormir sem rezar o terço com toda a família reunida. Trabalhavam a semana toda na agricultura, aos domingos se reuniam com as tias e primos para brincar, bordar, passear...


          Izabel Irene saiu de casa com 11 anos, quando decidiu que queria ser Irmã. Após visita de uma prima religiosa se negou a fazer as tarefas domésticas, dizendo que só as faria se o pai a deixasse ir para o convento. Assim, com apenas 11 anos fez sua escolha. Seguir Jesus Cristo na vida Religiosa Consagrada.


                    No dia 14 de fevereiro de 1945, Izabel Irene ingressou na Congregação de São José de Chambéry, em Curitiba/PR, no postulantado. Em 29 de janeiro de 1946, iniciou o Noviciado. Fez a Primeira Profissão no dia 29 de janeiro de 1947 e sua Consagração Definitiva ao Senhor, no dia 29 de janeiro de 1953.


          Irmã Izabel Irene exerceu, com muito carinho, a missão de Educadora, na Pastoral Popular nos seguintes Colégios: Casa da Criança, Guanabara/RJ; Instituto Social São José, em Petrópolis/RJ; Orfanato São José, em Curitiba/PR; Colégio São José, em Curitiba/PR; Colégio São José, em Paranaguá/PR; Jardim Paranaense, em Curitiba/PR; Lar dos Meninos de São Luiz, em Curitiba/PR; Comunidades: Comunidade Pequeno Projeto, em Curitiba/PR; Comunidade São José, Cansanção/BA; Comunidade Nova Aurora, em Guarapuava/PR, como coordenadora. E, finalmente, desde 2005, na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, para tratamento de saúde.


          Irmã Izabel Irene era uma pessoa especial, alegre, carinhosa, disponível, humilde, humana, aberta e na sua liberdade interior, pelo confronto com a Palavra de Deus, procurava viver o essencial. Ainda muito jovem foi enviada para a missão, em Petrópolis/Rio de Janeiro e após conhecer a realidade e a vontade do povo, sentiu o apelo do Senhor, o qual a desafiava iniciar naquela obra, um Colégio para a Educação Formal, como fundadora do Jardim de Infância. Em pleno vigor de sua juventude, confiante na força da graça da Trindade Santa, nas luzes do Espírito Santo e no apoio das Irmãs da Comunidade, concretizou o seu sonho, no ano de 1951, começando, assim, o funcionamento do Instituto Social São José, em Petrópolis/RJ.


          Irmã Izabel Irene foi exímia professora, acolhia as crianças com bondade, alegria e cuidava delas com amor, como uma mãe. As crianças sentiam-se felizes de estar em sua companhia. As famílias admiravam o seu trabalho, seu jeito de ser, totalmente entregue, não medindo esforços, a fim de realizar sua missão de Educadora, imitando o jeito de Jesus.


          Irmã Izabel Irene era muito sensível e se compadecia diante da pobreza e do sofrimento das meninas do orfanato, dedicando a elas uma atenção especial. As meninas, encantadas e gratas pelo amor que recebiam, a chamavam de ”mãezinha”. Foi, também, uma missionária junto aos mais necessitados, aos pequeninos, na Bahia, onde se envolvia também com a promoção do povo. Possuidora de muitos dons, se dedicava nas atividades e serviços da comunidade e se colocava à disposição para ajudar no Instituto Social São José, ao qual dedicava um grande amor. Em suas relações nas comunidades por onde passou, vivenciava a cordial caridade e a entreajuda, sendo uma mensageira da paz.


          Permanecia na oração e em sintonia com a Trindade Santa, com Jesus Eucarístico, recorria a Nossa Senhora e a São José.  A exemplo de Jesus, ela amava os seus alunos/as, as famílias e todas as pessoas e procurava ser solidária com elas. Sua companhia com Jesus a desafiava  viver cada dia com o sabor da felicidade.


          Cultivava laços afetivos fortes com a sua família e os familiares com ela. Visitava-os sempre que podia, levando uma palavra de Jesus, ouvindo-os, em suas necessidades.


          Com o coração dolorido, aceitou deixar a terra que tanta amava para tratamento da saúde, no ano de 2005, na comunidade Nossa Senhora de Lourdes.


          Irmã Izabel Irene, durante seu tratamento, deixou um legado de uma Irmã Consagrada feliz e realizada pela fidelidade no seguimento de Jesus Cristo e por seu amor à Congregação, à Igreja e à Humanidade.


          As Irmãs, enfermeiras e as pessoas que a encontravam admiravam o seu bom humor, seu sorriso, transmitindo paz, alegria, felicidade e as palavras: “Você é um amor! Você é linda”! O povo Petropolitano e de outras realidades, onde foi missionária, não esquecem todo o bem que ela realizou, deixando marcas profundas de uma vida sintonizada com o Senhor.


Nossa Querida Irmã Izabel Irene, após ter cumprido a sua missão, com serenidade, partiu para a Casa do Pai, no dia 04 de março de 2018, às 8h. com 88 anos de idade e 71 anos de vida religiosa consagrada, a fim de gozar junto com Maria Santíssima e todos os Santos, as alegrias eternas da Ressurreição.     


Deixou marcas profundas de amor, carinho, dedicação e esperança para a Família, a Congregação e à Humanidade. Seja junto de  DEUS PAI/MÃE nossa intercessora.

 

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu dizer

que alguém tivesse invocado

vossa proteção e implorado vosso auxílio

e não fosse por vós atendido/a.

Com esta confiança, dirigimo-nos à vossa presença.

A vós com fervor nos recomendamos.

Enviai à Igreja, vocações sacerdotais,

Religiosas e leigas comprometidas

Com a construção do Reino de Deus.

Olhai com solicitude para as nossas famílias e

Comunidades, a fim de que guardemos

com fidelidade o dom da fé e da consagração batismal,

que nos une a Cristo e nos coloca

a serviço do seu Reino.

Não desprezeis as nossas súplicas,

mas dignai-vos acolhê-las favoravelmente. Amém.!

 

 

 

 



topo voltar