Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Angelina Bortolotto

 08/11/2034     11/08/2017



PROVÍNCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

Núcleo São José                            

                                                                                                                                                                                                    

                                         Nome Civil: Angelina Maria Bortolotto    

                                                                                Nome Religioso: Ir. Romana


                                                  * Nascimento: 08.11.34

                                                   +Falecimento: 11.08.17

                                      

 

  “Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;  Contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles”.(Mt 6, 28-29)


Foi lá em Vila Ipê, então distrito de Vacaria, que nasceu Angelina, no dia 08 de novembro de 1934, filha de Maximino Bortolotto e de Rosina Conte, sendo a sétima filha dentre 11 irmãos, sendo 04 mulheres e 07 homens. Os pais, sempre muito atentos aos valores humanos e cristãos, a levam ao batismo no dia 23 de dezembro de 1934. Apesar do dia cheio de trabalhos e muitos afazeres na roça e com os animais, o espaço da oração era sagrado, a família se reunia e ajoelhados rezavam o terço, pediam a benção e agradeciam pelo dia que passamos. Os pais, foram grandes profetas na família, a partir do exemplo, dedicação, amor, atenção e carinho para com todos. A participação frequente da missa era outro valor inegociável, apesar da distância e dificuldade de locomoção para chegar até a Paróquia ou comunidade. Desde criança aprendeu amar e respeitar a natureza, a terra e tudo o que era vida que a rodeava.


Nesta realidade, conheceu as Irmãs de São José que residiam em Vila Segredo, seu sorriso, atenção, testemunho de oração e cuidado com os outros, despertou em Ir. Angelina o desejo de ser Irmã também. Com 14 anos, passa a viver com as Irmãs naquela localidade, enfrentando os desafios e exigências que decorriam desta decisão. No dia 24 de fevereiro de 1955, vai ao Convento das Irmãs de São José em Garibaldi para as etapas de formação, iniciando com o Postulado. No dia 18 de dezembro do mesmo ano, inicia o Noviciado, tempo este de muitas descobertas, oração e discernimento. Tendo clareza que Deus a chamava para este tipo de vida, no dia 17 de dezembro de 1957 faz sua Profissão Temporária e entrega-se definitivamente à Deus e aos irmãos, no dia 29 de janeiro de 1963 como Irmã de São José.


Assumiu sua missão como auxiliar de enfermagem em várias localidades: Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria; Santa Teresinha em Paim Filho; Antônio Prado, Lagoa Vermelha, Santa Casa e Casa da Criança em Porto Alegre. Residiu também em outras localidades, dedicando-se a pastoral popular e serviços gerais: Sananduva, Maximiliano de Almeida, Passo Fundo no RS em Seara e Concórdia/SC.


Ir. Angelina tinha grande devoção e confiança em Nossa Senhora de Lourdes. Através dela diz ter aprendido amar Jesus. Na Eucaristia encontrava força e coragem sempre renovadas, participava diariamente da celebração, tendo em si a força do Ressuscitado. Tinha um carinho especial pelas jovens, estimulando-as a seguirem com coragem a Vida Religiosa, dizendo que a perseverança e a oração nos levariam a fazer escolhas boas e acertadas. Buscava alimentar-se também com a Palavra de Deus, que era luz, força, energia e amor.


Ir. Angelina, tinha amor à missão que lhe era confiada e dedicava sempre o seu melhor. Amava a natureza e sentia-se parte da história que Deus deixou através de tudo o que a rodeava. Semear, ver crescer, colher flores e hortaliças para oferecer às pessoas era uma de suas grandes alegrias e realizações. Em tudo via o amor e a bondade de Deus por nós. Era carinhosa e dedicada ao preparar as refeições às Irmãs, fazendo alimentos gostosos e saudáveis, sendo uma exímia padeira, fazendo pães e cucas saborosos. Por onde passou, deixou marcas de alegria, trabalho, bom gosto e presença carinhosa para com as pessoas.


Com as forças enfraquecidas e com necessidade de maiores cuidados, passa a integrar a Comunidade São José do Patrocínio em Vacaria/RS no ano de 2016.


No silêncio e contemplação, entregou-se definitivamente à Deus, na madrugada do dia 11 de agosto tendo 82 de vida e 59 de Vida Religiosa Consagrada a Deus e aos irmãos como Irmã de São José.


Agradecemos a Deus pelos seus anos de vida, vividos na fidelidade à vocação e o Carisma das Irmãs de São José. Obrigada, Ir. Angelina, pelo seu exemplo de cuidado e carinho com a vida que nos cerca.


Ir. Angelina, após missa de corpo presente celebrada na Capela Funerária Sagrada Família, será sepultada no Jazigo das Irmãs de São José no Cemitério Santa Clara em Vacaria/RS.

 

                             Vacaria/RS, 11 de agosto de 2017.





topo voltar